Componentes Químicos

A adsorção dos produtos no fio de cabelo.

15:47:00 Lucy Viana 9 Comments

Nano partculas

Ola meninas!

Me diz queridas, vocês sabem o que é adsorção de um produto no fio de cabelo?

Muito estranho chamar assim não é? Mas muitas produtos nosso cabelo absorve, ou adsorve?

Vamos entender o que significa cada um de forma clara e objetiva:

Dando exemplos:

  • Uma esponja absorve o liquido que é jogado sobre ela, assim nosso cabelo absorve alguns produtos que colocamos nele penetrando profundamente e chegando até o córtex , passando pelas escamas até o núcleo.
  • A adsorção é como um perfume quando jogado na pele, ele fixa mas fica ali, não penetra no interior da superfície.

De qualquer maneira a adsorção e a absorção são termos semelhantes e ambos descrevem duas substâncias interagindo entre si, com a diferença que uma pode penetrar o fio chegando ao seu interior, núcleo, e outra fixa na superfície.

Mas não vamos fazer isso via de regra para tudo quanto é coisas e produtos, algumas coisas precisam mais de algumas simples explicações para serem entendidas…

Falando de cabelo esta fácil entender quando ocorre a absorção do produto ou adsorção do mesmo, certo meninas?

O cabelo pode ter esses dois tipos de processo, tanto no fio, na superfície e camadas protetoras do córtex que são as cutículas ou pelo contrário ter o resultado do produto no interior do fio, córtex passando pelas suas camadas protetoras…

Um exemplo simples é uma coloração semipermanente que primeiro há uma adsorção física, e depois ela age na fibra do cabelo demorando mais a sair do fio, estando no seu interior, essa foi a parte mais fácil de explicar pra vocês o que já não é o caso de uma coloração permanente que ocorre ai outros processos e outras nomenclaturas…

Mas não estou com o intuito de dar aula, mesmo porque não sou química, mas explicar efetivamente que o cabelo pode tanto reter os produtos, na sua superfícies ou mesmo após isso ser absorvido pelo interior do fio, ou basicamente o fio necessita e absorve o que é colocado nele.

Não é a toa que sempre ouvimos falar de moléculas, partículas, nano partículas, todas essas nomenclaturas tem causa e circunstâncias, não são apelos de marketing e nem títulos para novos produtos, são de fato a tecnologia que cada empresa aponta quando apresenta seu produto, sem tirar nem por o que realmente o produto faz.

Achei um livro bem interessante e peguei um trecho dele pra vocês ( O uso da tecnologia cosmética no trabalho do profissional cabeleireiro) nele fala sobre a maioria dos shampoos para cabelos grisalhos terem extratos vegetais ricos em substâncias de cor violácea, e que por serem complementares ao amarelo, o neutralizam.
Aqui também ocorre a adsorção da substância na superfície do fio

Completa o autor: “O efeito observado com a aplicação desses produtos é o desaparecimento gradual do amarelamento característicos do cabelo grisalho o amarelo residual vai dando lugar a branco mais puro e com leve tom cinza azulado, esse efeito é perceptível com o uso contínuo desses produtos. As substâncias possuem adsorção considerável ao fio de cabelo.”

Assim meninas fica claro que muitos produtos com silicones são adsorvidos pelo cabelo ficando na sua superfície com único intuito de proteger o fio quanto a quebra, por várias ações mecânicas que temos habitualmente, como escovação e uso da prancha, a limpeza do fio e de sua sujidade e resíduos se faz com shampoos.

Beyonce
.
É preciso moderar, adequar a proteção ao que seu cabelo precisa, pois a falta  disso acarretará um cabelo seco e consequentemente a isso, frágil , mais susceptível a quebra.

Beijos

You Might Also Like

9 comentários:

  1. meu cabelo passa por tantos processos que tenho muito medo de danifica-lo definitivamente..
    http://www.camilacardozo.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Camila a melhor forma de trata-lo é com produtos que doam ao fio reparação e reconstrução, na medida certa! Proteinas, aminoacidos e queratina são essenciais para manter um cabelo bonito e estruturado!

      Beijos
      Obrigada pela visita.

      Eliminar
  2. De igual forma agem as tintura semi-permanentes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade Marlon, pesquisando descobri o efeito do semi-permanente com a adsorção e absorção no fio!

      Obrigada pela visita!

      Eliminar
  3. Olá ,
    Adorei o post.

    Como cabeleireira sugiro Tbem produtos que contenha enxofre ,pois com tantos procedimentos químicos o nosso fio vai perdendo o principal componente que é o enxofre.

    ResponderEliminar
  4. Adorei o post!! Super informativo, e eu aprendi bastante! Valeu, Lu!! :) bjão
    http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Lucy, ainda não tinah visto esse post! Amei, vc disse tudo, e muito bem dito, também quero fazer um post sobre o assunto! Beijos e parabens mais uma vez pela excelente matéria!

    ResponderEliminar