Componentes Químicos,

Crescimento dos fios com aminoácidos da queratina. (Cisteína, Cistina e Tirosina)

12:30:00 Lucy Viana 16 Comments

Leighton M.

Olá meninas!

Parece que “salvar fios” e faze-los crescer é um assunto inesgotável né?

Os problemas para um crescimento saudável são muitos e vão desde cabelo poroso, ou a quebra do fio, as pontas até alimentação…

Parece que nada ajuda ao crescimento e acabamos frustradas com nosso cabelo.

Porém sabemos que o resgate de um fio danificado desde as pontas precisará de aminoácidos, não é isso o que sempre ouvimos? Que os aminoácidos podem fazer uma recuperação profunda do fio?

A queratina tem mais de 10 aminoácidos associados, interligados  e com diversas funções para reparação no cabelo, se vamos falar sobre o crescimento do fio, vamos considerar agora o que há de mais importante nele todo: o folículo.

É a partir do folículo que os aminoácidos tem que agir para fortalecer o fio e auxiliar o crescimento de um novo, sendo assim…

Separei alguns aminoácidos importantes e com esse propósito para o cabelo tanto na alimentação quanto na mascara capilar ou seu cosmético de tratamento:

A Cisteína pode reparar os danos, proteger do sol tendo seu efeito antioxidante, é o melhor aminoácido tido pela função de fortalecimento no fio, ainda podemos encontra-lo em vários alimentos como frango, brócolis até alguns produtos lácteos (não disse pra vocês que alimentação é importante? Lembra desse: 100 fios por dia?) é um aminoácido “não essencial” significa que nosso próprio corpo produz, esta presente no nosso código genético. Esta presente em shampoos, mascaras capilares e tratamentos para moldar o fio (tanto para liso quanto enrolado), muito melhor além de usar um produto e tratamentos com aminoácido seria também usufruir dos alimentos que são ricos em cisteína para nossa saúde em geral.

E a Cistina? Também é proteína produzida por nosso corpo, a cistina tem outra função, constitui cerca de 10% do cabelo, no organismo ajuda no sistema imunológico protegendo contra infecções, e ela que também te ajuda nos efeitos de uma cirurgia, assim como promove o crescimento dos cabelos e também esta presente nos cosméticos capilares e faz a diferença na textura do cabelo.

Tirosina, outro aminoácido da queratina produzido por nosso organismo ele produz a melanina a cor da pele e do cabelo, sabe que esse aminoácido esta ligado diretamente com nosso humor, stress, insônia e ansiedade? O aminoácido pode ser encontrado em ovos, peixes, trigo, nozes, aveia, etc. E também é encontrado nos produtos cosméticos tendo como principal objetivo a pigmentação e proteção contra radiação solar.

Esta na hora de entender que nosso couro cabeludo também tem vasos sanguíneos e por eles é passado toda a vitamina e proteína que consumimos, indo assim, direto para o folículo, não parece difícil entender que alimentar-se bem vai fazer diferença no fio.

Assim fica claro porque tanto vemos esses aminoácidos em produtos de reparação no fio e regeneração ou até transformação, não ingerimos o que deveríamos mas colocamos ele no fio a todo momento desde uma progressiva até uma simples mascara capilar.

Beijos

You Might Also Like

16 comentários:

  1. mto boa dica lindaLucy,como sempre vc arrasa,bjs

    ResponderEliminar
  2. Lucy Adorei! Muitas pessoas acham que é só comprar um produto legal e não se cuida por dentro, td bem que o comprimento dos cabelos é morto, mas a raiz não é. E é muito suscetível a questões alimentares, para que o fio possa nascer saudável e forte devemos nos alimentar muito bem e beber bastante água...Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carol! Eu sempre esqueço da água nas matérias!! rsrs
      Mas é tão importante quanto nossa alimentação, até mais né?

      Beijos
      Obrigada por vir!

      Eliminar
  3. Amizade é assim:

    É saber o momento de ficar calado
    Amizade é somar alegrias, dividir tristezas.
    É respeitar o espaço e silenciar o segredo.
    É a certeza da mão estendida.
    A cumplicidade que não se explica, apenas se vive.

    Tenha uma semana cheia de bênçãos.
    Toninha

    Twitter @toninhavr
    Blog http://cantinhodatoninha.blogspot.com.br/
    E-mail toninhavr@hotmail.com
    Face ToninhaFerreira
    FanPage Educar – O primeiro passo

    ResponderEliminar
  4. Lucy, acho que agora a anta aqui entendeu e vc esclareceu a dúvida que tive no post da creatina, isso que dá ler ao contrário das postagens!!! Sorry 1000 vezes!!! =D

    Estou adorando esses posts sobre alimentação x produtos, isso é certeza de sucesso nos cabelos! bjs!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fefa vamos nos jogar num brócolis, com uma carninha assada e de vez em quando um peixinho né? hihihihi e garantir cabelos saudáveis! Além do nosso corpo!

      Beijinhos

      Eliminar
    2. a nossa sorte é que tudo é gostoso! Adoro carne assada e peixe!!! o brócolis não vou mentir, não adoro, mas como, né? ahahaha

      bjs Lucy! adorando aqui suas dicas!

      Eliminar
    3. Fefa eu gosto de um Brócolis refogado, humm e um churrasco morando aqui na praia já viu né? É quase todo fim de semana, tô bem com o crescimento dos fios! rs

      Beijos

      Eliminar
  5. Foi ótimo saber que ando me alimentando bem. Ótimo post!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha como é importante saber o que a gente consome! ;)

      Obrigada pela visita Claudia!
      Beijos

      Eliminar
  6. Cistina NUNCA foi uma proteína. Muita informação errada aí!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode gostar desse artigo Duan: http://mdemulher.abril.com.br/cabelos/reportagem/tratamento/capsulas-vao-deixar-seu-cabelo-mais-forte-754561.shtml

      Eliminar
  7. Cistina NUNCA foi uma proteína. Muita informação errada aí!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa matéria também Duan, reforça a afirmação de que a Cistina é produzida pelo organismo: http://www.maissaude.info/o-que-e-um-aminoacido/

      Espero ter ajudado.
      Beijos

      Eliminar