Comportamento,

Quando o estresse afeta o organismo, cabelo, vida social!

11:29:00 Lucy Viana 2 Comments


Quando o estresse afeta o organismo, cabelo, vida social!

Olá meninas!

No inicio da semana comecei falando sobre consumismo, e coloquei uma matéria para descobrir se meu consumo já estava ficando patológico, cheguei até citar uma frase “Não nego que fazer comprinhas nesses dias de estresse e nervosismo é realmente confortante e parece mesmo suprir a raiva e mágoa dentro da gente, mas isso acaba tão logo guarde o que comprou.”

Agora falando sobre o estresse vão perceber como uma coisa é totalmente ligada a outra tanto ao consumismo, quanto a vida social e mais profundamente a queda de cabelo e organismo.

O que é estresse?

É um conjunto de reações emocionais como perturbação, esgotamento físico, que interferem diretamente com organismo causando, irritabilidade, nervosismo, desânimo e cansaço mental mais que físico.

Alexandrina Meleiro, médica psiquiatra escreveu um artigo para Dráuzio Varella que defini o estresse como : “ O resultado do acúmulo de pequenos problemas que se repetem todos os dias. Compromissos, congestionamento,  pressão social, cobranças, etc, o que muitas vezes acarreta “um discreto e constante aumento da pressão arterial e do número dos batimentos cardíacos que, sem dúvida, trazem consequências nefastas para o organismo.” (http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/estresse/)

Já da pra sentir nestas frases da psiquiatra que o estresse pode sim afetar o organismo e pelo simples e constante fato de termos que resolver inúmeros problemas durante o dia, tendo com isso também a pressão psicológica…

Mas não pense que é assim com todos, muitos conseguem viver nessa “rotina de adrenalina” sem parar e sem causar maiores transtornos ao organismo, o estresse só passa dos limites quando sua irritabilidade não tem causa aparente e acaba sendo “anti-social”, ou mesmo quando a pressão do dia a dia te faz perder o sono, e que já não tem um comportamento normal ao seu habitual.

Nesse estado de ansiedade e desânimo entram as compras, e claro com elas o ato de comprar te da um minuto de felicidade “longe dos problemas”. O que não percebemos é que o ato impensado da compra “supérflua” só vem acarretar mais estresse no futuro.

Parece fácil definir agora que estresse e consumo exagerado andam lado a lado.

Quando o estresse afeta o organismo, cabelo, vida social!

Saiu recentemente um artigo no site G1 que aborda bem aonde quero chegar: “Estresse pode causar várias doenças, diz nutricionista” claro… fora de seus horários, sem alimentação adequada e perdendo nutrientes, fica nítido entender que, o que nos falta para fortalecer nos enfraquece, e isso fica totalmente ligado a nossa pele, unhas e cabelos.

Lembre-se que queda capilar precisa de investigação profissional médica para ser detectada como resultado de estresse!

Como não mexer com o organismo uma vez que não tem tempo nem de cuidar dele? A queda capilar se torna inevitável, e perceptível.

Não parece fácil mas controlando o estresse, o consumo e se alimentando-se com qualidade e nutrientes necessários a uma dieta equilibrada pode resolver muitos de seus problemas.

Para o estresse:
  1. Desabafe com uma amiga, ou pessoa de confiança, falar também alivia dores emocionais e estresse!
  2. Faça algo, mexa-se, ande de bicicleta, arrume o guarda-roupa, faça um crochê ou mesmo uma aula de Yoga, ajuda muito manter mente ocupada;
  3. Ajude outros pessoas, acho que me disseram uma dessas frases ontem “Lucy, a gente também aprende com o erro dos outros” , trocar experiências é legal;
  4. Faça amigos e não inimigos, tente ver o outro lado sempre estando nele;
  5. Não se cobre demais, não nascemos perfeitos e aprendemos muito mais a medida que erramos, siga em frente sempre.
Para o consumismo:
  1. O item 2 mostrado acima pode ajudar e muito: liberte-se das compras e mexa-se! Faça exercícios e cursos;
  2. Tire do carteira alguns de seus cartões de crédito e ande com o valor que possa usar para as despesas do dia;
  3. Deixe que outra pessoa te lembre dos pagamentos e planeje seus rendimentos;
  4. Compre o que precisa e não faça gastos desnecessários;
  5. Se detectar o problema e não conseguir solucionar procure um especialista, uma conversa, uma terapia sempre ajuda.

Para controle natural da queda capilar:
  1. Cuide da sua alimentação, acabe com seus vícios;
  2. Tome vitaminas se não tem horário para suas alimentações devido ao trabalho, escola;
  3. Proteja o fio das agressões externas e também chapinha e secador;
  4. Faça atividade física, corra, pule, dance!!
  5. Use produtos específicos para seu tipo de cabelo.
Beijos

You Might Also Like

2 comentários:

  1. Lu, eu sei que sou suspeita pra falar... mas acho que o melhor remédio pra stress é mesmo o Yoga e com meditação, melhor ainda!! Bjks
    http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br

    ResponderEliminar