Cliente e Profissional

O salão e suas leis!

16:34:00 Lucy Viana 2 Comments

documentos

Olá meninas!

Sabe aquela frase: “Não basta querer, tem que poder!” Na profissão de beleza é bem por ai, todas querem mas a burocracia e a papelada para garantir segurança ao cliente é dobrado, o que significa que tudo que não estiver de acordo com a regulamentação do estabelecimento não vai deixa-lo de portas abertas….

A Revista Viva Beleza desse mês trouxe uma matéria sobre o tema e acho bem legal colocar os pontos mais importantes. Afinal quanto mais informada, melhor será na hora de abrir as portas de acordo com o que pede a lei.

Para por em pratica seu sonho é preciso:

Oficializar os Sócios via contrato registrado:
“Será registrado em um contrato social que específica a quantidade de cada sócio e suas porcentagens de participação no salão. Esse contrato deve ser registrado junto com outros documentos na Junta Comercial do Estado, na Secretaria Estadual da Fazenda e na Receita Federal para obtenção do CNPJ do salão”
Aqui fica claro que começar um negócio com vizinho, parente, amigo, etc sem o devido registro só pode gerar dor de cabeça no futuro, salvo algumas exceções que as pessoas “nasceram” pra trabalhar juntas sem problema nenhum, onde as duas partes “cedem” qualquer benefício de uma para outra (o). Sociedade é coisa séria, sempre melhor colocar os pingos nos “is” para que a harmonia reine sempre!

Close-up of human hands clasped together in unity against white backdrop

Regularizar a situação Física da Empresa:
“Precisará de um alvará de funcionamento junto  Prefeitura Municipal e ao Corpo de Bombeiros de sua cidade.”
Você não vai juntar pilhas de documentos para manter o salão, claro que não!

documentos em ordem

Vai ter que estar de acordo com as leis de nosso país e infelizmente pagamos impostos pra viver e somos tributados conforme nossos ganhos.

Eu imagino que isso faz muitas pessoas desistirem da profissão mas a idealização de um sonho precisa de alicerces para mantê-lo sempre no alto, por isso, regulamente, organize, faça o que for preciso para ter seu sucesso merecido!

Pense que tudo tem seu sacrifício mas pelo seu talento e conhecimento vai valer a pena!

Vai ter que estar de acordo com as regras da ANVISA:

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária exige equipamentos, fiscaliza produtos cosméticos e regulamenta o exercício da profissão:
“Já está em vigor a Lei 12.595 de 2012, que reconhece o exercício das atividades profissionais de cabeleireiro, barbeiro, esteticista, manicure, pedicure, depilador e maquiador. Sancionada na última quarta-feira (18/1) pela presidenta Dilma Rousseff, a lei também obriga que os profissionais destas áreas sigam as normas sanitárias, realizando a esterilização de materiais e utensílios utilizados no atendimento aos seus clientes.
Esse profissionais, que passam a ser reconhecidos pela lei, tem uma importância muito grande em nossa cultura, mas é preciso observar os riscos a que eles estão sujeitos por conta das características de seu trabalho, com, por exemplo, o uso constante de produtos químicos’, explica. Ela lembra, ainda, que esta é a primeira lei federal que traz, de forma expressa, a obrigatoriedade da aplicação de normas sanitárias por profissionais da área de beleza.”
Depois de ler e reler as regras da ANVISA, tem que comunicar o Sindicato da área de Beleza da sua cidade e a Caixa Econômica Federal sobre a atividade do estabelecimento, ainda deve recolher contribuição Sindical, INSS e FGTS de seus funcionários para essas instituições respectivamente.

Um salão grande precisa de um profissional contador para organizar, regulamentar e manter o bom funcionamento do estabelecimento com todas as taxas pagas.

Falando assim parece muito difícil né? Mas não é, entrega na mão de um bom contador e vai ter só que assinar os papéis e contratar os profissionais.

Um negócio só seu:
“Um salão pequeno que haja no máximo, um empregado, além do proprietário e a receita não ultrapasse R$60 mil por ano, é uma opção econômica abrir um registro como Microempreendedor individual (MEI).”
Aqui os valores dos impostos federais são simbólicos e fixos, e nesse caso não poderá ser proprietário de outra empresa.

Mais informações no SEBRAE.

Meninas esse sonho é possível desde que o primeiro passo seja seu comprometimento e responsabilidade com seu cliente.

Planejar consciente é sucesso na certa!

Sorte a todas que estão nesta profissão e também desejam criar seu próprio negócio.

Beijos

You Might Also Like

2 comentários:

  1. Ótimas informações!! Eu penso seriamente em abrir um espaço de beleza num estilo zen futuramente... e teria não só o salão, mas algumas terapias alternativas, yoga,e com uma decoração oriental. E assim eu poderia unir 2 coisas que eu adoro... yoga e cabelos...heheh bjks
    http://clubedocabeloecia.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que idéia brilhante Erika!! Com certeza nesse clima calmo que seria, se morasse perto ia querer cortar o cabelo com você!

      Beijos

      Eliminar