Alimentação,

As sementes oleaginosas do Natal e seus benefícios.

13:37:00 Lucy Viana 4 Comments



Ola meninas!

Comer uma fruta diariamente faz milagres, pele, cabelos e unhas, assim como tomar um suco verde, com vegetais é tão enriquecedor ou mais, do que cápsulas de vitaminas, o tratamento por dentro é sucesso na certa, por fora.

Mas já que faltam alguns dias para o Natal, não da pra esquecer das sementes das frutas, que são tradição na Ceia Natalina e mostrar quantos benefícios temos com eles… Hum, minha tia sempre faz um arroz com passas e hortaliças, eu amo.

No Natal cada fruta a mesa tem seu significado, pelo menos era assim na época dos romanos:
  • As avelãs evitam a fome;
  • As nozes simbolizam abundância e prosperidade;
  • As Amêndoas protegem as pessoas da bebida;
  • As frutas secas representam a simplicidade e humildade
O contexto todo de uma mesa decorada com esses grãos simbolizava aos romanos ausência de fome, pobreza, e proteção.

Na nossa alimentação e organismo essas sementes também são essenciais, trata-se de alimentos biogênicos garante energia e vitalidade, o termo oleaginosas refere-se a alimentos com alto valor nutritivo “são carregadas de nutrientes que trazem vários benefícios à saúde, como as gorduras monoinsaturada e poliinsaturada, vitaminas e minerais.”

Nozes

Por exemplo, a Avelã tem propriedades antioxidante e antienvelhecimento, é rica em ômega-9, e tanto pode ser extraido o óleo para cosméticos capilares quanto para pele, sua Vitamina E ajuda a filtrar os raios solares e também ajuda o cabelo a não desbotar.

As nozes servem até para o combate ao cancêr de mama, possuem vitaminas B1, B2 e B6, acido fólico, ômega 6 e 9, reduz os niveis de colesterol e ainda é protetora do coração, os benefícios para os fio, são também reconhecidos pela cosmética Esta fruta possui igualmente arginina aminoácido natural empregado pelo organismo para elaborar o óxido nítrico, elemento imprescindível para preservar as artérias flexíveis.

Já as amêndoas tem vitamina B5, alta concentração de potássio, zinco, fosfato, cálcio, ferro, magnésio e ácidos graxos ômega 9, as amêndoas ajudam a combater o câncer, reduzem o colesterol e são ótimas para a pele, prevenindo o envelhecimento, ajuda no fornecimento de energia, a vitamina E ainda ajuda a aumentar a imunidade e previne doenças ósseas.

As frutas secas é a porção diferente dessa história mas muito importante por ser fonte de fibras, mas para atuarem e manterem a saúde intestinal, devem ser combinadas com o intenso consumo de água. Essas frutas são aliadas das dietas porém não podem ser consumidas em grandes quantidades porque quando são desidratadas ficam com alto indice de açucares. Todos os nutrientes e vitaminas da ameixa seca, uva passa, banana passa, figo, tâmara, cada fruta seca trás benefícios além do que seu organismo possa precisar diariamente e por isso deve ser consumido com moderação.

O que vem de dentro pra fora:

Proteínas - Carboidratos - Minerais - Celulose -Vitamina B1, B2,B5, B6 - Caroteno - Vitamina C - Ômega-9, Potássio, Zinco, Fosfato, Cálcio, Ferro, Magnésio, Ácidos graxos, Vitamina A, Fósforo, Sódio…

Aonde se beneficia o cabelo com as sementes ?

Dos seus próprios nutrientes, uma vez que após a ingestão desses alimentos o corpo absorve totalmente seus minerais e vitaminas doando a cada parte do seu corpo um pouco mais de vida!

Vamos falar dessas vitaminas e nutrientes quando são absorvidas pelo corpo e como vemos …

Beijos
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Oleaginosa

You Might Also Like

4 comentários:

  1. Nossa, adoro, mas não sabia de todas essas informações não.
    Valeu viu. Adorei!

    Bjokas

    ResponderEliminar
  2. Adorei as dicas, sempre estou aprendendo mais nesse blog ;)
    Beijos

    http://sempremissmakeup.blogspot.com/

    ResponderEliminar