Cauterização,

Pode fazer Cauterização em Cabelos elásticos e Quebradiços?

18:19:00 Lucy Viana 8 Comments

Pode fazer Cauterização em Cabelos elásticos e Quebradiços?

Olá Meninas!

Pra finalizar nosso papo durante a semana sobre cauterização é preciso explicar porque cabelos quebradiços e elásticos devem tomar cuidado com esse procedimento, e não estou informando que não possa, mas porque muitas pessoas indicam pra esse tipo de cabelo, que na verdade tem seu tratamento diferenciado e com respectivos cuidados.

Lembre aqui: Vamos recordar que a cauterização tem o intuito de restaurar a elasticidade já que é selado ao fio a principal proteína, que é perdida em químicas. Daí você pensa, se serve para restabelecer a elasticidade porque necessariamente o cabelo elástico deve ter cuidado com esse procedimento?

Pode fazer Cauterização em Cabelos elásticos e Quebradiços?

O fato é simples, como fica o cabelo elástico quando esta molhado e depois quando esta seco??

Fica totalmente “chiclete” quando esta molhado, não pode passar por um shampoo anti-resíduo por exemplo, e quando seco fica extremamente ressecado e muitas vezes quebradiços, o que significa que esse tipo de cabelo não pode passar por procedimento com alta temperatura, e a cauterização tanto nos fios lisos ou cacheados leva sim temperatura, se não é a da piastra, é a do secador.

Fica claro que esse cabelo precisa primeiro de encorpamento dos fios e força, antes de passar por esse tratamento profundo.

Nesse caso o melhor a se fazer inicialmente são nutrições e reparações, nada que seja demais nesse cabelo vai fazer milagre na fibra desestruturada, até porque o cabelo não vai absorver necessariamente o que precisa se não tem nem sua estrutura pronta para fixar nutrientes.

Saiba Mais:
A queratinização que não leva calor, e deixa fios mais encorpados, garante tratamento reparador pra esse cabelo, porém é um procedimento que não pode ser feito semanalmente, apenas a cada 15 dias, isso sugere que esse tempo é necessário para doar nutrição, força nas hidratações, para depois fazer a queratinização.

A selagem de nutrientes com a cauterização, só vai ser possível quando o cabelo der uma “melhorada” nesse aspecto elástico e quebradiço, e se ainda sentir fios sensíveis, pode fazer o procedimento como as cacheadas, que é mais suave e não tem a piastra passando diretamente no fio.

Se o cabelo somente estiver quebradiço, e se for só nas pontas essa quebra, então o cabelo pode sim ser cortado e depois ser feita a cauterização, de modo que as pontas fiquem seladas para não quebrar novamente.

O problema constante em fios quebradiços é que as pontas se partindo tanto o comprimento fica desigual quanto todo seu corte é desestruturado, esse cabelo fica sem caimento, poroso, leve, frisado e molhado, elástico. Precisa de mais cuidados em tratamentos do que dicas milagrosas, porque lidar com um cabelo assim é paciência.

Beijos

You Might Also Like

8 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas :) Diz que não deve se fazer queratinizacao toda a semana só de 15 em 15 dias mas e se for produtos como shampoo e máscaras com keratina? Como a gliss kur regenerador intensivo da schwarzkopf que diz que reconstrói já se pode?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo Marisa, a Néctar do Brasil possui um sistema de Blindagem profissional que pode fazer a cada 15 dias, é selagem com tratamento de queratina, sem química e com durabilidade.
      Depende do produto, muitos falam que reconstrói e não tem uma porcentagem boa de queratina na fórmula. Não conheço os produtos que fala amor.
      Espero ter ajudado.
      Beijos

      Eliminar
  2. ola boa tarde
    eu fiz uma difrisagem ao cabelo em setembro de 2014 porque meu cabelo não e ondolado nem liso em outubro dei um corte a pontas
    faco mascaras de cabelo uma vez nutrição e outra vez recontrucao
    não uso chapinha nem secador lavo uso mascara e deixo secar ao natural uso óleo para pontas também
    agora estou de novo com o cabelo quebradiço e pontas secas que devo fazer quais os produtos ideais a uasar
    meu trabalho tenho de usar cabelo amarrado e fica com o jeito ao meio coisa que não gosto que acha se eu fizer um tratamento em casa com a queratina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Margarida esta fazendo um bom tratamento e ainda longe de modeladores!! Parabéns.
      O que pode fazer sobre tratamentos é uma blindagem, cauterização nas pontas, a cada 15 dias, com produtos sem química como o que temos aqui na Néctar do Brasil ( veja resenhas do Blindagem: http://www.blog.nectardobrasil.com.br/search/label/BLINDAGE ) seria bom cortar um pouquinho antes pra ficar perfeito.
      Sobre o uso de prendedores pra trabalhar, coloquei um post aqui que vai te ajudar bastante: http://www.blog.nectardobrasil.com.br/2013/01/o-uso-do-bone-diariamente-causa-danos.html
      Beijos

      Eliminar
  3. Boa noite!Em cabelos elasticos fragilizados por químicas o certo é fazer cauterização a frio.É excelente!Devolve o brilho a maciez.Meu cabelos ficam maravilhosos.Faço todo mês porque tenho cabelos loiros e tenho que matizar.Não sou muito fã de alisamentos, escovas e piastras.CAUTERIZAÇÃO A FRIO É TUDO DE BOM.
    BJS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom ter contado sua experiência por aqui Maria! Obrigada!

      Beijos

      Eliminar
  4. Olá boa tarde eu fiz luzes e meu cabelo quando eu lavo fica frágil,elásticos a coisa mais feia,e a cabeleireira falou que eu posso fazer a selagem mais to com medo,gostaria de saber se pode ou não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faz selagem com o cabelo com danos não!!

      O cabelo tem que estar tratado e saudável para poder modificar sua estrutura. Trate o cabelo com queratina líquida e óleo vegetal umas três vezes por semana e use bons produtos para manter a saúde do fio. Só quando o cabelo estiver bom sem esse efeito chiclete que "talvez" poderá fazer, mesmo assim exija um teste de mecha e resistência do profissional, ou mude de salão mesmo.

      Beijos

      Eliminar