Crescimento do fio,

Como deixar o cabelo crescer sem cortar? Dicas e soluções para prevenir os danos nas pontas.

12:30:00 Lucy Viana 11 Comments

Salvando as pontas

Ola meninas!

O titulo já diz tudo: Pensem!

Dicas e soluções para prevenir danos, porque obviamente é isso que acontece quando não cortamos o cabelo, os fios se desgastam, saturam de químicas e produtos, ficam porosos e aparece pontas duplas…

Mas, há uma luz no fim do túnel, que se chama: Prevenção!

Eu sei que devem estar achando… Nós mesmo indicamos sempre cortar as pontas, é verdade!

É o certo a fazer a cada 3 meses, para manter a “saúde” completa do fio, porque já que as pontas estão danificadas com o tempo elas se abrem em pontas duplas e nada da jeito nelas a não ser o corte, porém nada é mais desastroso para o fio do que não receber tratamento e produtos que protejam o fio das agressões externas e essa é a maior e melhor dica de todas.

Quem me acompanha sabe que a química no meu cabelo é só de coloração, e todo mês eu coloco alguma tinta de cabelo diferente só pra contar pra vocês como ela agiu, as diferenças e durabilidade, assim… os resíduos contido na química da tinta com o oxidante também ficam no meu cabelo e se eu não fizer nada para tira-lo de la, e promover essa limpeza realmente não há pontas de cabelo que aguentem!

Quer deixar o cabelo crescer sem cortar ?

Veja essas dicas:
  1. Limpeza suave!! Limpe tudo que colocou no seu cabelo, não acumule produtos no fio e couro cabeludo. Lembra que disse sobre os resíduos da tinta de cabelo? Pois é, o que me ajuda na limpeza do fio são os shampoos suaves, quando não uso desamarelador ou matizador (porque eu intercalo na semana) eu uso o shampoo suave e passo duas vezes no cabelo. Sinto a total limpeza do fio e as pontas livres de qualquer “pontinho branco” que possa vir a aparecer.
  2. Anti-resíduo, uso antes das reconstruções isso é fundamental para todo o cabelo absorver os tratamento reconstrutor e no mínimo poder preencher a fibra capilar com aminoácidos e queratina que normalmente tem nesses produtos.
  3. Tratamento diário no fio, seja lavando todo dia, ou dias alternados o cabelo tem que estar sempre nutrido a maneira que ele precisa, nesse caso siga um tratamento, faça seu cronograma e salve suas pontas!
  4. Finalizador para pentear e proteger, é isso meninas! Além de um bom creme nutritivo para pentear, tem que ter um óleo de argan pra chamar de seu, acredite, ele funciona, trata as pontas como nenhum outro produto finalizador, eu coloco sempre ele na mascara de nutrição (veja receita aqui) uso sempre duas ou mais gotas com meu leave-in diariamente, faço dele um item indispensável mesmo com o cabelo seco.
  5. O calor do secador e do difusor as vezes eu adoro, mas uso poucas vezes, não significa que precise fazer a mesma coisa, mas se existem produtos com proteção térmica porque eles funcionam para essas ocasiões, tem que usar, é a maneira mais correta e fácil de deixar o cabelo crescer e continuar com as pontas lindas.

Stress e os cabelos

No que você deve pensar:

Os erros mais comuns para danificar as pontas:
  1. Estou me alimentando adequadamente, ou no mínimo com frutas, verduras, proteínas e carboidratos;
  2. Tenho um stress fora do normal, meus cabelos já ficam ouriçados só de olhar no espelho;
  3. O protetor anti-térmico vai fritar meu cabelo, não vou usa-lo antes só depois!
  4. Meus cabelos ficaram ótimos com a progressiva, agora não preciso mais cuidar;
  5. Pra quê mascara capilar, posso usar uma queratinização uma vez por mês no salão e esta tudo certo!
Vamos comentar esses erros de uma maneira simples certo?

Se ingerir alimentos ricos em vitaminas seu cabelo e sua unha vão ficar bons, o stress, mal humor e o cansaço tornam a pessoa outra e todo seu metabolismo se transforma, afinal quem acorda de mau humor e ainda acha o cabelo perfeito?

Ledo engano achar que protetores térmicos devem ser usado depois da chapinha, secador e escova, vai proteger o quê se já passou alta temperatura no cabelo?

Outro erro comum, fez a progressiva saiu linda e perfeita, acorda linda todo dia e não precisa tratar? Precisa muito mais que meu cabelo só colorido, principalmente pra fazer a escova durar mais! lembre-se que a estrutura do cabelo foi transformada temporariamente… Depois acaba deixando pra fazer somente uma cauterização por mês no salão, acha que ajuda? Só no momento, não tem cabelo que resista sem tratamento!

Beijos

You Might Also Like

11 comentários:

  1. Excelentes dicas Lucy, precisamos cuidar diariamente dos nossos cabelos, é preciso ter uma rotina, e sabendo o que eles precisam, estaremos prevenindo de danos futuramente, com tantos produtos bons hoje em dia (como os da Néctar), ninguém poderá mais dar desculpas que não sabem ou não têm tempo de cuidar das madeixas!!!! Bjos!!! Josy!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Josy eu não corto meu cabelo já faz mais de 3 meses e minhas pontas estão ótimas com tratamento e uma vida saudável!

      Obrigada por vir Josy!
      Beiijos

      Eliminar
  2. Boas dicas, como sempre arrasou Lucy.

    Bjos

    inlovecabelos.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. oi, em 2011 no mês de julho fiz inteligente no cabelo, mas foi uma tristeza pois meu cabelo caiu na raiz e tive q cortar as pontas,segundo a cabeleleira isso ajudaria, dai ela foi cortanto, cortando e agora estou com o cabelo muito curto sem volume e que não dá pra usar ele sem o uso do secador e prancha, estou lutando e tratando desde que isso aconteçeu mas já vai fazer 3 anos e quero muito uma ajuda para ele crescer esse ano:obrigada!

    ResponderEliminar
  5. MIGA, ME ENSINA FAZER ESSE CRONOGRAMA, EU NÃO SEI !!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ajudo amiga, olha o cronograma consiste que faça um tratamento com três mascaras especificas, uma para hidratar, uma para nutrir e uma para reconstruir, então por exemplo, se lava o cabelo um dia sim e um não, faria assim:
      lava o cabelo com shampoo (sua escolha) e mascara hidratante)
      no outro dia não lava;
      no outro shampoo e mascara nutritiva;
      no outro não lava;
      no outro shampoo e mascara reconstrutora.
      o condicionador você usa se achar necessidade de selar o fio após a mascara.
      basicamente cronograma é isso.
      Claro que mascaras muito fortes e potentes não podem ser usadas 1 vez na semana e sim a cada 15 dias. Se for comercial pode usar como falei.
      agora cada mascara possui ingredientes especificos, para ser
      hidratante,o potencial da mascara deve ser em extratos, silicones, panthenol, aloe vera, etc
      nutritiva são mascara com oleo de argan, ceramidas e manteigas, são produtos para dar maior emoliencia ao fio.
      Reconstrutoras deve vir marcado no rótulo que serve para reconstruir sua base principal é a queratina e aminoacidos, proteinas.

      Ve se ta entendendo e se quiser me mande as duvidas no face.

      Beijos

      Eliminar
  6. Amei o blog, sempre tive cabelos longos,cortei tem um tempo e não me adapto,sinto falta dele comprido,ele já está crescendo e agora com essas dicas vai crescer mais ainda!!

    ResponderEliminar