Cabelo oleoso,

O uso do boné diariamente causa danos aos fios?

11:59:00 Lucy Viana 5 Comments

O uso do bon diariamente causa danos aos fios?

Olá meninas e meninos!

Sabe quando você tem tanto pra falar e não saber por onde começar? Estou mais ou menos assim…

Se por um lado a quem faça do boné uma parte integrante da cabeça, "porque quer", por outro lado a quem trabalha com boné o dia inteiro, no calor, no frio, na chuva, sem ter a opção de "não usar" e nesses casos as dicas são indispensáveis.

Também por isso vamos considerar os trabalhadores primeiro, porque eles não tem a opção de “não usar” quando o boné faz parte do uniforme.

O mal uso do boné:

O problema do boné esta mais associado ao tempo que você fica com ele, e também ao tipo de tecido que tampa o couro cabeludo. Abafar o couro cabeludo com redinhas e boné, no calor, é basicamente um chamado para couro cabeludo sensível e com possível descamação, é tão óbvio quanto as dicas que damos aqui sobre cabelos.

Porque? Simples! É só pensar em tudo que já falamos sobre oleosidade capilar e entender porque pode dar tanta sensibilidade!

O couro cabeludo abafado com boné em altas temperaturas como nessa época do ano, por exemplo, acaba promovendo a oleosidade do fio, isso trás como consequência desse excesso, um sebo característico no couro cabeludo, que tende a ficar sensível e fácil de descamar pelas crostas que ficam coladas na raiz do cabelo.

Agora, se você trabalha com boné é essencial garantir o crescimento do cabelo saudável, pra isso tem umas dicas bem legais e que vão ajudar bastante:

O uso do bon diariamente causa danos aos fios?
Todo trabalho tem um “breakuma hora de descanso nem que seja na hora do almoço, nesta hora tire o boné e deixe pendurado num lugar ventilado, e se possível no sol, e seu cabelo deixe solto;

Para garantir um folículo piloso resistente tem duas maneiras muito fáceis de fortificar o crescimento, uma são os tônicos que pode ser em ampola, spray, algumas gotinhas diariamente podem realmente fazer diferença. Outra dica legal é o Bepantol, um medicamento formulado a base de vitaminas que fortifica a raiz podendo ser diluído em água e borrifado no couro cabeludo uma vez por dia.

Para aplicação de tônico fortificante ou Bepantol, use somente quando os fios estiverem limpos, antes de sair de casa, ou após a lavagem, nada pode ser aplicado no couro cabeludo com sujidade, suor, descamação. Lembre-se que nada em excesso faz bem, use com moderação.

Também não use o boné com o cabelo úmido o risco de enfraquecimento do fio é maior e a proliferação de bactérias também… Lave a noite ou de manhã e só coloque tônicos e spray com os fios secos.

Em casos mais extremos, como caspas, feridas, muita coceira e ardor, a busca de um profissional médico é indispensável porque os produtos ou medicamentos indicados serão específicos para sua raiz, e para seu problema, a solução é imediata.

Lavar os fios diariamente não trás problemas desde que usado produtos específicos pra isso, como shampoos suaves, de uso diário e anti oleosidade.

Se você pode escolher o tipo de boné prefira os de tecido leve e de rendinha para facilitar a ventilação no couro cabeludo.

Se você usa o boné por opção e não consegue tira-lo da cabeça por ser um ítem importante ao seu look, pense em todas essas dicas e não deixe que a queda capilar seja um problema a mais no fio.

Beijos.

You Might Also Like

5 comentários:

  1. Ótimo post, Lu!!! Teve uma época, que eu usava muito boné na facul...e meu cabelo era comprido. Ele era ótimo pra prender o cabelo e proteger o rosto do sol, nas atividades práticas ao ar livre! Mas nunca tive problema não... ainda bem! hehe BJks
    http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Erika seria assim com todos se não usassem por periodo prolongado...

      Agora, amiga do céu!! Vai ver meus sobrinhos... chegam a ficar com marca na testa do boné!! Depois ainda vem reclamar que ta caindo cabelo! Daí não da né? rs

      Beijos

      Eliminar
  2. O amigo do meu marido é mecânico e sempre usou muito boné, quando ele percebeu que estava perdendo os cabelos por causa disso ele ao invés de parar de usar ou dar um intervalo maior, ele ficou constrangido com a careca e nunca mais largou o boné, só tira pra dormir kk... pode isso?!
    Beijos flor!
    Cris.
    Cuidados e Vaidades

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cris o pior é que eles percebem só quando o cabelo esta caindo, e nessa hora o tratamento fica mais difícil!

      Beijos

      Eliminar