Dicas,

Como é a limpeza nos cabelos naturais?

20:40:00 Lucy Viana 0 Comments

Como é a limpeza nos cabelos naturais?


Como é a limpeza nos cabelos naturais? De que forma é mais eficiente?


Olá meninas! O cabelo natural talvez sofra mais com excesso de produtos e tratamentos principalmente se é liso e fino, isso porque não precisam de tantos produtos já que suas cutículas são praticamente íntegras e sem fissuras, e muito produto no cabelo assim acaba sobrando e deixando os fios opacos, pesados e sem movimento.

Normalmente o problema desse fio é com o frizz e danos nas pontas... 

A lavagem não tem nada de diferente e nem é preciso dicas mirabolantes, além das agressões externas que todo cabelo sofre com sol, piscina, mar, vento, etc, tem ainda os danos da chapinha diária, e mesmo sendo natural os modeladores danificam do mesmo jeito e esse é o maior problema dos cabelos naturais hoje em dia!

Mas vai olhando aqui que tem dica:

A lavagem no cabelo natural liso e ondulado não é muito diferente na forma, o passo a passo é o mesmo pra todas:

  • Lava o cabelo, enxágua;
  • Aplica o condicionador, massageia, aguarda 2 minutos e enxágua;

E os tratamentos podem ser utilizados conforme frizz, ressecamento e danos nas pontas e isso pode ser duas ou talvez três vezes por semana se lava os cabelos diariamente, se lava menos vezes pode ser uma vez por semana com máscaras hidratantes.

Dica Néctar do Brasil para Cabelos Naturais e ressecados


Compre aqui

Lavagem para cachos naturais

Mas tem um diferencial na lavagem de cabelos quando estes são cacheados, nesse caso, precisam de mais produtos que os cabelos lisos e ondulados e também precisam do auxilio de uma máscara de tratamento em todas as lavagens porque é um tipo de cabelo que tem mais frizz e ressecamento e necessitam de mais hidratações semanais.

Aliás convém lembrar que cacheadas tem técnicas específicas de lavagem e não são somente utilizadas se tem coloração, mesmo o cabelo natural e cacheado se beneficia com as técnicas:
  • Low poo - Os produtos pra lavagem são sem sulfatos e os produtos de tratamento e finalização não tem petrolatos, leia mais aqui;
  • No Poo / Co-wash - O cabelo é lavado sem shampoo com condicionadores específicos e sem petrolatos, é técnica específica para tratar o couro cabeludo, o ressecamento e definição de cachos;

E o anti-resíduo?


O cabelo natural que não utiliza muitos modeladores, nem finalizadores não sofre sem o uso desse produto, já aqueles que vivem na chapinha e nos finalizadores de fixação precisam de uma lavagem mais profunda uma vez na semana antes de um tratamento capilar. Isso garante a higienização não só de resíduos do fio mas de resíduos na raiz que possa ter juntado com cremes e sujidades.


As cacheadas nas terras "gringas" usam o bicabornato para limpeza profunda mas pode agredir o cabelo devido seu extremo ressecamento, aqui as cacheadas usam limão com água, usam anti-resíduos diluído em água e até vinagre com água. Mas quem não faz uso dessas receitas caseiras podem utilizar uma vez na semana shampoos com mais detergência para fazer uma limpeza eficaz deixando os fios mais soltinhos, mas a regra não vale para todas, se já seguem as técnicas específicas de lavagens (low-poo e no-poo) não precisarão de antí-resíduo, já que os produtos de lavagem e de finalização são leves e não acumulativos no cabelo.

O importante na lavagem de cabelos naturais é não esquecer que eles também precisam de tratamento, porque sol, vento e modeladores causam danos, e no caso dos cabelos cacheados é importante não misturar produtos que não são utilizados nas técnicas de lavagem, por exemplo, se já faz low poo deve seguir os tratamentos específicos na lavagem e tratamento assim como co-wash, o problema aqui é quando um creme de pentear sai fora do esquema todo, ou a mascara de tratamento o que convém avisar que depois toda a técnica não vai funcionar.

Beijos

You Might Also Like

0 comentários: