Tipos de cabelo

A espessura do fio. Cabelo liso, ondulado e crespo. (Parte 2)

11:26:00 Lucy Viana 8 Comments



Ola meninas!

Ontem coloquei sobre a espessura do fio de cabelo depois da coloração e a descoloração.

Sabendo qual é seu tipo de cabelo vai entender melhor porque a espessura dele com procedimentos como coloração e descoloração podem ser transformadas.

Os cabelos são diferenciados pelo seu tipo, ou pelo seu grau de oleosidade, podendo ser normais, secos, oleosos, mistos e ainda em outra categoria encontram-se os frágeis e coloridos.

Porque frágeis? São cabelos geneticamente com pouca resistência, já nasce assim e fica o resto da vida, estes precisam de cuidados especiais.

Porque os coloridos? Porque como falamos que a estrutura do fio é modificada tinta após tinta, o acumulo desses resíduos pode deixar o fio ressecado, opaco sem ser característica dele, como ocorre com os cabelos secos naturalmente, que precisam estar sempre hidratados para manter o brilho sempre.


Penteando o cabelo
Visto que temos todas essas diferenças, coloque ao fio um pouco de tudo de sua alimentação e todos benefícios que ela pode, ou não, trazer ao cabelo. 
Além disso o fio se diferencia pela sua curvatura e isso também influencia na sua densidade. Por isso eles também são definidos com algumas características próprias pela sua forma.

O cabelo liso é uma incógnita, porque mesmo que falem que na maioria são grossos, vai achar muito cabelo liso, fino e frágil por ai, então defini-lo como grosso esta fora de cogitação!

Mas pense que no caso do cabelo ser fino e liso ele também entra na categoria que expliquei acima, frágeis, sendo assim, quebram facilmente, e mal seguram penteado, esses cabelos são tratados com produtos suaves e especiais.

O cabelo ondulado são naturalmente finos e podem ser muito ondulados e cacheados, e tudo que fizer nele pode mudar essa estrutura ou mesmo modelar para liso ou cacheado.

O cabelo crespo nasce seco e enrolado nele mesmo, mesmo sendo fino é muito denso parecendo sempre ter muito cabelo quando solto e pouco cabelo quando preso.

Sem contar ainda o crescimento do fio e a maneira que ele cresce, suas diferenças étnicas, hereditariedade, idade, e vários outros fatores fazem de cada cabelo único. 

O que usamos de produtos mudam suas estruturas, como escovações, chapinhas, químicas, fazemos um fio diferente e transformado do que ele era naturalmente, depois de transformado só há um tratamento: Fortifica-lo, mantê-lo sempre hidratado e com a aparência saudável.

Agora, depois de ver como o cabelo nasce e como podemos transforma-lo, pense na espessura do fio, se grosso ou fino, vendo seu tipo de cabelo, a forma, veja todos procedimentos que já fez nele, e comece agora a diagnostica-lo pela sua porosidade, esse vai ser o diagnóstico final.

Não parece fácil falar de cabelo observando por todos estes “ângulos” mas para o profissional que mexe com química e digo qualquer química saber disso e de muito mais “na prática” é indispensável para deixar seu cabelo perfeito.

Beijos

You Might Also Like

8 comentários:

  1. Oi Lú... sabe que a gente sozinha não consegue saber direitinho qual a espessura do fio....
    boas dicas
    Beijos
    Pathy

    ResponderEliminar
  2. É essencial saber qual o tipo de cabelo antes de realiar qualquer transformação, como vc disse um bom profissional sabe diagnosticar, mas muitos por ai não sabem né...Beijos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso Carol se a gente por na balança o resultado das químicas mal realizadas vamos deparar com a falta de diagnóstico!

      Beijos

      Eliminar
  3. Nossa Lu, os meus não sei onde eles se enquadram, passo tanta química para ficarem lisos...O cronograma e as suas valiosas dicas estão me salvando!!!!! Bjs josy

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi Josy! Estou no mesmo pensamento que o seu, aqui amiga é tanta tinta loira!!! Obrigada pelo carinho linda!

      Beijos

      Eliminar
  4. Realmente há cabelos de todo o tipo,existem cabelos de todas as maneiras e feitios,adorei esta tua postagem,tudo muito bem explicado!!

    ResponderEliminar