Coloração e Descoloração

A coloração do fio: Tintas permanentes e tonalizantes.

12:30:00 Lucy Viana 6 Comments

Castanhos

Olá meninas,

Sabe qual a primeira coisa que vejo na perfumaria quando vou escolher uma coloração? É a cor do cabelo, ou que esta na caixinha ou a cor que esta na tabela de cores da tinta. Depois disso, só vem a imaginação com aquela cor em cima da cor atual, e assim esquecemos todo o resto…

Não da pra negar que é pelo que vemos que acabamos comprando!

Tabela de cores de cabelo

É importante além de ver as imagens dos cabelos e as cores que ficam é que esses moldes, essas tabelas não são feitas com base em tinta sobre tinta, e esse é nosso maior erro ao escolher a cor.

A coloração do fio.

Imagina se você tem um cabelo virgem na cor castanho e resolve fazer coloração com uma tinta de cabelo diferente da sua, e mais claro, essa nova cor no cabelo, vai gerar uma terceira cor no seu cabelo, que não será a cor da caixinha ou do molde que escolheu.

O volume da agua oxigenada que usamos com a tintura tem muita diferença em colorir cabelos grossos e finos e não funcionam exatamente da mesma maneira, nesse caso vamos considerar a agua oxigenada que vem junto, ou que você compra junto sua bisnaga de coloração:
  • 10 volumes (tonaliza)
  • 20 volumes (abre dois tons)
  • 30 volumes (abre três tons)
  • 40 volume (abre quatro tons)
Levando em consideração a espessura do seu fio e de quantas camadas de cutículas sobrepõem o córtex imagina que para um cabelo grosso e virgem o resultado da coloração com uma agua oxigenada 40 volumes não será a mesma que para um cabelo fino.

Agora pensa nisso quando o cabelo esta colorido!
Wikipedia curiosidade: As células-tronco na base dos folículos pilosos são responsáveis ​​pela produção de melanócitos, que são células que produzem o pigmento no cabelo e pele.
As colorações permanentes e tonalizantes.

Os tonalizantes servem para intensificar a cor, dar brilho, não clareiam e não mudam drasticamente o fio, nem cobre todos os fios brancos, a cor dos tonalizantes duram conforme as lavagens, depende da tinta e da qualidade dela pode durar quase um mês isso também com seu tratamento em casa para proteção da cor. Esta tinta não fará grandes transformações no cabelo tinta sobre tinta, pode corrigir, minimizar outras cores superficialmente.

A coloração permanente chega até o córtex, e no cabelo virgem e fino pode alterar a cor abrindo tons no cabelo conforme sua agua oxigenada, cobre todos os fios brancos, seus pigmentos não saem com as lavagens, mas não age da mesma maneira sendo tinta sobre tinta, mesmo alcançando o “corpo” do fio já existe uma coloração lá e se a nova cor for diferente poderá surgir mesclas de cores ou manchas no cabelo, isso sem considerar tom sobre tom.

Vale a pena ressaltar que as colorações só serão bem sucedidas no cabelo saudável, o cabelo danificado apresenta vários tipos de porosidade e isso também pode afetar a uniformidade da cor.

Beijos.

You Might Also Like

6 comentários:

  1. Oi lucy, muito esclarecedor o post. Conheço muitas pessoas que fala mal de certas marcas de tintas, dizendo que não alcançaram a cor desejada, porém se "esquecem" que ja possuem p cabelo com coloração e que tinta não clareia tinta né! Aproveitando que essa semana vc vai falar sobre colorações, o que acha que fazer uma postagem sobre decapagem??? Ia ser bem legal tbm, beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Legal Carol! Boa dica!
      Como amanhã é dia de resenha, vou colocar na quinta!
      Ok?

      Beijos

      Eliminar
  2. Adorei as dicas!!!

    http://ericatutty.blogspot.com.br/

    beijos

    ResponderEliminar
  3. muito legal suas dicas.
    vou aproveitá-las ao máximo.valeu.bjus

    ResponderEliminar