Cliente e Profissional,

Dicionário do Salão de Beleza

18:46:00 Lucy Viana 0 Comments


Dicionário do Salão de Beleza
Dicionário do Salão de Beleza


Olá meninas! As nomenclaturas esquisitas que tem pelo salão não param nessas ultimas matérias dessa semana, o palavreado por lá é bem diferente e cada coisa tem um significado, então pra gente ficar por dentro vamos ver o que significa mais algumas palavrinhas:


  1. Amaciamento: É a mesma coisa que relaxamento, é pra amaciar os cachos deixando mais aberto;
  2. Amônia:  Composto químico também conhecido por amoníaco, que abre as cutículas e permite a penetração dos pigmentos, no caso de uma coloração. 
  3. Base: É o tom de fundo do cabelo e também pode referir-se ao comprimento.
  4. Bigoudi: Conhecido como bigodim, bigudinho é um acessório, uma ferramenta, em formato de canudo para enrolar os cabelos;
  5. Boucles: Do francês, lê-se buclé; pode ser traduzido por pequena mecha de cabelo enrolada em forma de caracol. São os rolinhos feitos com o dedo ou com o cabo do pente.
  6. Brushing: Do inglês, escova, pronuncia-se bráxin. É a técnica de escovar os fios com secador a fim de deixá-los mais lisos ou modelados. 
  7. Clareamento: Para deixar o cabelo mais claro é imprescindível usar o oxidante certo. Algumas marcas oferecem superclareadores. Nesses casos, dá pra clarear de cinco a seis tons, com oxidante de 40 volumes. Porém, a volumagem mais usada nos salões é 30. Vale lembrar que fios sensibilizados pedem volumagem mais baixa, de 20, que é menos agressiva.
  8. Coiffeur: Do francês, significa cabeleireiro; pronuncia-se cuáfér. Seu correspondente feminino é coiffeuse e pronuncia-se cuáfése. Nada mais justo empregar ainda hoje esses termos para homenagear a profissão, afinal o primeiro salão de cabeleireiro para senhoras foi inaugurado na Paris de 1635 e chamava-se Champagne.
  9. Cola: Substância usada para fazer alongamento; une os fios naturais aos do megahair. Há fórmulas específicas para esse fim. As mais usadas são as de queratina, proteína que faz parte da composição do fio e que, aquecida, une-se a ele, dando efeito bem natural.
  10. Cor fantasia: Na tabela de coloração encontramos as cores naturais (que vão de 2.0 a 12.0) e os reflexos que a própria tinta apresenta, que são chamados de crês direcionais ou cores fantasia, normalmente aparecem após o número da cor natural, separados por ponto ou vírgula, por ex: 6.3, 6.7, 9.01, etc. Além disso, toda cor diferente das convencionais é chamada de fantasia, como amarelo, roxo, verde, azul, vermelho, rosa e suas variações de tom. 
  11. Desfiado: Bem feito, pode funcionar tanto em encaracolados quanto em lisos, pois deixa o cabelo com mais leveza e marca a personalidade. Geralmente, é realizado com navalha, tesoura de fio laser ou dentada. A primeira não é indicada para crespos.
  12. Desconectado: Corte com mechas de comprimentos diferentes: degraus bem-marcados. Uma das redes internacionais que mais cria esse visual é a inglesa Vidal Sassoon.
  13. Dreadlocks: Do inglês, em uma tradução literal, significa mechas horríveis. Pronuncia-se drédilócs e é também conhecido apenas por dread. Para se obter o visual rastafári, imortalizado pelo músico jamaicano Bob Marley, coloque uma boa quantidade de cera na palma das mãos, esfregue uma na outra e friccione nas mechas de cabelo. Enrole os fios com os dedos , formando uma espécie de canudo bem apertado.
  14. Eletricidade estática: É causada pelo atrito do pente de plástico no cabelo e, ainda, pelo contato entre os próprios fios. Também pode ser provocada pelo vento (natural ou do secador).
  15. Great Lengths: Técnica italiana de alongamento ou aumento de volume com mechas de fios indianos. Esse método é feito com polímero de queratina que tem o mesmo peso molecular do fio. Suas substâncias se identificam com o fio do cabelo natural, realizando uma fusão molecular, obtida por um aparelho de alta frequência. 
  16. Interlace: Pronuncia-se interleice. Tipo de prótese capilar para ser aplicada em casos de calvície feminina e masculina, em que mechas são presas ao cabelo natural por entrelaçamento com nós, e podem receber os mesmos cuidados de higiene e tratamentos que os originais.
  17. Íons: São cargas elétricas que fazem parte de certos equipamentos profissionais. Neutralizam a eletricidade estática eliminando o arrepiado dos fios, comum após o atrito com o vento e com pentes de plástico ou de metal. São encontrados ionizados: secadores, pentes, escovas, pranchas de alisamento, cosméticos para retexturização e hidratação.
