Alimentação,

As ricas propriedades do Pequi.

18:56:00 Lucy Viana 0 Comments



Olá meninas!

O óleo de pequi foi aparecendo “do nada”, ninguém falava, ninguém sabia da onde tinha surgido, mas foi “bombando” depois de ter aparecido em cosméticos.

Pra quem não sabe é um fruto brasileiro muito consumido há anos, propriamente na região centro-oeste do Brasil, sua fama por lá já era das boas, tipo, todo mundo comia o fruto (com cuidado, porque o caroço tem espinhos) já era muito utilizado na culinária, porque arroz com pequi só não conhece pra quem é das “bandas” do sul e sudeste, porque lá pro meio do “Brasilzão” esse fruto já tinha fama e rendimento pra muitas famílias através do extrativismo.

Saiba Mais:

Na culinária:

Arroz com pequi meninas é nome de “prato” famoso, sério! O frango com pequi é outro muito famoso até mesmo na web, com várias receitas utilizando o óleo de pequi.

Sua riqueza vem de suas propriedades nutricionais, utilizado até mesmo em dietas.
É fonte de fibras, bem como de vitamina A, carotenoides e ácidos graxos monoinsaturados, incluindo ácidos linoleico e oleico. Além disso, os ácidos palmítico e esteárico podem ser encontrados, que são também compostos orgânicos fortes que têm um número de efeitos de saúde humana.

Na saúde:

Sua grande potência na saúde esta nos ácidos graxos monoinsaturados (gordura “boa” preventiva de doenças) que ajudam a diminuir os níveis do “mau” colesterol, além de proteger o coração.

Basicamente é a mistura de nutrientes que caracteriza o fruto como anti-inflamatório, assim auxilia e alivia a pressão sobre os vasos sanguíneos.

A vitamina A é praticamente super concentrada no fruto, assim como os carotenoides e estes são antioxidantes das células oculares, sendo assim, agregado com outros alimentos de igual teor, um grande auxiliar a prevenção de catarata, muitas vezes causada por radicais livres.

E sabe quem tem problemas de deficiência de vitamina A? Pois é, o Pequi é grande “regulador” da hipovitaminose A.

As melhores vitaminas para o cabelo:

No cabelo:

E no cabelo isso tudo só vem agregar benefícios em formulas e compostos vitamínicos para o cabelo, como possui um alto teor de vitamina A, excelente antioxidante e preventivo de sinais de envelhecimento da pele, como grande regenerador de fios.

Como seu poder de proteção é agregado a sua propriedades antioxidante, é muito utilizado em beneficio dos cabelos coloridos pra evitar o desbotamento.

E tem mais…

  • Já sabemos que a vitamina A para o couro cabeludo é totalmente benéfica para fortalecimento e crescimento capilar, assim a propriedade do pequi diretamente aliada ao crescimento dos fios repõe vitaminas que auxiliam o crescimento normal do cabelo. 
  • A hidratação com pequi é realizada com creme de tratamento e óleo do fruto, os resultados são obtidos através das vitaminas aliada aos componentes da mascara.
Não parou aqui não meninas, amanhã vamos ver outro tipo de óleo, diferente em propriedades e benefícios.
Beijos
Fontes:

You Might Also Like

0 comentários: