Danos no fio

Cabelo quebradiço x pontas espigadas. É tudo igual?

15:16:00 Lucy Viana 7 Comments

Olá meninas!

A maioria das perguntas sobre cabelo não são sobre os produtos, mas como proceder o tratamento em geral, na lavagem e secagem dos fios, com danos.

O primeiro passo é buscar a solução, porque ficar olhando o cabelo se quebrar sem fazer nada não da certo né?

Cabelo quebradiço x pontas espigadas. É tudo igual?

Aonde esta o erro?

Muitas vezes o tratamento não da certo porque não soube identificar o problema real do cabelo.

Por exemplo, um cabelo quebradiço, pode se partir nas pontas como até no comprimento, dependendo do grau de dano ocasionado, este tipo de cabelo não precisa de muita tração pra se partir, cai com o toque da mão, é frágil, sensível ao extremo porque perdeu massa, estrutura capilar, todo o núcleo do fio fica desprotegido.


O tratamento nesse cabelo como disse na matéria anterior (cabelo elástico) é dar emoliência, é necessário o fio estar bem macio para evitar a quebra, e depois disso é tentar salvar a fibra desde seu interior, não tem milagre... é paciência. A mascara mais potente do mundo não vai te dar resultados do dia para noite, use de maneira certa a mascara própria pra esse tipo de dano.

 Nesse caso um bom corte nas pontas danificadas é a melhor dica para evitar ainda mais a quebra.

O problema também esta em quem não consegue secar o cabelo naturalmente, sem chapinha e secador, com certeza o prazo de tratamento vai triplicar, porque mesmo que proteja esse fio da temperatura, ele ainda esta sensível e sem condições de passar por esse tipo de procedimento, já imaginou que química muito menos né?

O negócio é tratar, umectar (óleo de argan) sempre quando seco, e aguardar que o tratamento preencha as fissuras e de resistência ao fio frágil.

Ter as pontas espigadas não significa que é um cabelo quebradiço, alias pontas espigadas somos nós mesmo que fazemos, com vários procedimentos, seja químicas, seja chapinha, isso mesmo!

Sabia que o modo de uso da chapa é a maior causador dessas pontas espigadas?

Cabelo quebradiço x pontas espigadas. É tudo igual?
Se já não bastasse ter uma progressiva, a ação mecânica da chapa querendo alisa o fio até as pontas acaba deixando  o cabelo todo com aspecto feio, marcado e espetado.

Além de um bom desfrisante, o óleo de argan depois do creme da emoliência e proteção, deixa também o cabelo mais flexível para passar a chapa e MODELAR as pontas. Usando dessa maneira as pontas ficarão mais naturais, sem arrepiado.

Na maioria das vezes nem é chapa o problema, é a escova mesmo!

As pontas danificadas com esse processo da tração das escovas no fio faz normalmente fios mais frágeis cairem, como pontas duplas, pedacinhos de cabelo que caem, e daí vem a "sensação" de que o cabelo esta quebradiço, partindo, quebrando…

Pera né? Nessa diferença entre cabelo quebradiço e ponta espigada, um cabelo é bem diferente do outro, a fragilidade de um cabelo sem estrutura (quebradiço) não se compara a pontinhas danificadas por excesso de resíduo, química, ações do tempo, ou até ressecamento, muitas pessoas na maioria das vezes tem essas pontinhas assim porque evitam o corte ao máximo para o cabelo crescer…

Aqui o corte supera qualquer tratamento, um dedinho que seja pode trazer maravilhas e estará renovada com os fios, e o óleo de argan sempre antes da escova, pode ser até junto com o desfrisante vai deixar o cabelo mais molinho para esse processo de tração…

Identificar como esta seu cabelo fará escolher o melhor tratamento.

Beijos

You Might Also Like

7 comentários:

  1. òtimo post meus cabelos estão com quebra e não vivo sem secador e chapinha. Bjus
    sempremissmakeup.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  2. Falou tudo Lucy, adorei.

    Bjs

    http://inlovecabelos.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Valeu Ellen!
      Sei que é uma excelente profissional.

      Beijos

      Eliminar
  3. Quando eu lavo o meu cabelo sempre sai uns pedaços do fio, o pedaço é pequeno em comparação ao tamanho do meu cabelo, isso quer dizer que o cabelo está quebradiço ou é só nas pontas? Parei de usar um reconstrutor achando q poderia ser ele q ta causando a quebra, pois no meu caso eu tenho q hidratar mais q reconstruir!! Me ajudem preciso saber o q ta acontecendo para fazer o tratamento correto!
    Ah e sempre seco com secador e uso chapinha 1 a 2 vezes na semana!

    ResponderEliminar