Cachos,

O sol estraga mais o cabelo crespo que o cabelos liso?

19:42:00 Lucy Viana 0 Comments

O sol estraga mais o cabelo crespo que os cabelos lisos?
O sol estraga mais o cabelo crespo que os cabelos lisos? Foto: Reprodução
Olá meninas! O sol é tão trágico para os fios que só nos damos conta dele quando o cabelo está desbotado, mas pra chegar a esse ponto por causa de exposição solar o cabelo já perdeu muito de seus nutrientes!


O mestre em tricologia V. Bedin já deu essa dica sobre o sol e os cabelos e como acontece o enfraquecimento da fibra capilar por conta dos raios solares, não há dúvidas sobre os cabelos ficarem mais duros, ásperos e mais do que ressecados quando estão sob a luz solar por tempo prolongado e sem a proteção devida. 

Os pigmentos (melanina) do cabelo têm como função fornecer proteção fotoquímica às proteínas, especialmente às do córtex. A melanina realiza essa proteção, absorvendo e filtrando a radiação que a atinge e posteriormente dissipando essa energia como calor. No entanto, durante o processo para proteger as proteínas do cabelo da luz, os pigmentos são degradados ou branqueados. O cabelo escuro é mais resistente à fotodegradação que o cabelo claro, devido à maior fotoestabilidade de eumelanina (marrom ou preta) em comparação com a feomelanina. (V. Bedin).
  • FotodegradaçãoProdução de energia através da absorção de radiação ultravioleta. é a decomposição ou dissociação de compostos químicos causada pela luz ou pela radiação ultra violeta.
  • Fotoestabilidade: A capacidade do filtro de manter sua capacidade fotoprotetora mesmo após longos períodos de radiação solar.
O cabelo exposto ao sol sofre degradação de sua fibra, a radiação diretamente no fio pode detonar as pontes de enxofre que são as ligações de proteínas que doam força e resistência ao fio, e por isso os cabelos ficam mais frágeis, quebradiços e muitas vezes envelhecidos quando essa exposição é contínua.


O cabelo crespo ou liso?

O cabelos crespo pode ser até natural ou escuro e ter mais eumelanina para sua própria proteção, mas também é um cabelo mais ressecado e de certa forma o sol acarreta mais danos pela sua própria estrutura.

Não seria diferente esse estrago num cabelo liso e danificado, basta o ressecamento existir com danos que o cabelo esta mais susceptível a estragos do sol sendo ele liso, cacheado ou ondulado.

O ressecamento é mesmo a perdição de muitos cabelos sendo estes cacheados ou com danos, mas temos como nos livrar desse problema ou pelo menos amenizar os desgastes que o sol provoca sabendo utilizar produtos com proteção solar além de algumas dicas que são indispensáveis para dias de sol:

  1. Umectações duas vezes na semana com óleos vegetais; 
  2. Protetor capilar todos os dias, no seu creme ou em óleos e séruns; 
  3. Tratamento desde a lavagem com vitaminas e nutrientes; 
  4. Tomar uma ducha após sair da água do mar;
  5. Não prender o cabelo molhado da água do mar ou com areia, 
  6. Não ficar sem chapéu por tempo prolongado mesmo quando esta só mormaço.
Filtro solar não é só nomenclatura pra vender um produto e nem enfeite na rotulagem, tem função especifica no fio e precisa ser usado.

Beijos

You Might Also Like

0 comentários: