Coloração e Descoloração

Dossiê Tinturas: Como tudo começou?

19:13:00 Lucy Viana 0 Comments

Tinturas: Como tudo começou?

Olá meninas!

Já pensou que na antiguidade não tinha diagnóstico de cabelo? Nem visagismo, cuidados, e todo esse “arsenal” de tratamento de beleza que temos hoje?

Leia Também:
Contando desde antigamente… e digo, bem lá atrás, os “homens das cavernas”, já eram adeptos da arte de pintar corpos e cabelos, extraiam de plantas e raízes o pigmento que precisavam para colorir tudo, naquela época e até bom tempo depois, as tinturas eram utilizadas apenas para demonstrar algo que estavam fazendo, e seus corpos eram pintados para quando participavam de enterro, danças ou até para defender-se numa guerra, demonstrando como um grupo/membros se sentia sobre causas e situações de época.

E depois…

Na antiguidade, as tinturas de cabelo eram feitas com amoras esmagadas e extratos de plantas, e aplicadas nos cabelos como um creme rinse. Nos séculos 17 e 18 as mulheres aplicavam óleo e pó aos cabelos para conseguir uma cor mais clara. Há mais de três mil anos os egípcios foram os primeiros a desenvolver a técnica de tintura de tecidos e de cabelos, utilizando inúmeros corantes que extraíam da matéria animal e vegetal. Estes mesmos corantes foram utilizados por muitas civilizações no decorrer dos séculos, e mesmo até nos dias atuais. E ainda estão ligados à Antiguidade como “Camomila”, “Henna” e “Índigo”, entre outros.

Saiba Mais:
Vou pular a parte da criação de perucas, e o clareamento delas, porque a coisa é séria e que bom que o mundo atual é outro, lá pelo século XVIII crianças e adolescentes por perto dessas “artes” era outra história… fica pra outro dia.

Tinturas: Como tudo começou?

Mas, foi em 1800 que químicos descobriram substancias que auxiliavam a colorações nos cabelos, e logo após a chegada da tintura sintética, descobriu-se o peróxido de hidrogênio (ou… a famosa agua oxigenada).

Reflexões:

A água oxigenada vendida comercialmente é uma mistura de água e peróxido de hidrogénio, sendo que o peróxido de hidrogénio representa entre 3% e 9% desta mistura. Apesar de ser muitas vezes empregada dessa forma, "água oxigenada" não é sinônimo de "peróxido de hidrogênio.
E foi assim… com a evolução química, que as tinturas comerciais foram lançadas ao mercado. De 1932 com corantes, até 1950 onde começaram a surgir as opções comercializadas que podiam ser utilizadas em casa, porém com alta concentração de produtos químicos, como o chumbo, que ocasionava irritações no couro cabeludo.

Como Age a Tintura no Cabelo Hoje?

Hoje em dia, com a “graça” de órgãos que regulamentam produtos cosméticos e que viabilizam a venda desses produtos ao consumidor final, tem-se registro, de todas suas substâncias e o uso seguro pelo consumidor.

Veja aqui Também:
Com a Palavra: INMETRO/ ANVISA
Atualmente, devido ao desejo humano intrínseco de melhorar sua aparência, esses produtos desempenham papel importante em nosso cotidiano e as empresas, diante deste mercado em constante ascensão, estão constantemente desenvolvendo novos produtos e processos e, por isso mesmo, seus componentes devem ser seguros, de modo a não oferecer riscos à saúde de seus consumidores.

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, autoridade regulamentadora do produto, estabelece que a avaliação da segurança deve preceder à colocação do cosmético no mercado. A empresa é responsável pela segurança do produto cosmético, declarando possuir dados comprobatórios que atestem a eficácia e segurança de seus produtos. Ou seja, para que um produto cosmético seja colocado no mercado, à livre disposição do consumidor, o mesmo deve apresentar condições normais e previsíveis de uso.
Não bastasse a segurança do publico que utiliza é obrigatório nos rótulos das tinturas capilares, conforme legislação, estas informações:
  • Nome e grupo a que pertence (creme, tintura, loção, etc.); 
  • Localização/identificação da marca; 
  • Número de registro do produto; 
  • Tonalidade da tintura; 
  • Número de lote; 
  • Prazo de validade; 
  • Indicação de conteúdo;origem da fabricação (país); 
  • Nome e endereço do fabricante e/ou importador; 
  • Advertências e restrições de uso (prova de toque); 
  • Ingredientes da composição do produto; 
  • Letra utilizada na embalagem; 
  • Folheto explicativo com informações técnicas e de aplicação do produto; 
  • Descrição da prova de toque; 
  • Composição frente às listas negativa e restritiva (caso existam) e validade do registro e etc.
Relacionando a segurança do consumidor hoje em dia, a regulamentação sobre Tinturas para Cabelos está de acordo com o procedimento do Programa, visto que é um produto cujas características estão relacionadas à saúde e a segurança dos consumidores, além de se tratar de um produto largamente consumido pela população, principalmente pelas mulheres brasileiras.
Sabendo-se ainda que o pH das tinturas chegam a 10 na escala, imagina que mesmo com tanta segurança por parte de órgãos regulamentadores ainda depende de nós mesmo a manutenção, e a forma que é aplicada essa tintura, ocasionando menos danos, menos problemas e mais soluções.

Nossa Cor!

A cor do nosso cabelo é fixada geneticamente, já nascemos com pigmentos que vão dar cor aos fios desde o nascimento podendo ser modificado naturalmente com o passar dos anos.

As tinturas capilares agem com pigmentos que fixam aos fios, podendo ser graduais, temporárias, permanentes, essa tintura que é colocada no fio não afeta a parte crescida e virgem do cabelo, que sempre terá seu crescimento com a cor original.

Desde muito tempo via-se uma necessidade de pintar, modificar o que foi naturalmente criado, assim, desta forma, o cabelo que antigamente era usado como “ornamento”, é hoje visto como parte integrante da nossa auto-estima.

Amanhã tem mais sobre o futuro dessas tinturas…

Beijos
Fonte:

You Might Also Like

0 comentários: