Coloração e Descoloração,

E quando a criança cresce… Pode Pintar o Cabelo?

20:30:00 Lucy Viana 0 Comments

Olá meninas!

Bebe cresce né? O cabelo cai, troca, transforma e realmente aparece a textura e a cor definida do fio, depois disso criança tem vontade própria, e através do que vê nas mães, nas amigas e tias, acaba querendo fazer coisas demais no cabelo, e uma dessas coisas é tintura.

Em geral a criançada parte das cores fantasias, cabelo rosa, azul violeta, são cores que atraem os pequenos e tipo, vira “febre” entre eles, um pinta o cabelo, vai outro e pinta, e assim vai, uma escola de cabelos coloridos, arco-íris total!

 quando a criança cresce… Pode Pintar o Cabelo?

Tem alguns produtos que são usados na época do Carnaval para fantasiar a meninada, é coisa que se usa na hora e depois da “bagunça”, lava e sai, até ai tudo bem, é só uma questão de época e festividades. O problema é querer seguir os passos de alguém da família a modificar o tom de cabelo, daí haja conversa, diálogo, e envolvimento com os pequenos, que já não são tão pequenos assim, e contar histórias pra eles parece entrar num ouvido e sair pelo outro, melhor mesmo é contar a verdade do que envolve tinturas e cabelos de criança:

Porque Não Pode?

Começa pelo fato da idade. Não tem idade para usar essas químicas no fio e ponto. Não há questionamentos quando se trata da saúde da criança, até porque pode provocar uma alergia na criança segundo os componentes da tintura, e também prejudicar o próprio cabelo. As alterações hormonais que ainda não apareceram na criança ainda vai modificar muito a estrutura do fio, esse é mais um motivo para estar longe de tinturas de cabelo.

Segurança é a palavra chave para “pequenos rebeldes”.

Mesmo quando recomendado a partir da pré-adolescência é necessário cuidados com tinturas sendo usado somente produtos sem amônia, sem agua oxigenada, produtos leves e de pigmentação superficial.

A vaidade não pode estar a frente da saúde seja lá em que idade for, tudo tem seu tempo e limite para as coisas acontecerem. 

Outra coisa é se inspirar em famosos, ídolos, etc. Não é porque algumas pessoas fizeram algum procedimento desses que possa fazer também, aqui entra a questão da cultura familiar, do que os pais impõe e do que acreditam ser melhor para os filhos, independente de religião, raça ou país.

Segundo alguns especialistas da área cosmética e médica, não é recomendável a tintura até mesmo pela sua forma e textura diferenciada de um cabelo adulto, além do couro cabeludo ser também pele e absorver tudo que se põe nele, podendo causar também uma alergia de pele, tudo pela sensibilidade e pela ação forte da química.

Das Responsabilidades

É evidente que enquanto for menor são os pais que respondem pelos atos dos pequenos, assim o melhor é manter a criança informada sobre riscos e problemas que possa acontecer com uma “simples” tintura de caixinha, ou qualquer outra. Informada, a criança pensará duas vezes antes de se jogar em receitas mirabolantes com seus amiguinhos, sem a sua presença.

Vale lembrar que a legislação afirma que qualquer situação de dano causado por agente químico de alisamento ou coloração é de total responsabilidade dos pais que permitiram o procedimento.

Por isso é dever dos pais orientar, informar, fortalecer a auto estima dos pequenos para que se aceitem como são, com suas características genéticas e únicas.

Beijos

You Might Also Like

0 comentários: