Componentes Químicos,

Nanopartículas… Pequeninas moléculas nos fios.

17:40:00 Lucy Viana 8 Comments

Nanopartículas

Olá meninas!

Falando em adsorção e absorção em outra matéria, da pra entender que muitos produtos são feitos de micro partículas que podem ser absorvidas pelo fio, e não é esse o maior tratamento cosmético mas talvez o mais atual em andamento por pesquisadores de várias faculdades…
A nanotecnologia é um campo da ciência aplicada dedicada ao controle e manipulação da matéria em uma escala menor do que um micrômetro ou seja, átomos e moléculas de nível (nanomateriais).
Já existe desde os anos 80 essa área tecnológica que estudava química industrial e bem depois foi acrescentada a área de cosmetologia.
As formulações podem variar em nanoestruturas como: nanoemulsões, nanopartículas lipídicas, nanocápsulas, nanoesferas.
O ano passado foi feito uma pesquisa na Unicamp com a equipe de engenharia química sobre a preparação de micro nanoparticulas lipídicas para aplicação em cosmético, nesse processo que emprega nanopartículas de triglicerídeos de frutos da Amazônia a intenção era doar ao fio mais brilho, sem silicones de origem sintética, mas com ceras, óleos e gorduras de uma fonte vegetal.

Em outra universidade na Unifil denominaram as nanopartículas como aderentes a superfície dos cabelos promovendo selamento das cutículas e reposição da massa proteica, no caso a pesquisa em questão era sobre a sericina, “que possui alta afinidade com a queratina do cabelo humano e liga‐se fortemente a
ela, agindo como um adesivo que cimenta as cutículas danificadas dos fios”,
e que também vem adicionar a haste capilar, o córtex, maior proteção pelos danos visíveis e cutículas abertas.

Assim no nosso entendimento, de maneira simples, essas micropartículas entram no fio através de produtos cosméticos capilares, pela superfície porosa, na sua forma liquida ou sólida, e até como óleos, promovendo  reestruturação de danos profundos nos fios e haste capilar, independente do produto com a capacidade de selar o fio, mas devolvendo a estrutura e integridade com maior proteção do córtex.

Nctar do Brasil

Essas nanopartículas pesquisadas e elaboradas com outros ativos podem ser incorporadas em cremes, shampoos e outros produtos capilares com qualidade maior e superior na absorção do fio.

E nós consumidoras que estamos atentas as novidades cosméticas, identificamos o valor dos ativos, a qualidade na composição, além da tecnologia envolvida e conseguimos assim benefícios com tratamentos feitos no fio em curto espaço de tempo.

Beijos

You Might Also Like

8 comentários:

  1. Show de artigo Lucy!!! Adorei de novo!
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Lu, só artigo MARA hein!! Parabéns! bjs
    http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha Erika... Eu tento buscar informações relevantes pra nós que estamos sempre buscando o produto perfeito!

      Beijos

      Eliminar
  3. Oiii!!!As nanoparticulas são mais facilmente absorvidas sim, isso é fato, mas é uma tecnologia cara, por isso desconfio de produtos cosméticos populares com essa tecnologia. E tem um outro ponto importante também, o ponto de vista ambiental, não existem pesquisas o suficiente para mostrarem os resultados dessas nanoparticulas na natureza a ela alguns casos nem na nossa saúde...Adorei a matéria, beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sim Carol e foi justamente nisso que pensei, nas linhas comerciais...

      Obrigada por vir!
      Beijos

      Eliminar
  4. Adorei aprendi na escola sobre essas nanoteclogia, fico aqui imaginando o poder desses cosmeticos ;)

    Um beijao para vc Lucy

    Ah ontem comentei no Produtinhos mais a conta do twiter apareceu com outro nome que nao sou eu, achei super estranho ;(

    Thatiane Gomes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OI Tahti!

      Lindona o programa de comentários do meu blog anda muito instável ultimamente. Preciso ver isso!

      Obrigada por vir!
      Beijos

      Eliminar