Cauterização,

Como fazer a Cauterização em cabelos lisos e ondulados?

19:12:00 Lucy Viana 0 Comments

Como pode ser feita a Cauterização em Casa?

Olá meninas!

Mão na massa pra gente aprender a fazer suavemente esse procedimento no fio?

Vamos começar pelo fato de que em casa o resultado não é o mesmo que no Salão de Beleza, e isso é claro, tanto pela aplicação, produtos e até forma de utilização dos produtos, ou seja, da pra fazer em casa com bons resultados, especialmente se não conseguiu um horário no salão pra fazer o procedimento.

Como faz?

O principal ativo deste procedimento é a queratina, que é o nutriente mais forte para o cabelo se tratando de fios com danos, mas não é o único ativo encontrado nesses procedimentos, sendo que, dependendo do profissional, ainda podem cauterizar com produtos que levem ativos necessários aos danos do fio naquele momento além da queratina. O diferencial do procedimento esta nos produtos.

O modo de fazer depende de cada salão e profissional, alguns utilizam mascara repositora de massa e outros vitaminas e nutrientes que junto a queratina recuperam a fibra capilar.

Das técnicas caseiras tem formas diferentes em cabelos de tipos diferentes, vamos colocar os dois jeitos mais usáveis e que da pra fazer em casa.
Vale lembrar que o processo de cauterização serve para restaurar a fibra e sua elasticidade, não tem química, não alisa o fio, a chapinha sela os nutrientes no cabelo apenas.



Cabelos Lisos e Ondulados danificados

O que vai precisar:
  • Shampoo anti-resíduo; 
  • Mascara de Tratamento (Ex. Bio Plasty); 
  • Queratina (Ex. Queratina liquida Thermo ativada– Bio Keratine ); 
  • Secador 
  • Prancha
Não é preciso nesse caso acréscimo de ampolas ou outras vitaminas, a própria mascara de tratamento rica em aminoácidos garantira tratamento reparador junto a queratina para selar o fio e reestruturar a fibra.
Modo de fazer:
  1. Lava-se o cabelo duas vezes com shampoo anti-resíduo para abrir mais as cutículas do fio. 
  2. Após o enxague, e com o cabelo enxuto com a toalha é aplicado a queratina mecha a mecha e conforme for aplicando nas mechas é necessário usar um pente fino para que o produto se distribua por todo o fio. Tem que tomar cuidado na hora de “dosar” a queratina, o pouco desse produto, é sempre o suficiente. 
  3. Seca o cabelo em 80% dos fios, e passa a chapinha a temperatura de 180º pelo menos 5 vezes em cada mecha para selar os nutrientes. 
  4. Depois do cabelo esfriar, é feito o tratamento com a mascara capilar, não precisa aplicar desde a raiz, somente comprimento e pontas, deve-se seguir a indicação do fabricante na pausa da mascara. 
  5. Após o enxague use protetor térmico para finalização, pode ser com escova ou chapinha.
Tem outras maneiras de fazer:
  • Após o enxague do anti-resíduo é aplicado a mascara de tratamento e logo após a queratina, a pausa segue as recomendações do fabricante da mascara, depois de enxaguado, o fio é seco e pranchado; 
  • Após aplicar a queratina, pranchar, e deixar o cabelo sem lavar um dia, no outro fazer o tratamento hidratante com a mascara capilar; 
  • Após o enxague do anti-resíduo, aplicar a mascara de tratamento, enxaguar, aplicar a queratina, secar 80% dos fios e pranchar os cabelos mecha a mecha, finalizando com termo ativado e escova.
Todas as opções podem ser incrementadas com óleos e outros nutrientes para o fio, no caso de produtos profissionais como os indicados da Néctar do Brasil não é necessário acréscimo de vitaminas porque a queratina (Thermo ativada) e a mascara de tratamento já contém os ingredientes necessários para uma efetiva cauterização.

O tempo de cada cauterização depende do grau de danos no cabelo, pode ser uma vez por mês ou ate uma a cada dois meses.

Amanhã falamos sobre a cauterização nas cacheadas.

Beijos

You Might Also Like

0 comentários: