Curiosidades

O que eu faço com o condicionador?

18:17:00 Lucy Viana 4 Comments

Ola meninas!!

O que eu faço com o condicionador?

Esse assunto não seria tema de hoje se não tivesse achado uma matéria bem interessante pelo Doutor em Tricologia Valcinir Bedin.

Nem todas marcas utilizam condicionador em suas linhas, isso porque a ação do condicionador é totalmente dispensável pela proposta apresentada do respectivo produto, e porque a mascara de tratamento já contem a ação reparadora e a selagem da cutícula capilar.

O condicionador tem seu atrativo, nem que seja só para deixar o fio "molinho" após o shampoo, desembaraçando e dando brilho, ainda pode-se ter um condicionador que promova tratamento reparador aliado ao uso do shampoo, selando o fio, desembaraçando e dando brilho.

Entendemos que: Condicionar o fio é selar a cutícula, o que significa que pode ser de várias maneiras, com um condicionador após o enxague do shampoo, ou com um creme sem enxague, ou com apenas o óleo após a lavagem!

Dr. Bedin começa seu artigo assim: “Os óleos naturais, como o de melaleuca e o de jojoba, têm sido utilizados, há muitos anos, para condicionar cabelos. Conta-se que, na Inglaterra vitoriana, os homens utilizavam nos cabelos o óleo de macassar (óleo perfumado de coco ou de palma), que exigia a colocação de uma toalha nos sofás e estofados para proteger contra os danos do referido condicionador.

Estou certa que o doutor fala em umectação, umectar também é condicionar os fios, se já comentamos muitas vezes que o valor da nutrição esta na própria emoliência que faz ao cabelo, poderíamos chamar os óleos para umectar o fio também de “condicionadores” pela maciez que proporciona, pela sedosidade que deixa e pela função na cutícula do fio, e percebemos isso depois de lavar. Sucesso imediato.

O condicionador é basicamente um produto que tem finalidade de revestir a cutícula do fio, devolvendo-lhe o excesso de gordura retirada do manto hidrolípidico pelo uso do shampoo. 

Dr. Bedin da nome as categorias de condicionadores benéficos ao fio, sendo estas:
  1. Hidratação: tem o papel de manter a umidade do cabelo. Normalmente, esse tipo tem uma grande quantidade de umectantes.
  2. Reconstrução: geralmente contém proteína hidrolisada. Seu papel é supostamente o de penetrar no cabelo e reforçar sua estrutura por meio da reticulação do polímero.
  3. Acidificação: reguladores de acidez, que mantêm o pH do condicionador em torno de 3,5.
  4. Desembaraçamento: modificam a superfície do cabelo, promovido por revestimento com polímeros.
  5. Proteção térmica: geralmente polímeros de absorção de calor protegem o cabelo contra o calor excessivo, causado pela secagem ou pelo uso de chapinha, por exemplo.
  6. Aumento de brilho: refletores químicos que se ligam à superfície do cabelo. Normalmente, são polímeros de silicones, por exemplo, dimeticone ou ciclometicone.
  7. Secagem: óleos essenciais (ácidos graxos essenciais) podem ajudar a secar o cabelo poroso e deixa-lo mais macio e flexível. O couro cabeludo produz um óleo natural, o sebo, que contém ácidos graxos essenciais.
Bem diferente do que estamos costumadas a chamar, só de “condicionador”.

Se perceber vai entender que temos condicionadores com enxague, condicionadores óleos, condicionadores sem enxague que promovem o desembaraço do fio… todos com o mesmo propósito de dar condicionamento e suavidade.

Só não se pode misturar os os tipos de tratamentos, porque nem todos nos beneficiam com proteínas e queratina no fio para tratar o cabelo desde sua fibra danificada, para isso é fabricado como um tratamento com mais emoliência e selagem do fio.

Na maioria dos produtos que são vendidos em mercados não garantem muitos benefícios a não ser desembaraçamento, selagem e brilho. Não são comparados ao tratamento feito pela mascara capilar específica no seu modo de uso e diferenciada pela concentração de ativos.

Beijos

You Might Also Like

4 comentários:

  1. Muito interessante a matéria!
    Última vez que estive no salão minha cabeleireira me falou para eu suspender um pouco minhas máscaras e dar preferência ao condicionador. Comecei fazer isso e estou começando ver diferença do antes e depois.
    Beijão!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ouvi isso de outra amiga esses dias Cris, eu já testei, e sem mascara meu cabelo não fica muito bom...

      Beijos

      Eliminar