Alimentação,

É verdade que suplemento alimentar faz o cabelo cair?

17:21:00 Lucy Viana 6 Comments

É verdade que suplemento de vitaminas faz o cabelo cair?
Olá meninas!

Falar em tomar pílulas é sinônimo de beleza hoje, falamos ontem sobre isso, o mercado e as farmácias exibem prateleiras cheias de suplementos nutricionais, enchem os olhos da gente com promessas milagrosas, mas como disse, nada é tão simples quanto só ingerir a capsula, sentar e esperar o tempo passar!

Nessa beabá de pílula pra cá e pra la, vi algumas dúvidas sobre cair cabelo ao tomar alguns suplementos, mas … como pode cair o cabelo se tem pílula até pra isso? Eu não tomei, mas para o dia a dia como fortalecedor, e complementar da alimentação parece mesmo que faz efeito, as tais capsulas com queratina e aminoácidos.

Agora quem disse que cai, e porquê?

Conhece aquela história “Quem conta um conto aumenta um ponto”? É mais ou menos assim que o boato acontece, olha só a ocasião: A pessoa compra o suplemento, tem alimentação desregrada, mal vai a academia ou faz exercícios e acima de tudo faz mil procedimentos no cabelo, e depois a culpa da queda é de quem?

Suplementos existem para suprir a carência de alguma vitamina no organismo, por isso deve ser recomendada por médico nutricionista, é preciso saber qual é a vitamina ou nutriente ausente para que o médico prescreva a vitamina que beneficiará o paciente de acordo com seus hábitos.

Aliás é a falta de vitaminas que pode causar queda capilar e até unhas fracas, tanto quanto sonolência e até alterações hormonais.

As vitaminas são necessárias sim a nossa saúde, principalmente porque nosso próprio organismo não pode produzi-la, agora tomar algo sem prescrição, por conta própria e indicação do amigo não é legal porque todo e qualquer fator que aconteça durante essa automedicação, não vai entender seus benefícios ou até malefícios a longo prazo.

Suplementos e a queda capilar

Suplementos alimentares não substituem uma alimentação diária, apenas complementam.

De qualquer maneira anote o recado : procure seu médico, converse com ele, diz que gostaria muito de suplementos de vitaminas e minerais, e aguarde dele a dica do que tomar.

Só pra encerrar e entender que suplemento não é balinha de goma, vale o alerta da ANVISA dado em Julho do ano passado sobre suplementos.

Atenção!
O diretor de Controle e Monitoramento Sanitário da Anvisa, José Agenor Álvares, afirma “O forte apelo publicitário e a expectativa de resultados mais rápidos contribuem para uso indiscriminado dessas substâncias por pessoas que desconhecem o verdadeiro risco envolvido”.
Por isso vale a pena essas dicas:
De acordo com o alerta da Agência, alguns desses suplementos contêm ingredientes que não são seguros para o consumo como alimentos ou contêm substâncias com propriedades terapêuticas, que não podem ser consumidas sem acompanhamento médico
Brasil
No Brasil, alimentos apresentados em formatos farmacêuticos (cápsulas, tabletes ou outros formatos destinados a serem ingeridos em dose) só podem ser comercializados depois de avaliados quanto à segurança de uso, quando se considera eventuais efeitos adversos já relatados. Além disso, precisam ser registrados junto à Anvisa antes de serem comercializados.
De acordo com o diretor da Anvisa, produtos conhecidos popularmente como suplementos alimentares não podem alegar propriedades ou indicações terapêuticas. “Propagandas e rótulos que indicam alimentos para prevenção ou tratamento de doenças ou sintomas, emagrecimento, redução de gordura, ganho de massa muscular, aceleração do metabolismo ou melhora do desempenho sexual são ilegais e podem conter substâncias não seguras para o consumo”, alerta Álvares.

Recomendações aos consumidores
Se você usa ou tem intenção de usar “suplementos alimentares”, a Anvisa recomenda:
- Solicite auxílio de seu nutricionista ou médico para a identificação de produtos seguros e regularizados junto à Anvisa;
- Desconfie se o produto for “bom demais para ser verdade”! Ter um corpo definido e emagrecer nem sempre é rápido ou fácil, principalmente de forma saudável;
- Consumidores que adquiriram produtos que contém DMAA na composição devem buscar orientação junto à autoridade sanitária local sobre a destinação adequada dos mesmos;
- Mais informações podem ser obtidas junto à Central de Atendimento da Anvisa: 0800 642 9782
Temos toda e qualquer informação ao nosso alcance, por isso use com recomendação e com certeza terá todos os benefícios interna e fisicamente.

Beijos

You Might Also Like

6 comentários:

  1. Postagem explicativa,muito boa!!!


    saúde,paz


    Ro



    #cupscakes,bolos,doces...gosta? Corre la no blog!

    ResponderEliminar
  2. Nossa adorei esse post bem explicado pra quem tiver alguma dúvida, é verdade quando falamos de Pilulas ficamos um pouco com medo será que dá certo será que engorda e faz cair o cabelo rsrs adorei mesmo as dicas!

    ResponderEliminar
  3. Bem explicado.Na dúvida pergunte ao seu médico!

    ResponderEliminar