Danos no fio,

Chapinha nossa de todo dia!

12:30:00 Lucy Viana 4 Comments

Chapinha nossa de todo dia!

Olá meninas.
Eu imagino o que deve ser usar a chapinha diariamente, como as pontas ficam, como o cabelo aguenta sem cuidados!

Mas eu entendo que uma vez cabelo liso… Sempre cabelo liso.

Nem vamos comentar sobre os danos nas pontas porque já fiz uma matéria de como recuperar o fio e faze-lo crescer após os danos, vamos logo no “x” da questão!

Prevenir os danos!

O cabelo é um tecido morto que, como a gente já viu por aqui, precisa de nutrição e reparação constantemente, isso para se manter numa aparência saudável.

Agora imagina não fazer nada disso, não usar no cabelo os componentes que precisa e submeter o fio a alta temperatura sem proteção? Como fica o fio?

Por incrível que pareça antigamente as chapinhas logo que começaram a ser lançadas demoravam um certo tempo para ser aquecida (a que eu tenho é dessa época), hoje a tecnologia esta em todas, em menos de 1 minuto esquenta a piastra a mais de 200º só que o procedimento que você faz no cabelo é o mesmo de todos os tempos: segura, fica e deslizaNão pode! Na verdade com essa temperatura você só deve deslizar a chapinha pelo fio e não ficar segurando ela no cabelo e nem passar diversas vezes a chapa no mesmo lugar, na mesma mecha, sem a necessidade real para aquilo, é com certeza dano previsível, cabelo fica seco, áspero e quebra.

Por isso que sempre falamos sobre os finalizadores, anti-térmicos, protetores térmicos... Existem muitos produtos com o “secador e a chapinha” desenhados na embalagem ou com a proposta : anti-térmico. Além disso, muitas empresas já formularam produtos com a intenção de proteger a cutícula do fio desde a lavagem, só resta uma coisa, ter a consciência de que chapinha requer cuidados ao manusea-la.


Chapinha nossa de todo dia!

Acertem nas dicas:
  • A parte interna da piastra para o manuseio em casa: A chapa da piastra que for em cerâmica vai agredir menos o fio porque mantem a temperatura adequada não esquentando demais e distribuindo de maneira uniforme esse calor.
  • Passar a prancha 3 vezes na mesma mecha: Pra quê gente? Se com duas o fio já vai se manter liso? A não ser que seja um tratamento, blindagem, queratinização, cauterização é outra história, pra fazer diariamente nada de passar mais que duas vezes.
  • A temperatura ideal: Pra que exagerar, até 190 graus esta bom demais! 
  • Cabelo molhado ou seco: Erro enorme passar com cabelo molhado, por uma questão de lógica, se eu tenho que passar finalizador antes como faria isso com o cabelo molhado sem sentir o fio torrando na chapa? De que maneira o finalizador ou creme vai proteger com ele todo molhado… Para né gente!
  • Qual finalizador usar antes da chapinha: Tem que passar o leave-in ou defrizzante termo ativado todo dia, seja em creme ou spray e finalizador como óleo de argan que tem silicone e protege o fio formando um filme.
  • Cabelo com muitas ondas: Meninas aqui o ideal é fazer uma pré escova, passar o óleo finalizador para ele ficar mais maleável, da uma escovada para tirar um pouco do ondulado e assim passar a chapinha com mais facilidade e mais rápido também.
O que alisa o seu cabelo é alisamento, não a chapinha! Ela só vai finalizar seu cabelo em forma de liso naquele dia.

Se usar todo dia desta maneira, é cabelo liso e perfeito e o melhor, sem danos!

Beijos

You Might Also Like

4 comentários:

  1. eu protejo sempre meus fios pois não vivo sem um secador e prancha rs. com bosn protetores é claro além de manter a hidratação semanal e outros cuidados.

    ResponderEliminar
  2. Lucy, adorei as dicas!! Acho imprtante também não passar a chapinha muito próxima da raiz do cabelo, senão queima que é uma beleza.... Achei as dicas muito importantes, saber passar chapinha corretamente e diminuir os danos ao usá-la é mesmo difícil!! Também acho fundamental não ficar com a chapinha parada, porque aí danifica os fios e muito.
    Bjosss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola querida Mah! Que bom ve-la por aqui!

      Acho que sabendo usar e tratando não tem tantos danos!
      Beijos

      Eliminar