Comportamento,

Começando a sessão – Compras!!!

18:51:00 Lucy Viana 0 Comments

Começando a sessão – Compras!!!
Foto: Reprodução

 Quem não está pensando nas compras dos próximos meses?

Pode até não querer comprar agora, mas com certeza já está pensando na verba que tem que guardar para as festas e os presentes.

A melhor saída para essa fase que o dinheiro vai como água, é o planejamento.

Planejar o que precisará para os próximos meses, no que deverá ter gastos, e qual parte pode esperar é a melhor forma de não passar o ano no vermelho;

O planejamento com antecedência te da a liberdade de guardar dinheiro também para emergências além do que já estará planejado, além disso vai se sentir mais confortável de ter tudo planejado, mesmo para emergências que nunca estão previstas!

O que “deve” ser comprado


A melhor forma de evitar burlar a si mesmo, não é pensar na quantia, mas fazer uma prospecção do que acontece todos os anos;

Nos natais:

Os presentes, as viagens, as roupas, a comida, os horários, que muitas vezes saem do planejado fazendo o gasto ser maior, quando conta-se viagens.

Nos anos novos:

A ceia, as roupas, sapatos, decoração, viagens, aluguel, diárias, emergências;
Claro que não vai ter o valor certo, mas a média vai te ajudar a saber o que já precisa juntar.

>>> Livre-se do consumismo
>>> Será que meu consumismo é patológico?

O que pode esperar


A história envolve prioridades, então não adianta fazer uma média de tudo que passou nos últimos anos quando na verdade nesse ano está ganhando menos, ou não ganhando o suficiente pra ser igual a todos os anos.

É a hora de cortes!

Se não é prioridade, não viaje;

Se não é necessário, não compre tantos roupas, invista em acessórios;

Se é preciso os presentes, procure lembranças ou as faça, para que seja especial e não tendencioso sempre ganhar “coisas” de você.

Essa é a pior parte porque tudo colocamos como “vamos fazer” mas sabemos que metade disso já não entra mais no orçamento que acabou de passar por uma crise.

Seja realista, e corte o que não é preciso!

O que precisará no momento


Não é uma coisa que normalmente você coloca num planejamento, porque o “momento” que vai colocar aqui é as datas próximas ao natal e ano novo.

As bebidas na casa do amigo, a formatura, as festas com amigos fim de ano, os amigos secretos. O baile de máscara, o fim de semana na praia, a visita a parentes distantes, o salão de beleza, etc, etc.


Também não adianta separar uma quantia pra isso, porque é inevitável que acabe gastando sem ter a mínima ideia de pra quê aquele dinheiro iria servir, mas pode colocar no papel, porque tudo que está anotado, vira realidade, a sua realidade.

>>> Artista é mais consumista?
>>> Quando o estresse afeta o organismo


Depois de colocar o beabá, é fácil… é se esquematizar em cima disso, e na verdade, acaba até sobrando no fim das contas porque quando você faz um planejamento você acaba “enxutando tudo” de uma maneira ou de outra vai sobrar dinheiro para as coisas que não priorizou.

É uma tática e uma ajuda, pra que passe as festas numa boa e sem estresse.

Beijos
Boa semana!

You Might Also Like

0 comentários: