Tratamentos

Célula-Tronco-Tratamento Reparador?

18:50:00 Lucy Viana 0 Comments

Célula-Tronco-Tratamento profundo?

Olá meninas!

Não teria como colocar essa matéria se não fosse pela simples explicação do Dr. Valcinir Bedin na Revista Cosmetics Online.

Temos que definir tratamentos profundos em produtos cosméticos, mas tem algo bem mais forte que determina que essa ação do tratamento no cabelo tenha um resultado satisfatório, assim, mais uma vez chegamos na determinante palavra,  alimentação.

Na matéria pesquisada Dr. Bedin (especialista em Tricologia) explica como o cabelo é feito e como pode ser afetado pela falta de nutrientes no organismo:
Os cabelos são estruturas proteicas e, como todas as proteínas, compostas da junção de aminoácidos, vitaminas, sais minerais e cofatores. Toda vez que algum desses nutrientes falta no corpo de uma pessoa, ela pode ter um problema com os cabelos. Eles podem cair, podem não nascer ou podem ficar frágeis e quebradiços. Ás vezes, eles podem mudar de aspecto, de textura e até de forma (ficar mais lisos ou mais encaracolados), conforme sua fisiologia mudar.
Fica muito claro entender que além de tratamentos ultra reparadores, nosso organismo precisa de tanta vitamina quanto a que doamos ao fio, a única diferença é que o tratamento é a longo prazo, porém de forma mais durável no organismo como um todo.

Ainda falando sobre vitaminas e minerais, Dr Bedin mostra o quão importante se trata alguns alimentos para todo organismo e cabelos:
As vitaminas mais importantes para os cabelos são aquelas do grupo do complexo B. Portanto, alimentos que contenham essas vitaminas são sempre bem-vindos, como o leite e seus derivados e a maioria dos vegetais.
Com relação aos nutrientes derivados dos sais minerais, há o ferro, encontrado nas carnes vermelhas, no feijão e em alguns vegetais verde-escuros, como brócolis e couve. O ferro é considerado o metal mais importante da fisiologia do crescimento dos cabelos. Acredita-se, numa forma livre de explicação, que o ferro “abra as portas” do queratinócito formador do fio para outras substâncias. Assim, quando o ferro está baixo no organismo, não há resultado positivo com nenhum tratamento. O zinco, encontrado nos frutos do mar com casca, como ostras e mariscos, e o cobre, encontrado no chocolate amargo, completam o time dos metais.
Falamos aqui sobre:
Ok! Já entendemos que precisamos de muitos nutrientes para o organismo estar saudável assim como nosso cabelo, e suas deficiências só trazem problemas, mas aonde entra a célula-tronco?
As células-tronco do cabelo são as mais disponíveis no corpo humano. Para corroborarmos essa informação, basta que nos lembremos que temos aproximadamente 5 milhões de folículos pilosos espalhados pelo corpo e as células-tronco estão presentes em todas as unidades, localizadas na área do bulge, região onde se insere o músculo eretor do pelo. As células-tronco podem transformar-se em outras células, como as musculares, e até em células do sistema nervoso, os neurônios. Mas, infelizmente, elas ainda não se transformam em outros cabelos. Pode-se até cultivá-las, mas, ao voltarem para o couro cabeludo, elas não logram fazer um novo fio.
Embora temos tratamentos tanto por dentro (organismo) como por fora, com cosméticos, muitas pessoas com problema de calvície recorrem aos transplantes para obtenção de fios que estejam perdendo, ou que já tiveram total perca, assim, o Dr, completa:
Nesse procedimento, as células da área doadora (nuca) são tiradas cirurgicamente e com a ajuda de lupas e microscópios, e plantadas na área receptora, uma a uma. Por ora, o que temos é uma inovação no processo de transplante dos fios, que pode ser feito com as células-tronco.
Antes de tratamento profundo é indispensável entender que nosso organismo exige muito mais para que todo tratamento tenha efeito, tanto na saúde, quanto na pele e cabelos, e dele mesmo parte todo resultado satisfatório na vida como um todo.


Beijos.

You Might Also Like

0 comentários: