Crescimento do fio,

Anticoncepcional misturado no shampoo faz o cabelo crescer?

11:51:00 Lucy Viana 14 Comments

Anticoncepcional misturado no shampoo faz o cabelo crescer?
Olá meninas!

Eu sempre respondo algumas dessas perguntas sobre cabelos, seja mito ou realidade algo mais precisa ser explicado, por isso resolvi colocar a semana do “mito capilar” explicando porque a história, dica ou receita se espalhou e porque ainda nos deixa confuso…

A ligação que normalmente as meninas mais novas associam o uso do anticoncepcional no shampoo é o crescimento de pelos, consequentemente acham que fazendo essa mistura da pílula no shampoo podem fazer com que o cabelo cresça mais rápido e isso não é verdade, uma vez que o couro cabeludo não pode absorver a pílula estando ela dentro do shampoo ou mesmo creme.

Vamos começar o beabá

O que é anticoncepcional e pra que ele serve? Quais os benefícios?

O anticoncepcional foi criado e fabricado como método contraceptivo, reversível, inibidor da ovulação. Hoje em dia essas pílulas passaram a contribuir e beneficiar a mulher em vários outros problemas consequentes de um período menstrual, melhoram os sintomas emocionais e físicos característicos da TPM, reduzem a oleosidade do fio e da pele, ainda minimizam o aparecimento de acnes e espinhas e muitos outros fatores benéficos ligado diretamente com a saúde da mulher.

Porque essa história se espalhou?

Porque a pílula é feita de uma mistura sintética da progesterona e estrogênio, hormônios sexuais femininos, e o contraceptivo ingerido aumenta a quantidade de progestina no corpo o que não confere é que por causa disso, o crescimento de cabelo será acelerado ou fora da normalidade. Além do mais hoje as pilulas estão cada vez mais modernas e diferentes umas das outras, cada uma se adequando ao estilo de vida da mulher e seu metabolismo.

A verdade acima de tudo!

O couro cabeludo não pode absorver pílulas estando elas dentro do shampoo ou não, a única coisa que vai acontecer é estragar seu shampoo por causa da sua própria conservação e validade.

Cada tipo de fio e espessura tem sua genética, e crescem de acordo com sua etnia. Veja essa matéria: "Meu cabelo não cresce!"

 O cabelo  pode ter sua estrutura fortificada por vários fatores juntos: alimentação, massagem, tratamento, vida saudável.

A alimentação  regrada (no horário próprio para cada refeição, café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar) e com propriedades, fará diferença visível na pele e no cabelo, indiscutivelmente muito alimentos fazem um cabelo brilhante e “saudável”: óleos vegetais, linhaça, feijão de soja, cereais, ovo, verduras, nozes, abacaxi e cenoura, sementes, grãos, proteínas, vitaminas, etc.

A massagem capilar no couro cabeludo estimula a circulação sanguínea, tem  até uma simples e fácil de fazer, basta pressionar os dedos sobre o couro cabeludo fazendo escorregar pelos fios, abrindo a mão, exatamente como alguns aparelhos manuais de relaxamento.

O tratamento continuo é um dos maiores benefícios que um cabelo pode ter, principalmente porque acabamos com os fios danificados até pela ação do sol, uma vez que o cabelo não fica continuamente reparado é preciso o acréscimo de proteínas, vitaminas através de cremes semanalmente.

Vida Saudável! Quando colocamos isso nos referimos a todos os itens numa só “visão”, alimentar-se bem e na hora devida, dormir bem com pelo menos 8 horas de sono, fazer atividade física, tratar o fio dando a ele o que sempre perde diariamente.

E vocês meninas, acreditam que realmente a pilula anticoncepcional fará diferença no crescimento do fio?

