Danos no fio

O que é cabelo poroso?

11:38:00 Lucy Viana 14 Comments


Cabelos porosos

Ola meninas, já perceberam que até nas embalagens de cosméticos além de conter “tratamento para fios danificado” também tem a descrição: “para cabelos porosos”, daí eu te pergunto:

Você sabe identificar um cabelo poroso ? O que é? Como ele fica assim? E esse fio pode ser recuperado?

Pensando nisso fui atrás de tirar minhas próprias conclusões sobre o assunto pra mostrar a vocês como identificar o cabelo poroso e como tratar.

Procedimentos que causam porosidade no fio: Não tenho dúvidas que as colorações superclareadores deixam o fio poroso, danifica, desequilibra o ph e até quebra se forem químicas sucessivas, descoloração é muito mais agressiva, porque se você colore e fica com o cabelo poroso, imagina retirar o pigmento dele e após tonalizar? Não da né? Vamos falar o bom e claro “português”´e verdade seja dita, relaxamento e permanente  por causa desse ph muito elevado também causam porosidade, agressão externa nas cutículas como exposição solar, falta de proteção térmica nas escovações, tudo isso causa esse problema no cabelo.

Como identificar a porosidade no cabelo: Um cabelo poroso é todo aquele que não consegue reter umidade e proteínas, absorve hidratação mas com as cutículas abertas esse tratamento não fica no cabelo, assim é com alguns tipos de cabelos como os encaracolados que já tem naturalmente essa dificuldade de reter agua e nutrientes devido sua estrutura em forma de espiral, já no cabelo normal o cabelo quando poroso, parece fino nas pontas e leve, tão leve que voa, devido sua perda de proteínas, o desbotamento no cabelo também acontece quando o fio esta poroso, as escamas abertas não fixam o pigmento e ele desbota, desaparece o brilho, cai, quebra, fica frágil partindo-se ao toque e escovações.

Qual melhor vitamina para esse cabelo: Proteínas, aminoácidos, manteigas, óleos, aqui também vai depender da porosidade nele, sendo em maior grau a necessidade de óleos e manteigas e menor porosidade a ajuda com proteínas e aminoácidos nas mascaras de tratamento.

Como pode ser recuperado: A melhor maneira de tratar o cabelo poroso é dar ao fio o que ele necessita! Hidratação constante e ativos concentrados para reestruturação capilar.

Se faz um tratamento no cabelo com mascaras e sabe que esse fio não fica hidratado tem que continuar o tratamento ´pós lavagem, é aquilo que sempre faço, creme de pentear, leave-in que trata, protege e mantêm o cabelo saudável. Ainda finalizadores como óleo de argan e outros óleos essenciais também vão deixar o cabelo mais tratado e as pontas livre de tanto frizz. Com certeza aparar as pontas do cabelo é necessidade vital em todo cabelo pelo menos a cada 3 meses.

Toda empresa, marca, fabricante de químicas para o fio possui essa linha de tratamento com o intuito de recompor o que foi perdido em procedimentos no salão. Essa é a melhor indicação para um tratamento com química, usar a linha home care da mesma marca.

Beijos

You Might Also Like

14 comentários:

  1. Adorei Lucy, nunca tinha lido um post tão bom sobre porosidade. Acho que vc pode fazer indicações dos produtos da Néctar que ajudam no tratamento da porosidade(fica a dica). Continue assim, simplesmente amo seus posts! Beijosss
    http://quimicadoscabelos.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carol a linha da Néctar sempre será indicada pelos profissionais que trabalham com ela, porque eles tem a linha Home Care certa para cada tipo de procedimento no fio!

      Beijos
      Obrigada por vir!

      Eliminar
  2. post completo mesmo agora espalhem meninas porosidade pode estar em qualquer fio agora já sabem o porque e como cuidar \o/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gih! Adorei te ver aqui! Suas dicas são ótimas também!

      Beijos

      Eliminar
  3. Post super bem feito.
    Amei!
    Meus cabelos sofrem com essas agressões e é muito bom ver que estou no caminho certo pra melhorar os danos causados pela descoloração.
    Beijoo!
    http://www.vamosbonitas.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Elaine!

      Obrigada pela visita!
      Vou no seu blog te visitar!
      Beijos

      Eliminar
  4. ótimo post Lucy! Parabéns!
    Os cabelos da minha irmã eram muito porosos e nada q ela usava resolvia o problema, até q comecei a cuidar do cabelo dela seguindo o cronograma e focando principalmente em nutrições (principalmente no óleo de argan) por perceber q é a fase q mais contribuiu para o fim da porosidade capilar dela.
    Beijão e continue assim nos ajudando com nossos cabelos com tanto carinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dany, a maior vantagem em montar o cronograma (tratamento capilar) é sentir a necessidade do fio! Isso você conseguiu!

      Beijos
      Obrigada pelo carinho!

      Eliminar
  5. Ótimo post, mas fiquei na dúvida. Devo então investir em hidratação direto e posso fazer reconstrução sem ser de 15 em 15? Bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Camilla depende do que seu cabelo precisa neste momento, e como esta a porosidade nele.

      Meu cabelo não é tão poroso, mas é fino com colorações, por isso sigo nutrição e reconstrução uma vez na semana ou a cada 15 dias uma blindagem / queratinização.

      Beijos

      Eliminar
  6. Lú,
    esse post foi maravilhoso...
    muito se fala de porosidade mas explicar que é bom nada né?
    com certeza você tirou a duvida de muita gente inclusive a minha...
    Beijos
    Pathy

    ResponderEliminar
  7. Desconhecia isso dos cabelos porosos,obrigada pelos teus esclarecimentos,muitos beijinhos,tudo de bom para ti!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Sandra! Pra você também querida, tudo de bom!

      Beijos

      Eliminar