Óleos essenciais, suas misturas e cuidados

19:24:00 Lucy Viana 0 Comments



Os óleos essenciais possuem na sua composição o aroma e as propriedades ricas da extração da planta ou qualquer outra semente, flores, arvores, mas nenhum desses óleos tem substâncias oleosas, nada parecido com os óleos vegetais, que sua própria oleosidade é vista na medida que nutre o cabelo, talvez por isso, os óleos essenciais não entraram para sua lista de cosméticos mais utilizados porque seu efeito não é visível imediatamente nos tratamentos no cabelo como é para o ambiente.

O óleo essencial por ser puro não pode e não deve ser utilizado diretamente na pele, inclusive grávidas devem evitar usa-los pois podem causar reação alérgica, a não ser o óleo de lavanda que não tem nenhuma restrição a pele porem são gotinhas e nada mais. Os óleos normalmente devem ser misturados em óleos carreadores, são os óleos vegetais que misturam seus nutrientes para que sejam melhor absorvidos sem reações e de maneira que a pele tenha exatamente as propriedades que o óleo essencial proporciona.

Problemas onde os Óleos essenciais podem ajudar:


Óleos essenciais com vegetais


Os óleos vegetais são apropriados para misturas com óleos essenciais. Pelo óleo vegetal ser emoliente e com a composição rica, são facilmente diluídos e suas propriedades unidas fornecem o dobro de ação que se espera, os óleos saturados, insaturados e seu acido graxo assim como sua própria oleosidade favorecem o tratamento pelo óleo essencial juntando vários benefícios em apenas um tratamento.

O óleo puro, totalmente puro, 1 só gota em 3 gotas de óleo vegetal pode fazer o efeito pelo qual é determinado seu uso.
  • Veja aqui vários óleos vegetais que podem ser utilizados com óleos essenciais.


Óleos essenciais + óleos essenciais



A diferença de mistura-se os óleos é conseguir aromas únicos e de propriedades ricas para vários problemas fisiológicos e espirituais. Mas não adianta ir comprando óleo e misturando tudo que só vai ganhar dor de cabeça, é preciso considerar seu grupo de aromas, alguns simplesmente não podem ser utilizados juntos, suas funções são anuladas quando irrelevantes para tratamento sensorial, deve-se considerar instruções de uso dos óleos também conforme a quantidade que deva utilizar sobre cada procedimento que for fazer, são misturas na dosagem certa, tanto para ambientes, corpo e para compressas e até outros tratamentos.

Cuidados


A utilização de óleos essenciais  é vista como uma medicina terapêutica complementar e qualquer que seja seu uso, não substitui tratamentos convencionais, portanto mesmo que faça algumas misturinhas no cabelo não substitui sua rotina capilar com tratamentos adequados para seu tipo de cabelo e característica. 

Alguns cuidados são necessários e indispensáveis quando se trata de óleos essenciais:

  1. Manter os óleos essenciais fora do alcance das crianças e animais;
  2. Não utilizar óleos essenciais puros diretamente sobre a pele;
  3. Durante a gravidez, diversos óleos essenciais devem ser evitados;
  4. Alguns óleos são incompatíveis com certos medicamentos homeopáticos, principalmente aqueles que contém cânfora e mentol em suas composições;
  5. Evitar o uso prolongado de um óleo essencial.


É um sistema complementar da medicina e não pode ser usado como único tipo de tratamento.

Beijos


You Might Also Like

0 comentários: