Componentes Químicos

Vitaminas : Extratos de plantas e frutas para cabelo.

13:28:00 Lucy Viana 4 Comments

Vitaminas para o cabelo

Ola meninas!

Será que podemos obter aproveitamento de um produto a base de extrato de planta e fruta que foi industrializado nos cosméticos capilares?

Nos produtos para hidratação no cabelo os ativos mais fáceis de achar são os “naturais”,  chá verde, aloe vera, extrato de bambu, damasco, camomila, mamão, tangerina… A natureza é rica em alimentos para nossa vida e nosso cabelo, cada um com determinada vitamina, porém todos esses ativos nos produtos podem fazer a hidratação esperada além de acrescentar benefícios ao couro cabeludo e diretamente ao crescimento de cabelo, e cada um deles tem suas propriedades de reter a umidade perdida no fio com as agressões externas.

Extrato de Bambu: É rico em fonte de sílica (a sílica também é encontrada em nosso corpo e também diminuída conforme envelhecemos, é ligada diretamente com a elasticidade, resistência e absorção de agua) tanto pode ajudar a produzir mais colágeno como nos cosméticos capilares pode ser útil até para limpar células mortas do couro cabeludo e crescimento dos cabelos. O extrato é rico em vitaminas pode regenerar, reparar e fortalecer a fibra capilar dando ainda maleabilidade, brilho e maciez.

Extrato de Damasco: Rico em sais minerais, vitaminas e acido fólico… Eu poderia citar cada ingrediente benéfico do Damasco mas ficaríamos nisso até amanhã, tamanho sua fonte de nutrientes! Sua grande porção de vitamina A em sua composição da conta de cuidar do cabelo e pele. Nos cosméticos capilares tem o poder de revitalizar, nutrir, remover impurezas, e seu óleo extraído das sementes rico em ácidos graxos e vitaminas antioxidantes é leve e facilmente absorvido sem deixar oleosidade, normalmente usado em tratamentos para cabelos secos e danificados e reestruturação da fibra capilar.

Aloe Vera (Babosa):  Contém mais de 20 minerais, vitaminas A, B1, C, E, nutrientes que reduzem o sebo, fortalecem a raiz e estimulam o crescimento capilar, o extrato de aloe vera presente em várias formulações de cosméticos tem condicionamento natural, e nada de gorduroso em sua composição, sua ação regeneradora, tônica e emoliente para os fios, é fortificante, estimula o crescimento do fio, e hoje é encontrado em tônicos para regular a secreção sebácea do couro cabeludo bem como sua oleosidade. Ter a babosa (aloe vera) como ingrediente numa mascara de hidratação vem acrescentar adstringência e maciez junto a outros ingredientes.

Chá verde: Esse é grande conhecido de cosméticos para pele, porque seu poder de rejuvenescimento vem da sua própria composição química. Rico em polifenóis, tem poder de proteger a área danificada e retardar o envelhecimento do fio mantendo o cabelo saudável, também é grande estimulador do fóliculo capiloso estimulando seu crescimento, ele trás grande porção de uma vitamina que já falamos aqui, o Pantenol. Também por suas propriedades é coadjuvante no tratamento da caspa quando isso é condição no cabelo oleoso.

Mamão: É benéfico para nosso sistema imunológico, aprendemos isso desde pequenos, pois essa é uma das primeiras frutas a ser colocada no cardápio desde bebe, a fruta rica em vitamina C ainda protege as células do organismo de novos danos. No cabelo o mamão tem grande poder antioxidante ao mesmo tempo que amacia também pode protege-lo do sol. O cabelo tem durante anos da nossa vida uma queda normal, muitas pessoas usam receitas caseiras com mamão justamente por ser fortalecedor do folículo piloso, seu poder nutritivo nos cosméticos revitaliza, da brilho e protege cabelos coloridos.

Esses são só alguns exemplos de plantas e frutas que podemos encontrar em vários cosméticos, a extração dos princípios ativos de plantas desde a natureza até o pote de cosméticos tem seu valor na concentração dos ativos aos benefícios que eles podem fazer ao cabelo, ter uma alimentação regrada e com ingredientes poderosos como algum desses, o cabelo ficará consideravelmente tratado por dentro e por fora.

Beijos

You Might Also Like

4 comentários:

  1. Adorei! o extrato de bambu seria meu ideal.
    Beijos

    http://sempremissmakeup.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lilian todos ingredientes que mais vimos nas mascaras capilares hidratantes e que são poderosíssimos nos fios!

      Obrigada pela visita!
      Beijos

      Eliminar
  2. lindaLucy, boas informações me interessei pelo extrato de bambu,faz uma visitinha lá no blog tem novidades, bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Fla querida! Pode deixar que já estou com ele aqui aberto para fazer uma visita!
      Deixa comigo, logo estou ai!

      Beijos

      Eliminar