Caspa,

Esfoliação e desintoxicação do couro cabeludo. Como fazer?

19:15:00 Lucy Viana 2 Comments

Esfoliação e desintoxicação do couro cabeludo. Como fazer?

Olá meninas!

O couro cabeludo mal tratado e higienizado pode mesmo trazer vários problemas a saúde do cabelo.

Como parte fundamental de tratar a caspa, é exatamente higienizar o couro cabeludo, fica fácil entender que produtos específicos para limpeza profunda serão parte integrante de sua prateleira, assim como produtos para cabelos mais oleosos, além dos próprios medicamentos indicados pelo seu médico.

Higienizar o couro cabeludo não é tarefa tão fácil quanto se pensa, não é só lavar que esta pronto, o cabelo oleoso e com caspa não pode ser muito massageado e com grânulos, no caso de shampoos esfoliantes, seria até pior, pois estimularia mais ainda a glândula sebácea fazendo-a produzir mais sebo em vez de somente fazer a limpeza.

É preciso cuidados nesse processo de limpeza nos cabelos com descamação e esfoliantes.

Dicas para higienizar o cabelo oleoso com esfoliantes.

O cabelo oleoso com excesso de sebo e descamação deve sempre utilizar produtos para oleosidade, a esfoliação é uma opção a mais que pode também retirar o sebo encrostado no fio, podendo fazer essa higienização do couro uma vez na semana, sem causar problemas ou danos aos fios, o indicado é que a massagem seja suave, sem força e delicadamente, sem fricção.

Se ainda tiver receosa quanto ao uso do produto, pode pedir ao seu profissional de beleza auxilio para esfoliação do couro cabeludo.
Cabelos oleosos com caspas, porém com feridas não é indicado o uso desses produtos, as lesões podem inflamar pela simples esfregação, feridas deve ser tratada com medicamentos prescritos por médico e não com cosméticos.
Há outros produtos que promovem a desintoxicação do couro cabeludo sem a necessidade de esfoliar, em geral são produtos de limpeza profunda que removem toda a sujidade do cabelo até sua oleosidade. Isso acontece muito por quem usa muitos cremes finalizadores, óleos, pomadas e até spray, o resíduo acumulado nos fios deixa o cabelo duro, opaco e até pesado dependendo do produto utilizado, além disso, podem causar ainda mais oleosidade e consequentemente o sebo.

Posso continuar usando creme de pentear e finalizadores?

Pode sim, mas procure por produtos mais fluidos e em gel para desembaraçar o fio, com pouca quantidade para não acumular produto sobre produto. Os finalizadores não devem ser usados com frequência para que o cabelo permaneça sem resíduos como um todo.

O uso de chapinhas e secadores pede uso também de protetores térmicos, e estes não devem ser deixados de lado, prefira produtos em spray e aplique longe do cabelo na quantidade necessária para proteção.

Posso usar mascara de tratamento mesmo higienizando o couro?

Pode sim. A mascara de tratamento capilar é para todos os tipos de cabelo com danos. Cabelo oleoso também tem danos nas pontas e até ressecamento, por isso não pode ficar sem tratamento certo.

O tratamento deve ser ao menos 2 vezes na semana segundo os danos nos fios, deve-se passar somente no comprimento e pontas ou somente nas pontas.

Outros produtos hidratantes devem ser jogados fora no tratamento de higienização?

A desintoxicação, assim como a esfoliação não devem ser feitas todos os dias, apenas uma vez por semana quando a oleosidade vir acompanhada de descamação, em outros dias deve-se usar produto e tratamento específico para seu cabelo.

As loiras não devem deixar de usar desamareladores mesmo com esse tipo de problema, podem intercalar com produtos para cabelos oleosos ou somente usar a mascara de tratamento desamareladora, ou matizador uma vez por semana.

Beijos

You Might Also Like

2 comentários:

  1. Faz vez ou outra esfoliação no couro cabeludo do meu esposo, ele tem o cabelo muito oleoso e esse procedimento ajuda bastante a desencrostar a camada de sebo que fica no cabelo! Sem contar a sensação de limpeza que dá!

    My Holy Place Blog | Facebook | Comunidade no Google+

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fazia na minha filha Néa, mas acho que o cabelo dela já mudou bastante, inclusive isso, ela nem tem mais...

      Beijos

      Eliminar