Doenças,

A Queda Capilar do Lúpus.

17:50:00 Lucy Viana 0 Comments

Foto: Reprodução

Olá meninas! Algumas doenças se manisfestam diferente nas pessoas e nem sempre são os mesmos sintomas de inicio, e nem sempre igual, o que acaba sendo indispensável diagnóstico a base de exames para ter certeza da doença. 

No Lúpus que nem tem só um tipo deles, a queda capilar pode não ser, de inicio, o sintoma que te levará ao médico, sendo mais provável outros sintomas mais normais porém ocorrendo com mais frequência e intensidade, essa doença não acontece num dos seus resfriados, ela acontece pra quem já tem uma predisposição genética para "pegar" além de alguns fatores externos relacionados como vírus, bactérias, radiação, etc.



Diagnostico preciso


Quem diagnostica o Lúpus ou LES (Lúpus Eritematoso Sistêmico) é o reumatologista que munido de vários exames descartará qualquer outra doença através da intensidade de seus sintomas.

Sintomas aleatórios


Entre os sintomas, além da famosa irritabilidade, outros podem ser comuns, por isso falamos que é uma doença silenciosa pode manifestar-se com febre, mal estar, falta de apetite, dores articulares e manchas na pele, estas manchas são as que mais identificam a doença pois tem forma e lugar para aparecerem.

A queda capilar


Pra ter uma ideia como não é possível chegar fácil ao diagnostico de Lúpus só pela queda de cabelo:

  1. Nem sempre cai o cabelo aos montes, pode apresentar-se de várias formas, até fios finos e quebradiços;
  2. A queda fica acentuada quando a doença esta ativa e acredite ela pode estabilizar-se e a pessoa nem sentir seus sintomas vivendo uma vida normal;
  3. Depois da descoberta da doença, os medicamentos é que são o problema, fazendo então os cabelos caírem também por conta desse controle da doença;
  4. Quando o Lúpus não tem lesões no couro cabeludo e esta estável e controlado, o cabelo volta a crescer.

Lesões no couro cabeludo


A queda de cabelo pode ser em todo o couro cabeludo ou apenas em partes lesionadas da cabeça. Não é a toa que quando o Lúpus é diagnosticado tem-se também o acompanhamento de um medico dermatologista que auxiliara no controle da queda pela doença ou por medicamentos, e prevenção de calvície e até mesmo medicando tratamentos para a pele que também pode ficar manchada pela doença.
O Lúpus pode ser diferente para as pessoas, tem situações em que a lesões no couro cabeludo podem provocar um tipo de queda mais intensa onde pode ser irreversível o crescimento, perdendo o fio a capacidade de regenerar.

Não há nenhuma possibilidade de se automedicar, o diagnostico é fundamental porque nenhum cosmético pode controlar essa queda de maneira relevante para o paciente, e nem mesmo medicamentos para fortalecer  o nascimento de fios, serão de fato benéficos enquanto a doença não for controlada. 

Não ha um tratamento único para Lúpus, a doença é controlada de acordo com os sintomas e queixas da pessoa, quando a queda é por erupções cutâneas e seu controle se da logo de inicio é possivel controlar que as erupções se espalhem por todo o cabelo deixando falhas permanentes, e com o controle da doença o cabelo poderá voltar a crescer.

As crises - Prevenção


A Lúpus é descrita em crises, a pessoa tem crises de diferentes situações onde é medicada e a doença controlada, pra que isso não aconteça constantemente é necessário uma vida saudável, exercícios físicos ao menos 30 min por dia, dieta rica em nutrientes como frutas, cereais e vegetais, além do uso do protetor solar, porque acredita-se que a luz, o sol pode desencadear as crises de Lúpus.



Fontes:


You Might Also Like

0 comentários: