Danos no fio,

Tratamento: O que é Cronograma Capilar ? Vale a pena fazer?

09:48:00 Lucy Viana 14 Comments

O que  Cronograma Capilar?

Ola meninas.

Chegou o assunto mais falado no momento, melhor explicar direitinho essa história por aqui antes que comece a separar minhas mascaras de tratamento e ninguém vai entender porquê né? Onde já se viu, separar mascaras de tratamento!!

O que é um cronograma capilar?
Basicamente é um tratamento gradativo que faz nos cabelos usando mascaras de tratamentos. Esse tratamento disciplina o fio a receber o que precisa e quando for necessidade.

O que você precisa saber para fazer um cronograma?
O cabelo é um tecido morto no comprimentos e pontas, seu desgaste após químicas ou mesmo agressões externas acabam trazendo danos e desequilibrando sua estrutura química, fazendo assim parecer irreparável. O cronograma trata desse cabelo com o que ele precisa, agua, corpo e maciez. Tendo sua umidade natural, encorpado com seus principais nutrientes e maciez e textura ao toque seu cabelo estará sempre no estado “saudável”.

Precisa saber química para fazer um cronograma capilar ?
Sabe que uma vez me falaram isso? “Precisa entender química pra fazer um cronograma!” Eu digo e afirmo, você não precisa ser química, nem muito menos saber sobre composição, mas ter “idéia” dos ativos nutritivos que vão na sua mascara capilar vai fazer você entender o porque de usa-la em uma determinada fase.

Não é tão complicado pra entender se pensar desta maneira:

Fase H – Hidratação: Meu cabelo precisa inicialmente de agua! Sem sua umidade natural, perdida em químicas, escovações e agressões externas, o cabelo não vai ficar saudável, pra isso vai precisar de mascaras hidratantes que retenham a agua no fio, normalmente (nem todas correspondem ao que esta no rótulo), as mascaras capilares que tem esse propósito levam vitaminas que possam devolver essa agua perdida e reequilibrar o fio: Pantenol e Mel e Geléia real, extratos de plantas, frutas, vitaminas.
Por isso que falo que o tratamento é gradativo, essa é a fase de leveza, maciez e textura, você sente o cabelo sedoso, mas ele precisa ainda de nutrientes que foram perdidos, assim você passa para as mascaras nutritivas.

Fase N – Nutrição: Meu cabelo continua rebelde! Você percebe que tem que ir para fase nutritiva quando sentir que mesmo tendo maciez seu cabelo voa de tanto frizz. Essa é a parte do cronograma que mais gosto, da caimento no cabelo, elimina o frizz e a porosidade e deixa ele consequentemente mais forte e protegido pela ação das mascaras que você utiliza que contém óleo e manteigas, ceramidas e proteínas. As mascaras capilares com o propósito de nutrir levam na embalagem o que seria sua maior concentração (Ex.: com óleo de argan, com ceramidas, com manteiga de karité, óleo de abacate, óleo de macadâmia, etc)
Nessa fase você pode acrescentar óleo de argan nas máscaras, assim como fazer umectação capilar com óleos.

Fase R – Reconstrução: Meu cabelo esta com peso, sinto macio porém observo danos de químicas que venho fazendo! Lembra quando falei sobre a espessura do fio? Nem todo cabelo tem as mesmas necessidades, e nesse momento é importante pensar no que faz no cabelo para “dosar” a reconstrução, essas mascaras, geralmente vem com a descrição no rótulo própria para Reconstrução, elas levam o que mais o cabelo precisa e também o que mais ele perde com as químicas: Queratina
  • Cabelos naturais a simples colorações sem oxidantes muito alto (Ox 30 e Ox 40) pode fazer reconstrução a cada 15 dias, tudo vai depender do tipo de dano que esta no fio e o que a mascara tem a oferecer.
  • Cabelos quimicamente tratados com progressivas, alisamentos, descolorações precisam de uma reconstrução semanal.
Não é regra o tanto de reconstruções que deva fazer, na prática quem manda mesmo é o cabelo e quantas vezes você lava ele na semana.

Por exemplo: Eu lavo o cabelo um dia sim e outro não.

Mantenho minha semana com H – H – N – R e assim sucessivamente.

Meu ciclo é a cada 3 semanas.

Porque só foi citado mascaras de tratamento?
Porque não há necessidade de separar shampoos, leave-in e condicionadores, mas se quiser separar não tem problema quem define o que fica de fato bom é mesmo a reação do próprio cabelo.
Eu uso um leave-in no ciclo todo assim como uso óleo de argan diariamente.

O que eu penso sobre Cronograma Capilar ?
Penso que qualquer pessoal, de qualquer classe social pode fazer esse tipo de tratamento. O tratamento com linhas comerciais da certo, o tratamento com linhas profissionais da certo e também com importados.
Claro que há uma diferença entre produtos e concentrações dos ativos que contei que existe nas mascaras para cada fase, mas também não é só isso que conta, alimentação é muito importante (veja: Meu cabelo não cresce! ) como também o quanto de químicas sucessivas faz nele, (veja: 100 fios por dia ) uma vida saudável, faz toda a diferença!

Desde o dia que pensei nesse tipo de tratamento fui buscando informação, percebi o quanto isso seria valioso para muitas pessoas, assim criei um grupo no facebook com uma equipe de administradores no propósito de ajudar pessoas a separar suas mascaras e ampara-las da melhor forma a cuidar do cabelo, hoje todas se ajudam... Aprendemos, ensinamos e informamos o que há de melhor em tratamento capilar!

Se quiser faça-nos uma visita : Cronograma Capilar

Beijos

You Might Also Like

14 comentários:

  1. Recomendo cronograma para todos, e sempre repasso o que aprendo para minhas clientes e amigos e familiares.

    Arrasou Lucy.

    Bjos flor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo Ellen!! O Cronograma capilar da certo mesmo!

      Beijos
      Obrigada por vir!

      Eliminar
  2. Ual super bem explicadinho!
    Eu tbm faço...mais andei não fazendo direitinho nos ultimos dias ....hehe mais logo volto a minha rotina bjuu
    http://blogcrisvaidosa.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. O cronograma mudou nossa vida capilar! Recomendo a todos! Ótimo post Lucy! Esclarecedor! Beijos

    ResponderEliminar
  4. Ela arrasa na informação! Muito bom, explicadissimo!
    Se todas acompanhassem o cronocrama capilar, nossa vida de cabeleireira seria beeeem mais fácil e produtiva!

    bjim, Dé@

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andréa obrigada!!!

      Fiquei muito feliz com seu comentário!
      Ganhei o dia!
      Beijos

      Eliminar
  5. Não canso de agradecer a Deus pela sua vida lindaLucy,tbm pela sua iniciativa de criar o crono, mudou realmente meu cabelo, hoje ele é outro graças a você,não deixo de ler suas postagens,aprendo tds os dias,obrigada por tudo lindaLucy bjs no coração.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah Fla!! Que linda!!
      Eu vejo sempre como é cuidadosa com seu cabelo!

      Obrigada sempre por esse carinho!!
      Beijos <3

      Eliminar
  6. Ola Parabens pelo Post .. adorei.. Mas tenho uma duvida que muita gente fala, que hidratação e mascaras abre as escamas e deixa a madeixa mais vulneravel..e verdade isso ou mito ? no seu cronograma vejo que nao ha muito condicionador ..... nao sei se estou falando besteira pois nao entendo kk .. Me tira essa duvida por favor.. se devo usar ou nao condicionador apos a hidrataçao ou qual ciclo devo seguir.! Obrigada Fernanda .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Fernanda!

      A não ser que seja uma mascara anti-resíduo e tenha o Ph alcalino porque já testei dessas... mas não, é mito, a maioria das mascaras tem ph acido o que significa que na maioria das vezes é dispensável o uso do condicionador, mas quando vejo necessidade e sinto aspereza na textura do fio, uso um condicionador para selar as cutículas, é opcional no meu caso...

      Agora se lava o cabelo todo dia e usa shampoo e condicionador sem mascaras, então procure o condicionador certo para seu tipo e característica de cabelo.

      Existe vários tipos de ciclos, eu faço de acordo com os produtos e lavagem no fio, H - N - R na semana.

      Beijos

      Eliminar
  7. Em que consiste o tratamento do cronograma capilar????????? Fala-me mais sobre este assunto para o meu email sandrasofiagoncalvesafonso@gmail.com agradeço-te a tua gentileza!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falo sim Sandra! Email anotado, logo te mando email.

      Beijos

      Eliminar