Progressiva
Receitas que não devem ser utilizadas por quem tem progressiva
Olá meninas!
O assunto é quase o mesmo de ontem, veja aqui, sobre receitas que não se deve utilizar por quem tem progressiva e hoje vamos papear sobre umas misturinhas nada agradáveis para fios com químicas. Entenda que o problema não esta propriamente na mistura, mas com que elas são feitas, e até os perigos de fazer em casa sem orientação profissional, teste de mecha e produtos inadequadas.
Vamos lembrar que muitas misturinhas caseiras como ampolas de queratina e creme de tratamento ou vitaminas para os fios mais tratamentos não são prejudiciais aos fios com químicas, qualquer que seja a química. A única coisa que realmente não pode fazer nesses casos é misturar uma ampola ou uma vitamina dentro do pote de máscara de tratamento, porque os ingredientes são alterados, conservantes e prazo de validade, mas fazendo na hora da hidratação essas receitas não são problemas e sim solução!
Receitas que não dão certo para quem tem progressiva!
Soap Cap
- Receita: shampoo+descolorante+agua oxigenada
O soap é uma mistura de descolorante, shampoo e as vezes também usa-se agua oxigenada, tem várias formas de faze-lo e é indicado para remoção de pigmentos do fio. Esses pigmentos meninas são superficiais, não retiram a tintura do cabelo, e no caso de progressivas é praticamente proibido fazer isso, primeiro pela incompatibilidade, segundo pelo próprio dano no cabelo e terceiro o que é meio óbvio, se remove pigmentos alterando a estrutura da cutícula com um pH alcalino imagina o que não fará a sua progressiva, esquece liso e esquece cabelo depois disso.
Banho de Brilho
- Receita: creme de tratamento + agua oxigenada + tintura
O banho de brilho não é como um tonalizante, porque leva oxidante e tonalizantes você acha em máscaras pigmentadoras e até sem amônia, ou seja, o banho de brilho leva ingredientes que alteram o pH do cabelo, a tintura pode chegar até 11 na escala de pH, sendo uma progressiva acida vamos pensar o que não alteraria suas cutículas. E nem pense que o creme nesse caso faria diferença, porque de uma maneira ou de outra o oxidante vai agir com a tintura no fio. Cabelos com progressivas devem tratar a cor com profissional, ou em casa com tonalizantes que apenas depositam pigmentos e não tenham qualquer tipo de oxidantes. As vezes você pensa, ah! mas minha progressiva é compatível então vou utilizar, daí depois não da pra reclamar do liso modificado.
Quem tem progressiva pode sim pintar o cabelo, mas até nisso tem pausa, tudo que fizer exagerado, sem auxilio e informação correta trará diferença no fio.
Redutor com Condicionador
- Receita: condicionador + redutor
Não sei quem inventou isso mas está redondamente enganado em achar que tal procedimento pode melhorar a integridade da fibra ou do liso!!! De certa forma estará jogando no cabelo, várias vezes, a química, e considerando que altera a estrutura do cabelo quando em contato acredite a longo prazo a alteração da cutícula será tanta que nem mais procedimentos químicos poderá fazer!!! Não é a toa que química tem pausa para retoque e tratamentos constantes.
Clareadores no sol
- Receita: produtos com oxidantes + leave-in / exposição solar
Qualquer tipo de mistura que faça e se exponha ao sol vai alterar o efeito da sua progressiva, e não porque ela seja intacta, mas por conta de alguns produtos conterem componentes que alteram a cutícula para que o desbotamento “reflita” o dourado, ou o cabelo queimado que almeja, até mesmo a camomila e outras plantas não são indicadas porque a progressiva para “durar” precisa mais que tudo ser protegida dos efeitos externos que chamamos de agressões externas.
Escova de açúcar, maizena, etc.
- Receita: Só Deus sabe!
Não sei qual é a infinidade de receitas que existe para deixar o cabelo mais liso, mas, considere que vai gastar mais no procedimento se der errado depois, além do trabalho de fazer e de como pode prejudicar o próximo retoque da progressiva que já tem no cabelo, por isso, não faça mistura no fio, se o liso já esta passando e a raiz crescendo utilize tratamentos profundos como cauterização, blindagem ou queratinização para fortalecer e fazer durar esse liso no fio.
Beijos
0 comentários: