Componentes Químicos,

Quando a queratina é vilã do cabelo?

15:52:00 Lucy Viana 19 Comments

Queratina vil do fio

Olá meninas!

Sabe do que o cabelo é formado? Eu acredito que vocês saibam, hoje estão todas muito bem informadas!

Mas eu vou considerar as novas pesquisadoras na net  e informar sobre a composição do cabelo:

O cabelo é um fio queratinizado, pode ter de 0 a 12 camadas de proteção (cutículas) ao córtex e este por sua vez é o intermediário do centro do cabelo, a medula. Contabilizando: medula+córtex+cutícula = 95%de queratina.

Bem que eu queria continuar o rumo da história, mas vamos logo para os finalmente senão não tem graça…

Sendo o cabelo formado em sua maior parte de queratina, ele seria dito saudável em sua estrutura normal, virgem, sem chapa, danos e químicas, mas vivemos num mundo camaleão, quem tem cabelo liso quer enrolar e quem tem enrolado quer alisar e se fosse só isso estava bom… adoramos mudar a cor de cabelo!

Bom mas daí aonde entra a queratina?

Simples… Ela não entra, ela sai com tudo isso que a gente faz no cabelo, perdemos grande parte da estrutura capilar, as cutículas se abrem, a química chega ao córtex que é na onde mudamos a cor com tinturas permanentes, mudamos a forma, fazemos chapas e secamos o cabelo a alta temperatura sem proteção, e é assim que dia a dia, pouco a pouco estamos danificando o fio e perdendo seu essencial… queratina.

Vendo desta forma a queratina não seria vilã e sim a mocinha da história já que o cabelo necessita tanto dela… mas não é!

O Cabelo excessivamente danificado, poroso, ressecado não aceita seu bem maior em excesso, por isso adequar as reconstruções a sua rotina e seu tratamento capilar é essencial, basta seguir pensando quantas vezes seu cabelo precisará ser reconstruído, daí sim, se dosada e na medida certa (como por exemplo uma boa mascara capilar para queratinização) nada mais além disso será necessário para o cabelo absorver e tirar o melhor proveito para o fio todo.

Como perceber o excesso de reconstruções e queratina no fio?

O cabelo quando recebe a queratina de acordo com o que precisa fica imediatamente macio, sedoso e com a estrutura totalmente alinhada, parece firme, com peso na medida e sem nada de aspecto arrepiado.

É justamente a partir desses resultados que exageramos! Gostamos tanto do cabelo com a queratina que recebeu que acabamos fazendo em curto espaço de tempo, sendo que talvez, o cabelo não esteja precisando.

Excesso de queratina como saber...

É aqui que entra a queratina vilã da história, exagerou na dose, o  cabelo fica rígido e já danificado e poroso esta suscetível a quebra, mas nada é tão ruim que não possa ser reparado!

Se você exagerou na queratina, acompanhe algumas dicas:
  • Depois de uma reconstrução forte e pesada no fio faça uma hidratação, com ativos suaves e que vão dar ao cabelo a umidade natural que ele precisa além da emoliência;
  • Pode também buscar no óleo a emoliência que o cabelo precisa até voltar ao normal, o cabelo estando rígido não pode ser submetido a mais nenhum tipo de produto com queratina, cauterização, queratinização, nada… é preciso a emoliência encontrada nos óleos e nas umectações antes da lavagem;
  • Outra dica comumente vista é usar um produto acidificante, com ph baixo para manter o cabelo com as escamas alinhadas e equilibradas.
Se você também tem a dica para combater o excesso de queratina nos conte!

Beijos

You Might Also Like

19 comentários:

  1. Maravilha de post!!! Realmente, o difícil é saber dosar e perceber a necessidade da queratina... mas com o tempo, fazendo o cronograma, a gente começa a conhecer melhor as nossas madeixas, e fica mais fácil de sentir do que realmente elas precisam...
    bjão!
    http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Érika eu concordo! Se não fosse pelo cronograma não saberia tanto sobre meu cabelo como sei hoje!

      Beijos
      Adoro te ver aqui!

      Eliminar
  2. O meu cabelo fica como se fosse um elastico quando uso queratina
    Sou loira e só faço luzes, ou seja, meu cabelo é blondon puro =/
    Vou aderir as suas dicas e cuidar mais ;)
    Beijos

    lindaebelaunhas.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fernanda, que bom!! Vai se dar bem viu!
      Eu sei como loira sofre, mas é só uma questão de usar a queratina na medida certa!

      Beijos
      Obrigada pela visita

      Eliminar
  3. To seguindo aqui para participar do sorteio!!!
    Bjs.
    Blog: olhardemanu
    Instagram: manu_mn

    ResponderEliminar
  4. Eu nunca sofri com excesso de queratina, eu já sofri com a falta dela, hahaha. Mas vejo muitas pessoas com medo da queratina, é só ter parcimonia na hora de usar, afinal tudo em excesso não é bom né! Ótimo post como sempre Lucy! Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não Carol, mas também uso pouco, acho necessário antes da coloração, porque as mascaras que tenho já tem a queratina concentrada então não preciso de mais nada que já tenha ali.

      Beijos

      Eliminar
  5. Estou confusa, nao sei se meu cabelo esta com excesso ou falta de queratina?? Faço luzes 1 vez a cada dois meses, e progressiva de 6 em meses. O cabelo esta embolando muito principalmente qdo esta molhado ou qdo acordo. Qdo leio rotulos dos produtos parece q preciso de tudo! O q fazer: hidratar ou reconstruir?? Quais produtos uso??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Graziella primeiro busque produtos específicos, seu cabelo precisa de tudo, mas conforme o que ele tem, então o primeiro passo é comprar produtos pós progressiva, cabelos com química, esses vão ter o pH de acordo com o que precisa.

      O cabelo precisa de um pouco de tudo, é essencial que faça uma hidratação com mascara que tenham ativos para reter a agua perdida do fio, qualquer potão faz uma hidratação. Tem que umectar seu cabelo uma vez por semana, passe óleo de azeite extra virgem uma vez por semana no omprimento e pontas uma hora antes de lavar, e como seu cabelo tem muita quimica, a própria mascara da Nectar Bio Reestruture faz uma excelente reconstrução e pode usar uma vez na semana, a cada 20 dias pode fazer uma blindagem no fio, não vejo outro produto melhor pra você do que esse, mantem o cabelo liso e trata profundamente.

      Espero ter ajudado.
      Beijos

      Eliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Olá Lucy
    Acho que a minha filha tem o cabelo destruído por usar uma máscara da L´oreal Pro-Keratin em excesso, pois sempre que lavava o cabelo usava a máscara, nunca fez quimicas, tem apenas 14 anos. O cabelo está todo elástico e partido e não cresce nada. Agora temos posto o champô e máscara da L´oreal Force Vector, assim com o Uniq One da revlon antes da prancha, finalizamos com o serum da L´oreal absolut repair. Mas não melhora já vai mais de um mês, agora temos posto um óleo de argan antes de secar. A prancha (chapinha) também não deve ajudar, mas se não fizermos fica pior, todo arrepiado, enfim uma desgraça.
    Qual a sua opinião, o que estou a fazer de mal, e o que posso fazer?
    Obrigada e beijinhos
    Clara Rodrigues

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Clara, a opção que dou a você é a mesma para muitas meninas que passam pela mesma situação, faça queratinização, nenhum produto dará resultados satisfatórios se não repor as proteínas que o cabelo precisa, e com isso estamos falando de força e resistência. Não conheço nenhuma marca que tenha a queratinização que a Néctar do Brasil tem, isso porque já usei e em outras pessoas também, o efeito é surpreendente porque age profundamente, da vida e restaura a resistência do fio. Além desse produto ainda tem a Blindage, esse também promove força ao fio pela excelente qualidade de ativos na composição do produto, mas ainda protege o fio e mantem o cabelo selado, é tratamento duradouro.

      Olha nesse link algumas resenhas e vai entender do que falo amor:
      1 mesmo produtos dois tratamentos de reposição de queratina:
      http://www.blog.nectardobrasil.com.br/2013/10/queratinizacao-e-reposicao-de-queratina.html

      Aqui são todas as opções que pode-se usar o Blindage. E nada disso tem química, só tratamento profundo profissional!
      http://www.blog.nectardobrasil.com.br/2013/11/todos-os-tratamentos-profundos-com.html
      Beijos

      Eliminar
    2. Olá Lucy,
      Mas não há problema em usar já queratina novamente? Uma coisa que usamos, que me esqueci foi um produto tipo o Glicopan 2 vezes em 15 dias, mas continuou na mesma. Já não usa queratina, talvez há mês e meio, pode voltar já a usar?

      Obrigada mais uma vez e beijinhos
      Clara Rodrigues

      Eliminar
  8. Entendo agora que meus cabelos possam este c o excesso da queratina. Estou dzndo uso do Pantogar ( só pelo fato de crescer crescimento dos fios) e quase todo produto q uso é a base de queratina. Esta semana fiz luzes usei po descolorante a base de?...queratina. Os fios estão Resse adissimoa e poroso alem de estar um fio de nylon. Caso faça uma decapagem dos dios c ox e descolorante sem a queratina na base será q atingo meu tão sonhado loiro e retira um pouco a queratina que tem nos fios?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não acho que seja necessário a decapagem para remoção da queratina amor, basta fazer hidratações e não usar mais a queratina, ou somente usa-las nas mascaras que a concentração não deixa fios rigidos.

      Beijos

      Eliminar
  9. Eu gostaria de saber em quanto tempo da pra recuperar o cabelo com excesso de queratina tendo os devidos cuidados exagerei na queratina e meu cabelo tá muito poroso num só fio tem diversas texturas e quebrando horrores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Dayelly! Querida lave o cabelo com antirresíduo ou um shampoo de limpeza profunda, vai sentir o cabelo mais leve e livre de resíduos. Se o problema persistir, melhor investir em hidratações.
      Beijos

      Eliminar
  10. No meu caso é um mistério. Meu cabelo simplesmente não pega tintura. Quando lavo ela sai totalmente na água. Já usei outras marcas, na hora fica na cor ( no caso preto azulado) mas na segunda lavagem a tinta sai totalmente e fica aquele tom avermelhado de preto desbotado...

    ResponderEliminar