Componentes Químicos,

Reconstrução: Tabela de Proteínas.

17:01:00 Lucy Viana 6 Comments


Reconstrução: Tabela de Proteínas.
Ola meninas!

Disse pra vocês outro dia que mascaras de tratamento para reconstrução dos fios não são feitas somente com queratina, claro que, queratina é o que mais procuramos nesse tipo de produto mais potente para o fio, mas não significa que só este ativo que poderá reparar, ligar, unir fios parcialmente destruídos.


Tem uma porção de proteínas reconstrutoras do fio, além da queratina que podem junto a aminoácidos e outros componentes deixar o cabelo saudável e protegido, veja só:

proteína do trigo : foi um dos primeiros ativos que contei aqui, normalmente vem junto a queratina nos produtos de tratamento, tornando a reparação no fio potente e reconstrutora, ainda aliada a aminoácidos pode tratar internamente  desgastes profundos no fio, como cabelos que passam por químicas sucessivas em pouco espaço de tempo e ficam quebradiços.

proteína hidrolizada do Colágeno: também contei aqui no blog, esta é a fonte da juventude para fios “nas ultimas” seu poder de hidratação e reparação na fibra além de proteção posterior é facilmente percebida após o tratamento com este ativo. O colágeno reverte os danos do fio sem estrutura em resistência e da elasticidade natural a um fio quebradiço.

proteína hidrolizada da seda: essa proteína é compatível com vários outros ingredientes nos produtos cosméticos, e também pelo que percebi uma das mais caras, sua maior ação no fio é devolver a força, elasticidade, resistência perdida quando o fio esta desestruturado, além do mais age protegendo o fio após o tratamento, criando um filme duradouro no cabelo. Também se torna potente reconstrutora quando aliada ao colágeno ou aminoácidos.

A proteína Hidrolisada do Arroz : Achou estranho essa proteína ? Sabe quando a gente lava o arroz, não fica a água branca da lavagem? Pois é, essa água é indicada até passar nos cabelos pois tem pouco, mas tem, proteínas do arroz, mas não é desses arroz que consumimos, são específicos pra isso, eu não lavei o cabelo com água de arroz e por isso não sei se é só lenda na hora do resultado no fio, mas nos produtos é muito utilizada porque é excelente antioxidante, repara e protege a cor do cabelo, além de reter a umidade do fio deixando o cabelo super hidratado, assim com tantos benefícios reparadores a proteína do arroz aliada a outros ativos mesmo sem ser a queratina também promove reparação intensa no fio.



A proteína Hidrolisada da Soja : É tanto reconstrutora do fio quanto é para mante-lo selado, seu maior beneficio além de fixar em todas as fissuras do cabelo doando corpo ao fio e umidade é manter o tratamento mesmo após lavagens, deixando o fio mais macio ao toque e maleável, podendo ainda selar a hidratação contida. Essa proteína é fonte de vários aminoácidos, quando ingeridos em suplementos vitamínicos se torna suficiente para promover crescimento nos cabelos, aliado a tratamentos reparadores, de maneira saudável.

Não são só essas proteínas que podem reconstruir o fio, aliadas umas as outras com aminoácidos, ou mesmo queratina, reconstroem, doam suavidade, maciez e realinhamento da cutícula, fortalece o interior do fio, contribuem na elasticidade do cabelo danificado e elástico promovendo a reestruturação dele, porém assim como a queratina pode enrijecer o fio e faze-lo quebrar, o excesso de proteína no cabelo pode deixa-lo opaco e pesado.

É importante sim tratar o fio quando este necessita de tratamento recuperador da fibra, principalmente quando o desgaste é profundo, mas também é necessário pausar este tratamento quando o cabelo adquirir a textura, corpo, maciez e peso estando assim ao toque e visivelmente tratado.

Tratamentos potentes com proteínas reconstrutoras devem ser usadas por cabelos quebradiços, frágeis  elásticos,  desidratados e desgastados pelas ações mecânicas e externas.

Amanhã vem a tabela de aminoácidos...

Beijos

You Might Also Like

6 comentários:

  1. Muito bom, Lu! Não me canso de ler sobre proteínas...é um assunto que eu gosto bastante!
    Bjsss
    http://www.clubedocabeloecia.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E olha que não contei todas hein!

      Também adoro o assunto!
      Beijos

      Eliminar
  2. Lucy, eu já assisti um vídeo de uma menina que usa "essa água do arroz" nos cabelos e que deu resultado, mas confesso que nunca testei também rs. Eu gosto do assunto mas as vezes acabo confundindo entre uma e outra. Estou aprendendo ainda! hehehee
    Beijos!
    Cris Cuidados e Vaidades

    ResponderEliminar
  3. Cris sabe qual é o meu problema? Praticidade amiga. Sério, por isso raramente faço as receitas caseiras. rs

    Beijos
    Obrigada por vir!

    ResponderEliminar
  4. Estou usando a proteína do ovo, muito bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vânia sabe que até postei do ovo aqui no blog? Realmente bom tratamento de proteínas!

      Beijos

      Eliminar