Cliente e Profissional

A ética profissional e o bom senso do cliente.

12:12:00 Lucy Viana 4 Comments

Ética Profissional

Olá meninas!

Vamos finalizar o assunto sobre atender clientes e como somos vistos pelos profissionais de salão.

Os dois lados tem suas razões e motivos além da vivência diária com pessoas que se comportam de maneira diferente do que estamos acostumadas a ver e claro, que alguns tipos de situações em salão de beleza, acaba criando inimizades.

Vou começar a falar do profissional, e da maneira “Eu penso” porque direitos e deveres cada um deve saber o seu!

Penso que: Ao abrir a porta de um estabelecimento para trabalhar com o publico e via de regra a beleza, tem que ter no mínimo postura, paciência além de muita compreensão para os que não aceitarem suas sugestões.

Penso que o profissional não tem que aturar tudo, mas sempre manter a etiqueta e a discrição perante outros clientes é fundamental, quem quiser “lavar a roupa suja” cobrar cliente, ou reclamar que falou mau dos seus serviços, que faça somente com a pessoa sem a participação de outros clientes.

Penso que o profissional jamais deve dar as costas quando contrariado, ou fazer ar de deboche, ninguém sabe os sonhos de uma pessoa e ele pode ser quebrado somente com um sorriso sarcástico, além do mais… não tem nada mais deselegante do que falar com “as paredes”, afinal profissional, escute meus anseios, meus sonhos, minha postura diante da vida e não menospreze o conhecimento que não tenho!

Penso que, se o profissional não quer jogar conversa fora, não converse, mantenha seu trabalho focado no que esta fazendo e não puxe assunto pra conversar, “cara feia” para cliente é um insulto num lugar aonde se trata de beleza.

Se o profissional já sabe que dentro daquele local de trabalho podem entrar vários pessoas, e que talvez não pensem como ele no modo de vestir e se portar, manter alguns cartazes e plaquinhas demonstrando que, o que não deseja que seja feito dentro do seu ambiente de trabalho, será mais fácil do que debater, porque a pessoa vai visualizar.

Independente do que saiba de tendências e dicas além de novas cores, deve aceitar o modo clássico do cliente e não transformar o que não pode ser mudado: seu interior. Melhor sempre fazer o que sempre se pede ao mesmo cliente do que tentar fazer algo que não vai gostar e possivelmente nunca mais ira voltar.

Nem toda verdade é bem vinda… Se falar sobre produtos, químicas, ativos e mostrar segurança no que vai utilizar no meu fio já esta de bom tamanho, chegar me chamando de horrorosa, credo, cabelo horrível… não vai me deixar feliz por mais que tenha liberdade com o profissional, não use minha auto estima para fazer procedimentos no meu cabelo, melhor é explicar sobre o assunto, informar e deixar que eu decida, e se pra mim valer sua opinião então vou aceitar!

O cliente deve manter-se educadamente da maneira que entrou até o momento de sair, fofocar de outros clientes e/ou profissionais e contar sua vida pessoal não vai transformar sua vida e nem mudar a do dono do salão, então porte-se com elegância, discrição e seriedade em lugares que são públicos.

O cliente não deve atrapalhar um procedimento que esta sendo realizado em outra cliente.

Os profissionais não fazem milagres, se ele já falou sobre seu cabelo ou deseja alerta-ló para um procedimento que possa dar errado, não discuta o que ele não pode fazer.

Discutir o trabalho mau realizado pelo profissional, assim como pagar débitos ou se explicar de algo, deve ser falado ou feito a sós, sem a presença de outras pessoas, clientes, e muito menos sair denegrindo a imagem do profissional, é fácil, troque o salão!

Profissional não da jeitinho, nem pra pagamento e nem pra cabelo, é aquilo ou não é, aceite ou procure um que satisfaça seus desejos.

Não pense que porque tem amizade no salão pode chegar gritando e desrespeitando o ambiente de trabalho do profissional, o mesmo direito que da se a ele também devera ser mantido por você, em qualquer ocasião, não desrespeite, não ignore uma sugestão, pense e não seja deselegante que ele também não será com você.

Todos somos conscientes do que é certo e errado, ter bom senso nas escolhas e na sua conduta vai faze-lo uma pessoa melhor e também seu ambiente de trabalho.

Beijos

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4 comentários:

  1. Lucy, achei bem legal essa série de matérias que fez sobre a relação profissional-cliente. Está de parabens, não curto profissional que fala demais, que toda a hora fica parando pra conversar ou ver televisão, acho chato sem contar que o serviço leva mais tempo quando é interrompido a cada 15 minutos...Beijos

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    1. Carol, verdade seja dita, se o cliente gosta de falar, muitos profissionais também... Por isso o bate-papo rola mais do que deveria e como disse acaba atrasando outras clientes!

      Beijos

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