Coloração e Descoloração

O Grau de Porosidade que fica no cabelo com as Tinturas.

19:12:00 Lucy Viana 0 Comments

O Grau de Porosidade que fica no cabelo com as Tinturas.

Olá meninas!

Sim, a tintura de alguma forma danifica os fios, não exatamente igual em todas as colorações, como vemos com oxidantes de alta volumagem como de 30 e 40 volumes, mas mesmo as colorações com 20 volumes também afetam de alguma forma a cutícula capilar além de desestruturar a fibra e é exatamente isso que gera uma certa porosidade no fio.

E o que é porosidade?

Porosidade significa o quanto seu cabelo retém a umidade no fio, e assim as hidratações e tratamentos, ou seja, cabelos muito porosos estão com as cutículas danificadas além de não terem estrutura, esse cabelo, absorve tratamentos do mesmo jeito que perde, por isso é preciso paciência para trata-lo. Normalmente são os cabelos loiros os mais porosos.

Leia Também:
Cabelos Naturais também tem porosidade: Todo cabelo apresenta um grau de porosidade, até mesmo os cabelos virgens tem uma porosidade baixa justamente por causa das agressões externas, que significa vento, sol, poeira e outras ações mecânicas como chapinha e secador, o fio não resiste a altas temperaturas sem proteção, assim toda umidade natural dele vai embora, e a secura vem com força total!

Na Teoria:

A tintura tem o pH entre 9 a 11 sua função no fio é fixar corantes, e junto com oxidantes, remover parte dos pigmentos contidos na fibra capilar, o que favorece o aparecimento do seu fundo de clareamento gerando uma terceira cor no cabelo.

Na prática:

Se você tem o cabelo castanho e usa uma coloração loira, o oxidante junto com a tinta removerá parte da cor do fio e adicionará o corante da tinta, a cor não será igual da caixinha de tintura porque o oxidante só remove parte do seu pigmento natural e com o fundo de clareamento, gerará uma terceira cor, por isso que muitas vezes é preciso descolorir (remover todos os pigmentos do fio) pra conseguir a cor exatamente como nas caixas de tinturas.

Saiba Mais:
Cada retoque de coloração expõe a fibra do cabelo a mais uma intervenção química, por isso que, mesmo que faça somente retoques o fio deve ser tratado sempre com produto pós química, que colaboram, auxiliam para que as cutículas sejam renovadas e hidratadas a ponto de aguentar até a próxima coloração.

Uma coloração já é o suficiente para modificar a estrutura real do fio, deixando nele porosidade extra pela transformação das cutículas, o tratamento nesse cabelo é contínuo, principalmente se as colorações forem sucessivas, mês a mês.

Profissionais de Salão de Beleza tem especialização de Colorimetria onde aprendem técnicas de fixação da cor, remoção de pigmentos, neutralizações, matização, correção de cores, e várias outras técnicas que promovem cores vibrantes, durabilidade no tom e fixação do pigmento.

O profissional é sempre o especialista em tinturas de cabelo, porque entende sobre o assunto, faz o procedimento com cautela, sabe corrigir se a cor não ficar de acordo com o que deseja e ainda deixa cabelos brilhantes e hidratantes com tratamento pré e pós coloração.

Beijos.

You Might Also Like

0 comentários: