Danos no fio,

Reposição de massa x Reconstrução.

17:44:00 Lucy Viana 8 Comments


Reposição e Reconstrução capilar

Olá meninas!

Não tenho tanto conhecimento em composição como um químico, ou estudante dessa arte da beleza dos cabelos, mas a experiência de testar os produtos, e observar como os ativos agem no fio é único em cada pessoa... e com um pouco de experiência e um pouco de pesquisas aprendemos que tudo tem dois lados...

Mesmo sendo específico para uma função, tem alguns produtos que tem ações diferentes dependendo o tipo de cabelo e os danos, assim pode ser grande reparador, nutritivo ou ter seu efeito mais potente em cabelos com baixo dano e porosidade, é aquela famosa história de que cada cabelo uma sentença: "O que reparou meu fio, só nutriu o seu!".

Esse pode ser o caso de uma mascara repositora de massa, ela pode ser diferente em cada tipo de cabelo, como uma mascara reconstrutora pode ser totalmente potente em alguns cabelos e em outros não...

Como usar um produto específico pra todo tipo de danos no cabelo.
  • Reposição de Massa:
O maior problema em identificar se uma mascara repositora de massa serve para reconstruir os danos do fio, é justamente pelo efeito no cabelo. Falamos tanto dele e no fim é o resultado na lavagem que faz toda diferença!

Muitas delas são chamadas de nutri-reparadoras, porque a sensação no fio é de peso como uma nutrição, e potente como uma reparação, seria óbvio que esse produto seria potente para alguns tipos de cabelo, com baixa porosidade, preenchendo o interior da fibra, deixando mais alinhado, saudável.... e deixando a desejar em outros aspectos para cabelos com porosidade alta.

A ligação de 3 ou mais aminoácidos com proteínas podem sim trazer benefícios maiores do que uma simples nutrição, o ligamentos desses componentes no fios principalmente um cabelo com poucos danos pode trazer grandes ajustes no alinhamento para um cabelo saudável, fazendo uma leve reconstrução.
  • Reconstrução:
Vale a pena dar uma espiada nessa matéria que mostra quantas reconstruções devemos fazer dependendo do nosso tipo de cabelo.

Reconstrução é a forma mais pesada de salvar o fio já em desgaste profundo, é a queratina e os aminoácidos e a proteína tudo junto com outras vitaminas e extratos, é aquela mascara que não pode ser usada muitas vezes e que visivelmente não vai doar só peso ao cabelo mas vai devolver-lhe a estrutura e a massa, tudo num efeito profundo e restaurador.

Quem precisa das duas mascaras?
  • Cabelos virgens: Não precisam repor massa uma vez que suas cutículas não tenham se modificado com as agressões externas. Se esse cabelo for submetido a escovas diárias, chapinha, danos térmicos, a reposição de massa pode ser usada somente se o cabelo estiver com danos visíveis, mesmo assim o uso só se faz quando o cabelo precise;
  • Cabelos crespos: Ressecamento pode ter muito a ver com perda de massa, ele é seco naturalmente, se não tratado pode ficar quebradiço, precisa sempre estar nutrido e umectado, a reposição de massa ajuda, auxilia o fio a recuperar sua massa perdida pela agressão externa agindo como um ótimo reparador.
  • Cabelos coloridos: Cabelo colorido já é um fio modificado e tem benefícios com os dois produtos, porém em semanas diferentes para não dar excesso de proteínas, é assim que eu uso, como só tenho coloração, numa semana reconstruo e na outra reponho massa;
  • Cabelos descoloridos: Esses precisam de reposição de massa e até reconstrução na mesma semana, depende muito do produto, hoje há muitos tratamentos que podem fazer essas duas ações no fio, por isso identifique as mascaras dessa matéria como as escolhidas pelo consumidor no mercado. Até mesmo as profissionais podem dar resultados rápidos não sendo necessário o uso das duas. Considerando uma mascara de tratamento de mercado o uso dos dois produtos trariam benefícios utilizando durante duas semanas até total recuperação da fibra e alinhamento da cutícula.
  • Cabelos quimicamente modificados: Esses como os descoloridos podem ter muitos benefícios com os dois tratamentos, mas dependendo da maneira como fez a química se em casa ou não sempre é melhor usar mascaras reconstrutoras com queratina e da mesma marca que o alisamento ou progressiva, para seu liso ser duradouro.
  • Cabelos quebradiços: Cabelos assim precisam de emoliência uma vez que sua própria secura faz o cabelo quebrar, a mascara repositora de massa aliada com outros produtos pode contribuir para salvar as pontas, e a reconstrução entra após a reparação com massa.
Não é regra que se use os dois produtos para tratar seu tipo de fio, como disse que tudo tem dois lados adeque seu tratamento de acordo com o que seu cabelo necessite, precisa somente de qualidade nos produtos e não quantidade;

Para um fio com poucos danos, tratado habitualmente pode ter benefícios com o tratamento repositor até uma vez na semana e aumentando o espaço para uma reconstrução a cada 15 dias com uma mascara profissional, ou um tratamento reconstrutor potente.

Não é fácil perceber quando o fio necessita de algum tratamento, as vezes ele esta bom hoje e amanhã já esta ruim, sem considerar a alimentação e muitos outros fatores, é sempre mais fácil decidir o que usar pelos procedimentos que você faz no fio.

Beijos

You Might Also Like

8 comentários:

  1. Super adorei sua materia, explicou super bem.

    Bjokas

    ResponderEliminar
  2. Uau arrasou nas explicações!
    Bom saber que é melhor usar da mesma marca!
    Beijão amiga!

    ResponderEliminar
  3. Olá, minha tão gentil Lucy...faz tempo que me ausentei da net, mas agora de Notebook novo estou voltando a ativa...estou precisando da indicação de 1repositor de massa e 1 creme de nutrição, pois, meus cabelos castigado por descoloração, está quebradiço, frágil, elástico nas pontas e fino....me ajude a ter minhas melenas fortes de volta, please, com produtos NÃO TÃO caros...aguardo sua resposta, beijos, Penélope.
    maniasdapenelope.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Penelope!!! Saudades minha querida! Como tem passado??

      Ah sua linda, que bom esta de volta... amanhã sem falta estou no seu blog hein!

      Beijinhos

      Eliminar