Componentes Químicos

Sabe a diferença da Queratina e do Panthenol?

20:11:00 Lucy Viana 0 Comments

Sabe a diferença da queratina e do Panthenol?

Olá meninas!

Conhecendo um pouquinho sobre ativos podemos identificar melhor, para que tipo de danos serve determinado tratamento, e como podemos nos beneficiar conforme as características do cabelo. 
Os produtos de tratamentos profissionais, se diferenciam exatamente pela riqueza da concentração desses ativos, e quando aliados, proteínas e vitaminas, podem tratar vários problemas no fio, minimizando frizz, fortalecendo estrutura, doando brilho além de proteção reparadora.

Veja Também:


Vamos falar sobre o Panthenol?

Podemos chamar esse ingrediente de vitamina, mais precisamente derivado da vitamina B5. O Panthenol no tratamento capilar funciona para todos os cabelos, visto que todos sofrem pelas agressões externas e acabam ressecados.

O Panthenol é ótimo para cabelos com falta de umidade, muita secura e porosos, sua ação no fio é definida por manter a “agua” que o cabelo precisa, melhorando sua densidade, doando maleabilidade e maciez a fibra ressecada. Esse poderoso umectante é facilmente espalhado por toda a superfície do fio formando uma película lisa, sem gerar resíduos pois é totalmente solúvel em agua, sua ação no cabelo além da hidratação é refletir o brilho com mais facilidade.

Em sua forma liquida no bulbo capilar, tem o poder de acelerar o crescimento capilar, fortificando pela própria umidade natural que doa além da proteção.

E a Queratina?

Já comentamos em outras matérias aqui no blog que a queratina é o salva-vida dos fios, isso porque o cabelo já é queratinizado, medula, córtex e cutícula, são várias camadas de proteção que o cabelo leva com seus fios queratinizados. Ou seja, um cabelo danificado que perde boa parte de sua queratina, precisa inevitavelmente dessa mesma proteína para repor o que foi perdido por danos químicos e de agressões externa, principalmente porque o cabelo não se regenera naturalmente, e tudo que é perdido não volta mais a não ser que reponha essa mesma proteína.

Quando falamos que a queratina pode ser vilã do cabelo, é sobre o excesso dessa proteína no fio, porque cabelo absorve somente o que precisa, o que tem a mais sobra mesmo, e se o cabelo esta aos “prantos” de quebra e ressecamento a proteína pura deve ser usada com cautela e com dosagem especifica semanalmente.

Dois ativos e vários tratamentos:

Quando falamos em doar ao fio segundo suas necessidades não estamos informando que o cabelo danificado precise somente de queratina, e nem que precise só de produto umectantes com ativos como o Panthenol.

A junção de vários ativos transforma a composição, deixa rica, porque trata vários danos contidos no fio. O cabelo absorve da melhor maneira as proteínas e vitaminas que faltam ao fio, assim, reparando a fibra internamente com a queratina e umectando com o Panthenol, podemos descobrir que o tratamento vai garantir:

Peso: queratina   x   Proteção do tratamento: panthenol;

Reparação: queratina   x   hidratação, brilho: panthenol;

Fortalecimento: queratina   x   maleabilidade: panthenol.

Dessa forma o Panthenol junto a queratina, em concentrações destinadas ao tipo de cabelo, e específico ao dano, seja porosidade ou ressecamento, vai além de reparar, hidratar e doar brilho e maciez, como se um tratamento só colaborasse para vários probleminhas no fio.

Não é a toa que alguns ativos aliados podem garantir mais peso, mais maleabilidade e mais reparação, ou de outra forma podem dar um pouco de cada ativo que o cabelo precisa.

E não são todos os tratamentos com a mesma característica que leva a queratina e o panthenol juntos na mesma fórmula, de outra maneira, manteigas aliadas com alguns ativos específicos de selamento da cutícula garantem tratamento diferenciado do que o mostrado hoje.

Amanhã falamos disso;
Beijos

You Might Also Like

0 comentários: