Tipos de cabelo

Diagnóstico capilar. Faça você mesmo!

14:00:00 Lucy Viana 8 Comments


Diagnóstico Capilar

Olá meninas,

Fazer um diagnóstico do seu cabelo não é tão simples quando feito por nós.

O profissional já tem como hábito sentir o cabelo de muitas clientes, saber diferencia-los pela sua densidade e espessura e até pelo desgaste da fibra ou quebra e qualquer outro problema que o cabelo apresente ou que mude sua estrutura e esse é o maior problema pra gente, não ter comparações, não sentir outras texturas a não ser o que presenciamos dia a dia com as madeixas.

Mas tentar decifrar como seu cabelo esta e o que ele esta pedindo naquele momento pode ajuda-lá a escolher melhor os produtos e os procedimentos que faz nele inclusive progressivas e colorações.

Não há outra maneira como o toque para descobrirmos as necessidades do cabelo!

Até mesmo quem já faz o tratamento cronograma capilar pode se beneficiar com as indicações do próprio cabelo e assim descobrir qual fase é melhor para aquele dia, ou do que seu cabelo esta sentindo falta quando o assunto é ativos.

Diagnstico capilar. Faa voc mesmo!

Como começar:

Sentir a textura, a maciez, observar o brilho e o frizz além das pontas duplas vai ajudar bastante para definirmos como ele esta agora.

Vamos separar o tipo de cabelo com uma característica dele, assim:

Encaracolado, colorido, seco: Não respectivamente tudo num só cabelo mas o cabelo cacheado é naturalmente mais seco assim como o cabelo colorido também acaba mais seco por causa do oxidante nas tinturas.

Liso, progressiva, oleoso: Na maioria das vezes o cabelo mais oleoso na raíz também é o mais liso, e consequentemente por má aplicação das progressivas ou mesmo sua química também vemos muito cabelo oleoso na raíz por conta desses procedimentos.

Normal, virgem, frisado: O cabelo normal e sem químicas pode aparentar mais frizz que outros cabelos, justamente por ser um cabelo natural não significa que ele também não precise de manutenção, a ação do sol, vento e poeira também prejudicam o cabelo que normalmente é lavado com shampoo e condicionador.

Leia aqui para entender um pouco mais do seu tipo de cabelo:
Depois que definir como seu cabelo é naturalmente com os procedimentos que faz nele, sinta ao toque como esta a fibra capilar.

O cabelo frisado porém macio ao toque precisa além de peso uma hidratação que retenha sua umidade natural, além de hidratações ricas em ativos que retém a umidade procure sempre usar leave-in ou cremes para manter o frizz no lugar.

O cabelo seco, leve e quebradiço nas pontas precisa de corte porque as pontas pode ser até reparáveis mas não são reconstruídas pela sua porosidade, você disfarça, sela a cutícula mas seu estado anterior reaparece por isso que sempre é indicado o corte, mas se não quer cortar tente deixar esta parte do cabelo bem nutrida e invista em umectações com óleos e use sempre óleo de argan nas pontas.

O cabelo áspero ao toque significa que seu cabelo esta precisando de tratamentos e realinhamento capilar, também pode significar excesso de sujidade ou resíduos de produtos, para isso é fundamental a limpeza do fio além do resgate de sua massa capilar, nesses casos a melhor opção são aminoácidos, proteínas e queratina numa boa mascara que feche as cutículas ou um condicionador de uso habitual.

Sentindo o estado do seu cabelo invista em shampoos e condicionadores específicos para seu cabelo, os cabelos coloridos devem manter-se com produtos anti-oxidantes, assim como raizes oleosas devem ser necessários produtos para essa oleosidade, mascaras te tratamento para manutenção em casa, e para qualquer procedimento tanto coloração ou progressiva certifique-se que seu cabelo esta alinhado, tratado e pode receber a química sem maiores danos.

É só um pouquinho do que a gente pode sentir em casa sem o auxilio e um profissional, ok?

Beijos

You Might Also Like

8 comentários:

  1. Gostei das dicas...estou louca para encontrar os produtos da marca de vocês para experimentar e postar no meu Blog, mas nunca encontro pra comprar.
    Bjs..Mi.
    www.michelerecomenda.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mi já acessou a página no facebook?
      Veja aqui: http://www.facebook.com/nectardobrazil/app_189977524185

      Também pode tentar um distribuidor próxima a você!
      Acessa o site: http://www.nectardobrasil.com.br/conteudo.php?id_conteudo=3

      Beijos

      Eliminar
  2. Lucy, como sempre ótima matéria. Não somos profissionais mas podemos arriscar um diagnóstico, afinal ninguém melhor que nós mesmos para conhecer nossos fios. Acho importante conhecer nosso cabelo e usar os produtos adequados para cada tipo. Mas gosto de destacar tbm a importância do profissional algumas vezes, só ele pode diagnosticar com precisão o estado dos nossos fios e indicar o melhor tratamento. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza Carol! Para muitos procedimentos como descoloração e progressivas, alisamentos só eles com a experiência que tem podem falar com segurança o que se pode fazer em cada tipo de cabelo.

      Mas pra gente entender qual produto o cabelo precisa, temos que entender o estado dele também! ;)

      Beijos
      Obrigada por estar sempre presente!

      Eliminar
  3. Curti! Acho que super ajuda a gente saber o que o nosso cabelo quer, até mesmo para escolher o xampu e condicionador certos! Ah! Acho que, pra quem já trata o cabelo com máscaras, o cabelo áspero pode significar excesso de reconstruções també (falo por experiência própria, tive que dar uma maneirada depois de sucessivas reconstruções) :) beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Legal Priz. Sei que também as proteínas podem causar esse excesso. Sempre bom trocar experiências!

      Beijos

      Eliminar
  4. Amei a matéria, Lucy.. Realmente, tudo bem que não podemos ser cientificamente certeiros, mas ninguém melhor que nós mesmos para entendermos como é o nosso cabelo usando os dedinhos e sentindo a fundo fio por fio =D Já tive cabelos longos, voltei a usá-los curtos e me arrependi, estou deixando eles crescerem novamente e me divirto a cada dia pesquisando novas e novas dicas de inúúúmeras blogueiras por aí kkk estou empenhado em fazê-los crescer de novo beeem hidratadinhos, nutridos e saudáveis, por isso vou ficar ligadinho aqui no seu blog também ^ ^ Beijos e Sucessooo =D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Samuel fico feliz que esteja acompanhando!
      Seja bem vindo querido!

      Beijos

      Eliminar