Danos no fio,

Porosidade x Necessidade do fio.

15:30:00 Lucy Viana 6 Comments

Kate Middleton

Olá meninas!

Quem ainda não entendeu porque cabelo não é a mesma coisa com todas as pessoas, precisa entender um pouco mais sobre porosidade, que significa o quanto seu cabelo retém a umidade no fio, e assim as hidratações e tratamentos.

Todo cabelo apresenta um grau de porosidade, até mesmo os cabelos virgens tem uma porosidade baixa justamente por causa das agressões externas, que significa vento, sol, poeira e outras ações mecânicas como chapinha e secador, o fio não resiste a altas temperaturas sem proteção, assim toda umidade natural dele vai embora, e a secura vem com força total!

Agora, como diferenciar a necessidade do fio e a porosidade que ele tem.

Porosidadexnecessidade
O grau de porosidade baixo é aquele que tem brilho, movimento, e até mais difícil de tratar, justamente porque ele não precisa de tanta coisa e tantos tratamentos, tem as cutículas fechadas e seu único dano são as agressões externas que podem ser contornadas com produtos protetores e hidratações com pantenol e óleos finalizadores de tratamento.
Esse tipo de fio pode dar aparência de cabelo ressecado por causa do frizz e normalmente isso é resolvido com produtos específicos e protetores na hora de pentear.

O grau de porosidade médio ou moderado é o que a maioria das mulheres tem, colorido algumas vezes e com processos mecânicos e diários no fio de chapinha ou secador, quando o cabelo é modificado por tinturas ele não volta a ser o mesmo que antes e precisa tanto de tratamentos específicos para seu tipo de cabelo e característica quanto protetores no fio.
Vale lembra que até mesmo um cabelo virgem e crespo pode apresentar um grau de porosidade médio porque a medida que os anos passam seus cabelos vão “amadurecendo” com você, 

A tintura modifica o cabelo quando mexe na sua estrutura natural, abrindo as cutículas para que o pigmento da coloração fixe, a porosidade desse cabelo é facilmente controlada e ainda pode ser um cabelo tão desejado quanto um cabelo virgem. O que determina ser ele lindo, sedoso e brilhante é o tratamento segundo suas características … isso não é só com o meu que tenho mantido “saudável” mesmo com porosidade moderada e colorações todo mês, é válido para esses cabelos nessas condições, sua necessidade além de tratamentos realinhadores e umectantes é muita proteção.

O grau de porosidade alto esta naquele cabelo danificado ao extremo, sua porosidade é visível tanto quanto seu ressecamento, a hidratação nesse fio não fica e o cabelo nunca parece bom, as fissuras e alterações nas cutículas do fio são sentidos pela aspereza, falta de “corpo” no cabelo, opacidade e muito frizz, eu já passei por isso e não sabia como tratar, ficava uma semana tratando e não via resultado…

Cabelo ressecados precisa de hidratações consecutivas para reter a umidade no fio, e cabelos danificados precisam de muita umectação sendo esse fio suscetível a cair, o grau alto de porosidade exige manutenção dessas duas características, o ressecamento e os danos, isso vai além de vitaminas é preciso produtos reparadores da fibra e reposição de massa para esse cabelo ter “vida” sempre. Tratamentos como cauterização, queratinização, blindagem devem ser realizados a cada 15 dias e mantido com linhas reparadoras da cutícula em dias alternados.

Não da pra saber o que cada uma tem no cabelo e como vem tratando esse fio, por causa disso, e daquilo que falamos, sobre querer ter o cabelo de outra pessoa é que nos tornamos diferentes e únicos.

Mas a dica esta aqui e em todos lugar, busque, conheça, aprenda, divida experiências e vai encontrar a melhor maneira de estar feliz com seu cabelo e com você mesma!

Beijos

You Might Also Like

6 comentários:

  1. Meu grau de porosidade é medio :(

    Mandou bem Lucy

    Bjosss

    ResponderEliminar
  2. Adorei o post, bem elucidativo!!!

    Bjoka

    ResponderEliminar
  3. O meu tb é médio.. Mas eu num sou triste por isso não! Por isso que é bom tratá-lo, para tudo se tem jeito.. Só não pra morte! ehehhe

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Camila o meu é médio mas como disse tratando nem parece!!

      Beijos

      Eliminar