Componentes Químicos

Cera de Candelila é o que? Hidratação ou nutrição?

09:42:00 Lucy Viana 7 Comments

Cabelos nutridos

Olá meninas.

A maioria das dúvidas com relação a um cronograma capilar é separar as mascaras capilares para cada tipo de fase, não parece fácil, porém, o rótulo das embalagens descreve muito do que você precisa saber para encaixa-lá no seu tratamento.

Assim muitas mascaras que entram na fase de hidratação carregam ativos que falamos aqui serem essenciais para reter agua no fio como:
Muitas mascaras para nutrição levam alguns ítens que julgamos indispensáveis para um tratamento nutritivo como :`
Vale lembrar:  Que uma mascara capilar feita para hidratação, não significa que ela terá somente ativos para hidratação, normalmente não é assim, principalmente as profissionais que atendem a necessidades dos fios de qualquer tipo de estrutura e danos.
E a Cera de candelila? Quem já ouviu falar, e viu este componente junto com ativos hidratantes e nutritivos e reconstrutores me diz, em que fase ela se encaixa? O que é a cera nos cosméticos capilares?

candelilla

Essa cera é feita a partir de um arbusto encontrado no México, a extração dela é bem curiosa e a mesma após muitos anos, ela é formada a partir do aquecimento de suas folhas formando assim pequenos flocos de cera, o melhor é que depois de podados seus ramos são regenerados!!

É uma cera vegetal encontrada em muitos produtos, naquele estilo mil e uma utilidades, culinária, remédios e claro, a indústria de cosméticos tirou grande proveito, usando em maquiagens e cosméticos capilares.

O que ela realmente faz nos cabelos?

Auxilia na estabilização de emulsões, na formação de filme hidrofóbico, mas o que é isso tudo né?

Significa que a cera forma um filme sobre o fio impedindo a perda de sua umidade.

Sua composição química é caracterizada por alto teor de óleo (50%) e 40 % de resinas sendo assim um forte elemento umectante e selante para o fio.

Pode ser encontrada mais em mascaras de tratamento nutritivo para cabelos secos e ressecados, danificados, sensíveis, junto com óleos e manteigas para formar um filme protetor da hidratação e nutrição feita na fibra capilar.

Este não é um ativo a ser separado nas mascaras, não se trata de somente hidratação ou nutrição ele fará a parte de revestir o fio de cabelo para não perder o nutrientes que ele acaba de receber.

Por isso, nem todo ativo vamos conseguir identificar numa mascara de tratamento, as vezes eles vem somente pra ajudar a emulsionar, ou auxilia no brilho e proteção, mais uma vez afirmo que a mascara faz pelo cabelo o que o fabricante afirma fazer pelo seu poder na composição.

Beijos.

You Might Also Like

7 comentários:

  1. Eu classifico como nutrição, mas é claro que em cosméticos não podemos analisar nenhum ingrediente separadamente porque eles agem em conjunto, e cada ativo influencia no desempenho dos outros ativos. Mas adorei vc ter falado da cera de candelila, realmente quase não ouvimos falar sobre ela por ai. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah Carol!! Eu já esperava você por aqui!

      Carol é incrível a "aceitação" dessa cera vegetal como ingrediente em vários cosméticos!!

      Beijos

      Eliminar
  2. Que post maravilhoso Lucy!!!! Não conhecia a cera de candelila, estou verificando minhas máscaras se contém ela, rsrsrs, mulher é fogo né!!!!Bjos!!! Josy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Josy nem esquente com isso... Só lembre que ela pode fazer durar mais seu cabelo hidratado! ;)

      Beijos

      Eliminar
  3. Hum meu cabelo e afro e prescisa de algo que segure mas a hidratação pois tendem a ter perca de umidade comprei um creme quem tem esse ativo gostei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Gisele! Exatamente isso que a Cera de Candelila faz querida! O poder de ação no fio é tão bom que a mascara tem durabilidade pela composição da Cera aliada a proteínas.

      Beijos

      Eliminar
  4. Algumas máscaras q usei da L'oreal e da Kérastase têm a cera de candelila (candelilla wax). Meu cabelo é do tipo 3B (fino, mto encaracolado e seco) e aceitou mto bem essa cera. Recomendo demais, se joguem!

    ResponderEliminar