Curiosidades

Bicabornato de sódio no cabelo! Pra quê?

19:14:00 Lucy Viana 0 Comments



Olá meninas!

O bicabornato que usamos na cozinha para variadas coisas e até mesmo para higienização também já foi experimento nos cabelos. 

A história não surgiu com efeito por aqui, é mais nas terras gringas, onde as cacheadas utilizavam e ainda utilizam o bicabornato como forma de higienizar e remover resíduos e sujidades dos cabelos.

A agressão aos cachos fica por conta do pH da composição química do bicabornato que realmente faz diferença nos cachos porém sua limpeza era extremamente importante para elas pois deixava cachos mais soltos e livres de muitos finalizadores.

Por aqui o bicabornato também foi utilizado, mais propriamente de outra maneira do que somente uma limpeza de resíduos, fora utilizado como forma de remover pigmentos.

A maior polemica sobre o assunto, é que como o pH do bicabornato excede seus 10 pontos na escala sendo muito alcalino, sua forma de reagir com a tintura, residual e superficial é removendo-a, em outras palavras, o banho de bicabornato em cabelos tingidos “pode sim” remover resíduos superficiais, porém não remove tinturas permanentes, cabelos pintados há bastante tempo, pigmentos já fixados no cabelo.

Saiba Mais: 

Remove ou não tinturas?

O bicabornato seria como um todo, talvez o melhor ativo higienizante para cabelos porém com a diferença que seu pH transforma cutículas deixando o cabelo visivelmente ressecado.

Então pra que a utilização do bicabornato para remoção de tinturas se não é possível a limpeza de cor somente pela abertura das cutículas?

Fecho! Não precisa falar mais nada né meninas?

A experiência pode até ser boa porém não trará resultados realmente significantes com relação a retirada de tintura do cabelo.

Entenda: 
A tintura permanente fixa no córtex, seu pigmento é contido e enraizado à fibra capilar somente podendo ser retirado com uma mistura de químicas descolorante onde o fio de cabelo não só perde todo o pigmento contido (ou quase) mas também todos seus nutrientes e o resto dessa história com descolorantes já sabemos né?

Então meninas… tem dica que não vale a experiência!

Beijos

You Might Also Like

0 comentários: