Alimentação,

As vitaminas que produzimos!

15:19:00 Lucy Viana 5 Comments

As vitaminas que produzimos!

Ola meninas!

Essa semana começamos a falar de vitamina A e vitamina C e porque elas assim como outras vitaminas são tão importantes para nossa saúde.

Temos essa deficiência no organismo, não produzimos tudo que precisamos, por isso o beabá de comer bem e com qualidade é fundamental.

As únicas vitaminas que produzimos são a D, K e B12 em pequenina porcentagem, saber seus benefícios e como potencializar seus efeitos juntamente com outros nutrientes pode transformar um organismo e nossa vida ;



A vitamina D age diretamente com os ossos, conseguimos sintetiza-la através do colesterol e também pelos raios ultra violetas, por isso é chamada de "Vitamina do Sol" então, não pense que o sol é sempre inimigo, no horário certo com a devida proteção o sol nos da o que precisamos normalmente, é nos raios UVB que essa vitamina é sintetizada em nosso organismo.
Assim em conjunto com o cálcio que normalmente ingerimos temos ossos fortes e crescimento saudável, o que também refletirá tudo o que fizermos hoje quando tivermos beirando os 65 anos.
Vale lembrar que protetor solar filtra bem os raios UVB que podemos absorver com segurança na pele, o mais importante é saber o horário de se expor ao sol para ter dele muitos benefícios, evitando o horário das 10 as 14 horas.
Para manter os níveis de vitamina D elevados consumir vegetais de folhas escuras, sardinha, bacalhau, gema de ovo, etc. Lembre-se de manter um equilíbrio na sua alimentação, não é ingerindo tudo que tem vitaminas em quantidade elevada diariamente que estará livre de seus excessos, pois eles também podem causar problemas. O ideal é equilíbrio e qualidade nas refeições.

Separador

A vitamina K, é a vitamina da “coagulação” , é produzida pela nossa flora intestinal e o bom funcionamento do intestino promove cabelos e pele livre de problemas. Aqui as folhas escuras também contribuem para manter nosso bom nível de produção de vitamina K por isso ingerir habitualmente folhas verde escuras como brócolis, couve, alface, aveia, trigo, óleos vegetais, etc garante níveis saudáveis para o organismo.
Como percebeu nossa vida precisa de verduras, vegetais e alimentos em quantidades regulares pois  justamente a falta de refeições acarreta baixo nível de vitamina K, esta vitamina é tão importante para o organismo, que o fato de tomar antibiótico por muito tempo altera os níveis dela no organismo o que gera uma imunidade com deficiência.
Não é a toa que sempre falamos que “acabamos tomando remédio pra uma coisa e prejudicamos outras”

Separador

A vitamina B12 (cobalamina) é tão polêmica na sua formação quanto poderosa nos seus benefícios, o fato é que ela pode ser formada/sintetizada a partir de alimentos no nosso organismo e também através da fermentação de bactérias sintetizadas no intestino grosso mesmo assim é mínima a quantidade e não atende nossas necessidades nutricionais.

De todas as vitaminas essa é a mais complicada, principalmente com os vegetarianos, porque não tem muitas plantas que fornecem a quantidade necessária para o ser humano, e ela é uma vitamina indispensável porque tem sua real função na formação do sangue.
A deficiência desta vitamina para o organismo trás problemas sérios da anemia.
Algumas das principais fontes de vitamina B12 são: Fígado, ostras, carne de vaca, ovos, leite, peixes, atum, cereais, soja…
Tirei um trecho bem legal que fala sobre vitaminas e cabelos na Revista Cosmetic Online:

"Os cabelos são anexos a epiderme e formados basicamente por duas proteínas, a queratina, que da dureza aos fios, e a melanina responsável por sua cor. Proteínas são estruturas formadas por aminoácidos, minerais e vitaminas. Os aminoácidos são essenciais para a produção das proteínas e devem ser produzidos pelo próprio organismo ou adquiridos por meio de alimentação. O mesmo acontece com sais minerais, como ferro, zinco, fundamentais para a produção de fios queratinizados, e as vitaminas também exercem um papel muito importante nesse processo."

 Tão importante quanto repor massa e proteínas com produtos, ainda é repor vitaminas essenciais ao nosso organismo, até porque essa deficiência de vitaminas reflete um cabelo mal tratado e opaco e um ressecamento além do normal.

Beijos

You Might Also Like

5 comentários:

  1. Ótimo post, Lucy. Eu já conhecia essas vitaminas por conta dos estudos..rs. Mas é super importante passar essa informação. Muito esclarecedor.
    Existe uma grande importância no consumo das vitaminas através da alimentação, que será o jeito que realmente estaremos cuidados de pele e cabelos, além do restando do corpo. Pq tem mta gente comprando produtos com "milhões" de vitaminas e esquecendo de adicioná-las através do alimentos.
    Parabéns!
    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Elaine!! Quando vale a pena é sempre bom levar a informação quantas vezes forem necessário né?

      Obrigada por participar do Blog.
      Beijos

      Eliminar
  2. Na verdade nós não produzimos as vitaminas K e B12, são bactérias que vivem em nosso intestino que as produzem. Uma relação chamada simbiose.
    Muito bom o post. Abraco!

    ResponderEliminar
  3. Na verdade nós não produzimos as Vitaminas B12 e K são bactérias que vivem em nosso intestino que as produzem. Uma relação chamada simbiose.
    Muito bom o post. Abraço!

    ResponderEliminar