Beijos

You Might Also Like

14 comentários:

  1. Oi Lu! Ótima idéia essa dos mitos! Geralmente as pessoas tem a tendência de querer um caminho mais fácil né... tipo "milagre"! Mas não adianta... sem alimentação saudável e os cuidados necessários, não tem pílula mágica que dê jeito! E isso é pra saúde de um modo geral, seja dos cabelos ou do organismo...
    Bjão!
    http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  2. Na realidade, o organismo pode absorver substâncias, tendo em vista que o couro cabeludo é extremamente irrigado por vasos minúsculos. Por ser uma região muito vascularizada, substâncias podem ser absorvidas, sim. Entretanto, o resultado certamente não será crescimento de cabelos, mas um eventual desequilíbrio hormonal. No caso de vitamina A no shampoo (ou creme), pode causar hipervitaminose A, que gera muitos problemas, podendo até mesmo levar a óbito por conta das complicações ocasionadas pelo excesso de vitamina no organismo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Bru, o organismo assim como o couro cabeludo pode absorver sim substâncias, tônicos, loções próprias para o tratamento do bulbo capilar. Nossa... devia ter deixado mais explicito que me referia as pilulas anticoncepcionais esfarelada dentro do shampoo.

      Obrigada pela observação! ;)
      Beijos

      Eliminar
  3. Obrigada pela mensagem Toninha!

    Ótima semana pra você também!
    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Olá querida
    Gostei muito da idéia dos mitos e desta matéria também. Quanto ao cometário sobre hipervitaminose, ela só ocorre quando ingerida por via oral ou ijetável.
    Uma boa parte do que colocamos na pele ou no cabelo, não é absorvido e ainda uma boa parte do absorvido não é aproveitado pelo organismo.
    Quanto a vitaminas, componentes oleosos e hormônios no shampoo,não fazem efeito pois são quimicamente destruidos logo depois da misturados no mesmo, o que realmente vai fazer efeito é o que for colocado em condicionadores ou em loções. Existe uma loção a base de hormônio que estimula o crescimento e diminui a queda, e é efetiva mesmo, mas só pode ser usada sob prescrição médica.
    A melhor coisa para ter uma pele e cabelos bonitos, é investir na nutrição. A alimentação tem efeito direto na pele e cabelos, comer bem e certo é o melhor tratamento pra tudo.
    Bjos
    Maria José
    Artconsult - Sabão e Glicerina

    ResponderEliminar
  5. Ai Lu, acredite...eu fazia!!!
    Cara, me fez lembrar do tempo que eu não sabia nada com nada...meu Deus!!!kkkkk

    Lu, acredita que tem gente que usa desodorante como primer???
    Serioo, essas coisas se espelham e o povo acredita!!!
    Eu era uma delas...achava que meu cabelo ia crescer muiiitoo...O que se for analisar mesmo,,,ele teria é de parar de nascer!!!hahaha

    Otimo post...vou acompanhar todos.
    Bjokas
    Liia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nossa Liia... Abalei geral agora!! Desodorante como primer?? Ah meu Pai... Que medoo!!

      Obrigada Liia!
      Bom saber bastante coisa agora né amiga? Assim a gente passa pra frente! rs

      Beijos

      Eliminar
  6. Nossa Lucy, esse mito escuto desde de Criança!!! Legal essa ideia de montar uma coluna de mitos e verdades, se precisar de ajuda conte comigo! Beijos

    ResponderEliminar
  7. Gente, coloquei anticoncecional no meu shampoo porque minha amiga disse que dava certo, bom, o cabelo dela cresceu muito rápido, talvez por psicológico hahaha. Enfim, mesmo que meu cabelo nao creça, tem risco de estragar ele?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marina não vai estragar seu cabelo, mas o shampoo pode ter alteração pela química do medicamento com sua conservação e validade.

      Beijos

      Eliminar
  8. Isto não é um mito.
    Passado quatro semanas o meu cabelo ficou um pedaço maior do que anteriormente. Agora está enorme.
    Isto chama-se a Receita das Ciganas.

    ResponderEliminar