Curiosidades,

Tingir o cabelo faz cair?

16:32:00 Lucy Viana 5 Comments



Tingir o cabelo faz cair?

Olá meninas!

Sabe que um dos maiores mitos é sobre coloração?

Pois é… muita gente fala que a coloração faz o cabelo cair! 

Vocês conseguem imaginar porque falam isso? 

Basta pintar o cabelo depois de dois dias com ele sem lavar, amiga... o que não caiu normalmente nos outros dias vai cair quando for enxaguar a tinta, daí quando ver aquele cabelo todo, logo vai pensar que a tinta tem alguma coisa a ver com isso, e será que tem? 

Será verdade que a tinta faz o cabelo cair?

Vamos aos fatos, e depois concluímos juntos sobre o tema:
  • A tinta de cabelo tem ph alto, alcalino, significa que as cutículas do cabelo se abrem para entrada dos pigmentos, das cores, por isso o cabelo parece um pouco "duro" quando colocamos a tinta no fio;
  • A tintura afeta a haste do fio, não agirá na sua raiz e por isso não afetará o crescimento dele muito menos fara cair da raiz o cabelo já crescido;
  • A quebra pode ocorrer no comprimento e pontas por químicas sucessivas sem a manutenção devida;
  • A ação de pentear o cabelo ou até mesmo passar os dedos com a mistura da coloração nos cabelos fará com que cabelos mais frágeis e com danos caiam não sendo propriamente por causa da tinta.
Antes de dar a culpa da queda na tinta, melhor é entender que o cabelo cai normalmente 100 fios por dia, se o cabelo esta danificado, ele já é frágil e poroso principalmente nas pontas do fio, praticamente não tem massa e nem estrutura, a leveza do fio e suas cutículas danificadas quando entram em contato com a alcalinidade da tinta pode fazer com que os fios quebrem na ponta, isso ocasionado pela porosidade do cabelo;

Quando a gente põe a mão na massa, na hora da tintura, a mistura (coloração mais oxidante) que vai no cabelo deixa ele duro, como já citamos, por causa do ph altíssimo da tinta, que faz abrir as cutículas do fio para deposição do pigmento, nessa hora só o fato de massagear o fio com a mistura e até passar a mão ou pente no cabelo vai fazer cair o fio que estava solto por cima do cabelo o que pra você será visto de outra maneira;

Sendo o cabelo um "tecido morto" porém reparável,  vai precisar estar em constante tratamento, precisa de cuidados : hidratar, nutrir e reconstruir o fio.

Por isso sempre recomendamos pintar o cabelo e fazer essas químicas de colorações com o cabelo em estado “saudável” justamente para não ter maiores danos e nem quebra por desidratação e ressecamento total do fio por causa da mistura colorante.

Assim fica claro que o cabelo no estado poroso e danificado vai estar mais suscetível a quebra do fio por causa da coloração.

Vários fatores podem ser causa de queda capilar e vai sentir isso quando a queda for diariamente exagerada, nesse caso a melhor opção é buscar profissional médico especializado.

Beijos

You Might Also Like

5 comentários:

  1. Ótima idéia essa de falar sobre os mitos! Legal mesmo...curti!!!
    Bjão
    http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nossa Erika sua linda! Tenho seu blog aberto aqui comigo desde tarde pra eu ler, vou agora!

      Beijos

      Eliminar
    2. Gostei! Vou ir agora pintar o meu!

      Eliminar
  2. se fosse assim eu seria uma mulher careca kkkk

    bjokas da Ana
    fionotear.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Idem Ana... Já não teria um só fio de cabelo! kkk

      Beijos
      Obrigada pela visita.

      Eliminar