Cliente e Profissional

Como atender e entender as expectativas de um cliente no salão.

13:00:00 Lucy Viana 8 Comments

Salo de Beleza

Olá meninas.

Hoje temos a oportunidade de escolher nossos produtos e fazer receitas mirabolantes para passar no fio, mas nada é igual ao profissional, ele tem estudo técnico, e sabe por experiência própria tudo que o cabelo precisa, mas será que também sabe como esperamos o atendimento no salão e quais as nossas expectativas? São poucas, mas objetivas.

Nossas expectativas ao entrar no Salão de Beleza:
  • Ficar mais bonita ainda;
  • Ter atenção com a duvida, sugestão ou consequência que esteja passando com seu cabelo;
  • Ter a verdade, com jeitinho, daquele que chamamos de amigo profissional. 

Não parece difícil atender as exigências de um cliente de salão! Mas é…

Nem sempre o profissional atende essas poucas expectativas e quando começa errado o atendimento na maioria das vezes a decepção vai até a saída do salão.

Pra mim um bom atendimento não tem preço!

Atender seu cliente é basicamente escuta-lo, ter entendimento pelo que ele passa naquele momento, sentir a real necessidade da mudança, da transformação e se não for de bom grado o que ele deseja no fio, dar a ele uma outra opção.

As vezes a pessoa pensou dias e dias como ficar daquele jeito, com aquele cabelo, com aquela cor, ou com aquela forma no fio, o mínimo que esta pessoa quer é transformar-se de alguma maneira, talvez o jeito escolhido não tenha sido o mais apropriado, nem o mais correto quanto ao seu entendimento de profissional, mas se não for desta forma que possa atender sua cliente que faça de outra maneira, começando pela atenção esmerada ao seus problemas, mostrando outra beleza, característica no rosto ou no cabelo que também possa ser apreciada fazendo de um modo diferente sua felicidade estampada.

Profissional que reclama de cliente é porque não soube entende-la!

Tem gosto para tudo, desejos para tudo e não depende do profissional questionar essa vontade mas sim mostrar a segurança para um trabalho bem realizado.

Cortes e penteadosDiscutir nunca, mas nunca será uma opção para o profissional, ele tem um nome a zelar e manter a etiqueta nesse caso é fundamental.

Com jeitinho especial você muda e concretiza o que pode nessa transformação, além disso você tem sempre que ter uma sugestão diferente, com uma revista, fotos de outras clientes, sugestões, informações sobre seus conhecimentos, fatos e acontecimentos.

O salão de beleza abriga sonhos e mudanças não concretizadas nas pessoas, quebrar esse sonho, dizer que ele não existe não trará novas amigas e nem novas clientes.

Nós só queremos um momento de rainha! Nem que seja um corte, uma escova, uma só hidratação, queremos ser tratadas a mesma maneira que uma pede um corte e outra pede uma progressiva sem distinção na roupa ou no chinelo amostra, e no carro importado. Sem generalizar, o salão que tem nome é falado aos quatro ventos, pelo atendimento, qualidade dos produtos e atenção profissional.

Se o atendimento começa bem, com entendimento e paciência além de compreensão sua cliente será fiel aos seus trabalhos e sempre vai entender um dia que não puder atende-la simplesmente por manter a cordialidade, a firmeza, gentileza e respeito que todos merecem.

Eu sei que nem tudo é flores… Se queremos isso de um salão os profissionais também queriam clientes mais compreensivas e prometo contar a outra versão da história, ou melhor… do Salão pelo profissional.

Beijos

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8 comentários:

  1. me atender com educação e no horário combinado já é um bom começo. se por ventura eu ou o cabeleireiro tiver um atraso, é só ligar com antecedência e tentar resolver da melhor forma para ambos.

    isso é ética, e entra em outras situações. uma coisa q eu odeio é quando mal chego e o profissional já me enche de tratamento disso e daquilo, sem nem ter olhado direito pra minha cara, quanto menos meu cabelo. e principalmente quando me indicam algum processo de alisamento, aí é de matar! nunca mais volto! quem falou q eu quero alisar meu cabelo? um bom profissional trabalhará conforme o desejo e a real necessidade de sua cliente, não com o q está na moda e lhe gera mais lucro. se eu perceber q o cabeleireiro tá me passando a perna vai me enganar uma vez só.

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    1. Concordo Emanoela. Muitas vezes deixei de ir por nem tentarem achar um horário pra mim!

      Exatamente! Primeiro o desejo é da cliente, escutar primeiro, dar opções e sugestões depois! Além disso fazer avaliação do cabelo sem tocar... Não da né?

      Beijos
      Obrigada por vir!

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  2. OI Lú... tudo bem ?
    olha que onde moro ter um bom profissional é coisa rara e ainda por cima eles nem ligam pro que a gente pede...
    Nossa isso me irrita muito .
    Beijos
    Pathy

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    1. Pathy, aqui não é diferente!

      Pelo mesmo motivo de não escutar...
      Nós só queremos ser ouvidas né?

      Beijos

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  3. Ouvir e a principal qualidade do profissional.

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  4. Lucy, por isso não troco minha profissional por nada, somos amigas, depois de anos frequentando o msm salão construimos uma relação de amizade, confio muito nela e não troco ela por nada! Beijps

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    1. Ah Carol, eu queria um profissional assim aqui pertinho de casa viu! Que sorte você tem!

      Beijos

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