Componentes Químicos

Vitamina para os cabelos: Mel ou geléia real?

10:57:00 Lucy Viana 12 Comments


Olá meninas.

Não estou virando química não! Sou curiosa sobre o que coloco no cabelo e preciso identificar o que anda acontecendo na formulação dos produtos, afinal esta cheio de produto que levanta até a alma do cabelinho !!

O mel faz história nas receitas caseiras é seguro usa-lo com outras frutas, diz que trata, clareia, além de ser indicado por muitos como antibacteriano do couro cabeludo, mas não confio muito nessas técnicas caseiras usando alimentos, (só se fosse tratamento facial) nesse caso eu prefiro ingerir pra ter efeito no organismo todo, nas máscaras capilares o assunto é outro!

O mel é fonte de açúcar e assim retém agua sendo altamente hidrofílico, tendo seu efeito umectante mas não potente por si só, numa mascara de tratamento ele precisaria vir acompanhado de outros ativos condicionantes e ele ser assim um “a mais” nesse produto para condicionar.

Sabe que encontrei o mel em produtos que prometem higienizar o couro cabeludo sem deixa-lo oleosos, e até junto a camomila e extratos florais para iluminar, se realmente tem essa função na oleosidade do fio vai depender dos outros componentes na fórmula, já o clareamento, eu só acredito testando!

E não estou diferenciando da onde venha esse mel e nem a potencial fonte de aminoácidos e proteínas que ele possa ter em pouca quantidade na sua composição química, mas de que maneira ele pode potencializar o efeito de seus benefícios na mascara capilar para hidratação.

Vitamina para os cabelos: Mel ou gelia real?

E a geléia real é igual ao mel?

A geléia real é encontrada na fórmula dos produtos como Royal Jelly, é com certeza benéfica na mascara capilar e nada comparável ao mel.

É criado por abelhas operários uma mistura de mel e pólen, mas não vamos contar a história das abelhinhas que precisaria de mais um artigo só pra isso, pense nele como leite de abelhas, é tão poderoso como ingrediente nos cosméticos que pode nutrir o corpo por dentro e revitaliza-lo por fora.

Nos cosméticos capilares a geléia real é ingrediente para prevenir queda, auxiliar no crescimento e regenerar folículos, tem vitaminas, minerais, aminoácidos, se começar a reparar na composição dos produtos pode achar esse componente de todas as maneiras, para hidratar, nutrir, reconstruir e repor massa, deu pra entender como ele é facilmente aliado com outros ingredientes restauradores?

A geléia real como ativo em shampoos, mascaras auxilia no tratamento de cabelos ressecados, rejuvenesce e repara a fibra capilar sendo ótimo na composição dos produtos de qualquer que seja a função no fio.

Meninas o mel nos produtos capilares somente será usado para hidratar, a geléia real mesmo sendo grande fonte de vitaminas, tem forte poder reparador da fibra, que aliados a outros ativos tem função regeneradora no fio.

Beijos

You Might Also Like

12 comentários:

  1. Adorei lucy, primeiro post que vejo sobre o assunto, e está de parabens! Beijos

    ResponderEliminar
  2. Adorei o post, Lucy!!
    Não me lembro de ter usado algum produto com mel - a não ser aquelas receitas caseiras, que já não uso há tempos...
    Vou procurar algo com Geléia Real, o poder dela parece ser maravilhoso!!

    Lucy,queria indicar um post. Eu sei que vocês já indicaram a página da ANVISA onde encontramos os componentes que podem existir nos produtos, mas me perdi naquela página e não consegui encontrar.
    Seria bacana dizer o que cada substância escrita no rótulo significa - "Ninguém" intende aquilo lá, dá pra ver no Cronograma que muita gente posta o rótulo dos produtos por isso, hahaha

    Beijo!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Carolina!

      Na verdade tenho feito esses artigos com esse intuito, muito coisa vai além do que podemos identificar e só a empresa mesmo pra falar via SAC ao consumidor, é o caso dos blends que eles usam nas fórmulas que contém vários ativos, e muitas nomenclaturas de componentes pra proteger, dar brilho, etc...

      Aos poucos vamos entender o que eles significam no fio, de uma maneira mais clara e também objetiva.

      Obrigada pro ter vindo!
      Pesquise sempre, busque sempre a verdade porque a empresa que lida com o publico sem mentiras vira sucesso!

      Beijos

      Eliminar
  3. Adorei o post Lucy, super bem elaborado.

    Bjus,

    Ana

    ResponderEliminar
  4. Excelente post! Bem explicativo :)

    www.belezapuraonline.blogspot.com.br
    Loja Virtual: shopbelezaonline.loja2.com.br

    ResponderEliminar
  5. nossa tão falando não tão bem do mél aqui ou é impressão minha?o mél é um poderoso aliado no cambate e prevenção da porosidade dando elasticidade natural ao cabelo e não desbota meu negão continua negão aqui e um poderoso aliado contra queda quando misturado a canela!!testado e aprovado por mim!!o mel quando é puro estes que a jente compra direto dos apicultores vem com uma parte que olhando parece açucar bem eu compro este aqui onde moro e aquela parte que parece açucar só parece pq na verdade é a jeléia real queja vem naturalmente misturada ao mél quando não é processado para a retirada este é encontrado por apicultores que só retiram o mél e vendem assim!!a separação só é feita por criadores que investem no mercado da beleza eles separam tudo!!acho que da pra entender a explicação né?aqui onde moro tem muitos apicultores que o interesse é só o mel e ótimo pq assim vem também a geléia real e ceramidas tudo num pote de mél isso é ótimo!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sonia estamos falando muito bem do mel aqui! Mas puro e usado no cabelo como falou, pode ser realmente bom e não igual a concentração dele numa mascara de tratamento, quando modificado e industrializado para fazer parte de uma mascara suas propriedades não são as mesmas por isso seu efeito é mais potente agregando valores a outros componentes como aminoácidos.

      Beijos

      Eliminar
  6. Uma postagem muito interessante e prática!! Excelentes conselhos e dicas,adorei e super adorei,muitos beijinhos,tudo de bom para ti!!

    ResponderEliminar