Vários tipos de caspas = Vários tipos de problemas!

18:51:00 Lucy Viana 2 Comments

Olá meninas!

Essa semana falamos do problema da oleosidade, e que junto a esse problema vem as caspas.

Se toda caspa fosse simples como algumas casquinhas no couro cabeludo estava bom! Mas não, elas vem de diversos fatores, diferentes problemas e podem se transformar em maiores caspas também, ou seja, quando indicamos a procura de um médico, é realmente porque muitas dessas casquinhas no couro cabeludo não são tão simples quanto pareça, e somente alguns produtos cosméticos podem não resolver o problema!

Leia mais sobre o problema: Vários tipos de caspas = Vários tipos de problemas!

O que chamamos de seborréia, é o que vem da oleosidade excessiva da pele, que passa do couro cabeludo e pode chegar até a testa, assim mesmo “minando óleo” como normalmente falamos. As consequências com esse problema são casquinhas no couro cabeludo que coça, descama e pode inclusive causar feridas pela própria coceira.

O maior problema dessa oleosidade é que se forma sebo com tanto óleo minando da raiz, o sebo fica grudado na cabeça, (é isso que mais interfere no crescimento do cabelo) o problema se agrava com uso de bonés e produtos inadequados, ou até mesmo a estimulação das glândulas sebáceas, fazendo produzir ainda mais sebo.

A caspa é formada desse sebo todo na raiz, e são essas casquinhas que caem na roupa ou mesmo ficam só grudadas no couro cabeludo.

Essa caspa não é igual para todas as pessoas.

Dependendo da causa dessa oleosidade aliada ao tratamento ou não do couro cabeludo, pode ser caspas tão leve a ponto de alguns produtos adstringentes controlarem a produção de sebo, ou extremamente intensa com caspas grandes, em crostas que aparecem no couro cabeludo, e descamam facilmente pelo toque no cabelo, já caindo na roupa.

Tudo interfere nesse tipo de problema, agua quente, escovação, coceira no cabelo, produtos e inclusive o pH. Normalmente se indica-se produtos com pH neutro para esse tipo de cabelo, só precisam após, uma dose pequena de condicionamento. 

Alguns produtos possuem em sua composição sulfatos menos agressivos, ou até substituídos por outros componentes que faz a lavagem mais suave e sem causar tanta secura e remoção de nutrientes naturais dos fios, os que são os mais buscados por esse tipo de cabelo.

Mas o fato da caspa ter intensidade na sua produção, sendo suave escamas, ou em grande quantidade, é que merece ter diagnóstico pelo médico responsável. 

O que chamamos de “observação do couro cabeludo” por exames laboratoriais vai concluir como fazer melhor a higienização do couro cabeludo sem que seu cabelo sofra com ressecamento, por isso, a prescrição médica é produtos com ativos próprios e específicos pois resolve muitos fatores relacionados a sua própria produção de sebo.

A alimentação é parte fundamental do tipo de aumento das suas caspas, se já usa produto adequado e elas vem aumentando, o problema pode estar ligado diretamente ao seu organismo, seja problemas relacionados a hormônios como gorduras ingeridas com frequência ou até mesmo estimulação inconsciente do couro cabeludo.


Se passou o carnaval toda com problemas no couro cabeludo e suas caspas aumentaram, consulte um médico dermatologista e não deixe que esse problema se agrave trazendo também mais "dor de cabeça" com relação a queda capilar e crescimento.

Vamos higienizar?

Beijos

You Might Also Like

2 comentários:

  1. Eu não tenho caspas, mas meu cabelo é super oleoso, eu costumo lavar com shampoo e passar o condicionador.. e logo depois lavar novamente com shampoo
    kisses

    ResponderEliminar