  18. Laquê: Se a palavra ainda faz parte de seu vocabulário, trate de eliminá-la. O produto é um antepassado do spray fixador. Deixava o penteado duro e sem movimento.
  19. Laser Beamer: É uma tecnologia austríaca que conta com o auxílio do laser e de um sistema computadorizado para o alongamento dos fios. Com esse procedimento o profissional pode colocar 196 mechas de cabelo especial “Five Star” europeu, em 25 minutos. A técnica pode ser aplicada em todos os tipos de cabelos, mas só é possível fazer o procedimento quando os fios originais têm, no mínimo, 12 cm de comprimento e desde que não sejam muito grossos. O equipamento é semelhante à uma pistola, que carrega um cartucho com 32 tufos. O laser derrete as soldas de queratina, fixando-as ao cabelo natural, e a cada disparo são fixadas até 8 mechas simultaneamente. Dura até 6 meses, dependendo da manutenção.
  20. Mecha-guia: É utilizada como parâmetro na hora do corte. A partir dela defini-se o ângulo da parte a ser cortada. É importante para a realização de cortes retos ou até mesmo os cortes feitos com programações.
  21. Melanina: Pigmento natural que dá cor ao fio. Localiza-se no interior da fibra capilar e pode sofrer alteração em três situações: por ação de agentes externos, como raios solares ou a química que limpa a água da piscina; na descoloração com oxidante, que retira a melanina para permitir que o fio ganhe outra coloração; e pelo envelhecimento natural, que leva ao embranquecimento do cabelo.
  22. Mise - em - plis: Do francês, enrolar o cabelo; pronuncia-se mizamplí. Operação que consiste em prender em cachos os fios molhados para que mantenham o ondulado depois de secos.
  23. Pente navalhete: Instrumento dois em um que é pente de um lado e lâmina do outro. Além de facilitar o trabalho, assegura mais precisão e segurança ao profissional e ao cliente durante os cortes desfiados.
  24. Plaquete: Prancheta de acrílico em que os fios são apoiados para a aplicação de produtos, em técnicas de clareamento, como luzes.
  25. Point Cut: Pronuncia-se póinti cât. Termo usado quando se utiliza a ponta da tesoura para retirar linhas pesadas em um corte. É adotado para dar leveza mantendo o comprimento.
  26. Styling (fala-se istáilin) : “estilizando”, em inglês. É um termo muito utilizado pelos estilistas/visagistas, principalmente na hora de cortar e finalizar um corte. É dar estilo e personalidade ao cliente de acordo com o formato do rosto, do pescoço e dos ombros, além de temperamento, e principalmente informar o cliente sobre produtos para dar acabamento no cabelo e como fazê-lo. 
  27. Sun Kissed: Do inglês, lê-se sãn quissed, e quer dizer “beijado pelo sol”. Diz-se do clareamento de mechas bem fininhas concentradas no comprimento e nas pontas. O objetivo é imitar aquele efeito de fios naturalmente queimados pela luz solar. É realizado com pó descolorante e água oxigenada, aplicados com auxílio do plaquete. 
  28. Tempo de pausa: A partir do diagnóstico do cabelo, o profissional deve fazer a aplicação da química (coloração, definitiva, relaxamento, cauterização e até mesmo a hidratação), respeitando o tempo estipulado pelo fabricante do produto. 
  29. Tesoura Dentada: Ferramenta que, dependendo da técnica e da maneira de cortar, desfia os fios, cria textura, dá ou tira volume. Tem uma lâmina irregular, com dentes em versões variadas. Pode ser usada tanto em lisos quanto em crespos, desde que o profissional conheça bem o instrumento. 
  30. Ziguezague: O ziguezague é normalmente utilizado para não marcar os cabelos durante um corte, mechas/coloração ou escova. É frequentemente usado para realização de cortes assimétricosou programados. Na coloração o profissional pode dar efeitos na execução de mechas e reflexos, principalmente se o corte for assimétrico. É também normal dividir os cabelos em ziguezague na hora de fazer escova, evitando assim as divisões marcadas.
Tem muito mais nomenclaturas novas e tipos de aparelhos utilizados pelos profissionais, mas isso a gente deixa pra próxima semana, quem sabe não colocamos o dicionários dos alisamentos e das cacheadas.

Beijos
Bom fim de semana

O dicionário foi retirado da Revista Cabelos & Cia

You Might Also Like

0 comentários: