Cliente e Profissional

Unhas de carnaval. Atenção no salão!

11:21:00 Lucy Viana 1 Comments

Unhas de carnaval. Atenção no salão!

Olá meninas!

Como foi o carnaval? Pularam bastante e aposto que tem mais energia por esses dias não é?

Então vamos falar de uma coisa séria antes que se arrisquem sem a informação correta. Sei que nem todas tem tempo para customizar as unhas em casa, as vezes falta tudo! O aparelho certo, desenhos, adesivos, acessórios, que sem eles não da mesmo pra fazer, surge o quê? O salão, claro... tão fácil! Só resolver o problema da Nails Arts lá!!!

O alerta é esse mesmo: unhas no salão. Muitos problemas ocasionados nas unhas são devido falta de atenção e cuidados específicos, se não tem seu próprio alicate, espátula e palito pra levar a um salão mais próximo de você, vai precisar ver essas dicas e evitar o mau uso de instrumentos na unha ocasionando assim graves problemas.

Esteja ciente que o alicate quando não esterelizado devidamente pode sim ocasionar doenças gravíssimas em qualquer pessoa, desde o momento que foi usado numa unha contaminada. Micoses, hepatite e até mesmo HIV podem ser transmitidas com o mau uso de instrumentos como alicates de unhas, espátulas de ferro, e palito sem esterelização.

O que é esterelizar?
É a forma de extinguir qualquer forma de fungos, bactérias, vírus presente em instrumentos utilizado em serviços de manicure, usando para esses aparelhos de aço, estufa com temperatura correta e elevada.

Todos aparelhos de aço inoxidável podem ser colocados na estufa a fim de esterelizar a cada uso.

Unhas carnaval.

Meios para esterelização mais seguros:
Autoclave e estufas são os métodos mais eficazes para esterelização dos aparelhos de manicure.

A autoclave é a esterelização por vapor úmido sob pressão, e sua vantagem é a utilização de aparelhos com partes emborrachadas e de plásticos. Já a estufa deve ser colocado somente aparelhos de aço, sua esterelização é pela temperatura, calor seco.

A estufa é a mais utilizada até por ser indicado/aprovado pelo Ministério da Saúde, não enferruja os aparelhos, seu custo é baixo tanto quanto sua manutenção, além disso não danifica o corte dos instrumentos.

Não basta ter estufa.

Algumas medidas de higiene são indispensáveis no salão.
Se o palito for de madeira, deve ser dado a cliente logo acabe o serviço, uma vez que não são esterelizados  a proliferação de bactérias continuara podendo assim contaminar outros palitos. O mesmo é para lixas de madeiras que não podem ser esterelizadas, e também as espátulas.

Não é exagero uma vez que fungos podem infestar esses instrumentos podendo aparecer problemas na unha decorrente de falta de atenção e higiene do local. Até afastadores de unha devem ter utilização única, se estes também forem de madeiras, além de ser fácil a contaminação por estes meios a falta de informação acarreta problemas maiores.

Pessoas com diabetes por exemplo, devem ter um atendimento diferenciado e com materiais próprios, até porque uma simples picada de alicate pode virar um problema muito grande. As gestantes que são susceptíveis a reações alérgicas também devem ter tratamento diferenciado, com instrumentos esterelizados e produtos seguros quanto as reações alérgicas.

Hoje em dia o maior risco de transmissão de hepatite é através do salão de beleza através do manuseio de aparelhos mal esterelizados, sem higiene.

As regras para salões de beleza nunca mudaram e é essencial:
  • Boa iluminação e condição visual do profissional para sua cliente;
  • Instalação elétrica suficiente para numero de equipamentos, sem problemas de curto com secador, chapinha, estufa tudo na mesma tomada, também nestes lugares a vigilância sanitária não admite fiação exposta e má instalação dos equipamentos podendo vir a se tornar;
  • Ambiente arejado;
  • Equipamentos adequados para esterelização dos materiais em metal. Não acha que o álcool 70% pode garantir eterelização de alicates e espátulas não é?
  • Tanque para limpeza de panos e higienização;
  • Banheiro para os clientes, pia, agua corrente, sabão liquido,etc.
Cuide-se em qualquer lugar que estiver!
Com saúde não se brinca.

Beijos

You Might Also Like

1 comentário: