Cliente e Profissional

O pré - conceito com o profissional de salão.

17:22:00 Lucy Viana 2 Comments

O preconceito com o profissional de salão.

Olá meninas!

Ultimamente tenho visto uma crescente “onda de desapego” ao profissional de salão, parece que todo mundo sabe fazer tudo em casa e só lembra dele na hora de ficar com o cabelo elástico, na hora que o fio ta partindo, que tem descamação, ou que ficou com o cabelo todo manchado.

Embora seja muito bom aprender tratar o cabelo em casa, o profissional é necessário em muitos procedimentos, e tê-lo por perto é mais que segurança, é a coisa certa!

Dicas, são boas, muito bem vindas para tratar corretamente em casa, para proteger o cabelo de maiores agressões, mas não da pra tratar com dicas coisa séria, e mais profunda, como uma química com cabelo descolorido, uma correção de coloração, uma repigmentação, etc... para muitas outras coisas o profissional é necessário pelo simples fato de ter experiência, mexe em vários cabelos diariamente, e tem essa amplitude de conhecimento para passar de uma para outra o que aprende vendo e fazendo.

Mas, a vida não segue assim, muitas me chamam pra reclamar do profissional, pra dizer que fez o que não queria no cabelo, pra contar que pediu uma coisa e fez outra e ainda tem quem diz que “ele me convenceu a fazer e não gostei!”

Como lidar com essa situação?

Como indicar o profissional correto, ou que seja apto a fazer o que determinada pessoa queira se não acreditam nele?

Complicado né?

Se antes cabeleireiro não era reconhecido como profissão, hoje é (lei 12.592/12), além do seu próprio merecimento a profissão, e digo talento, o profissional tem sim de ter um certificado de término de curso, sendo este da função que realiza no salão, só assim, será visto por lei como capacitado para mexer no cabelo de alguém, depois disso, só conta a experiência e o talento através dos clientes.

Capacitado e atualizado:

O preconceito com o profissional de salão.

O preconceito vem com este certificado, o lugar do salão, e como a pessoa leva esse atendimento.
Sim, porque um estabelecimento desse tipo de serviço estando num lugar, bairro mais aclamado como “nobre” faz parecer este salão melhor que os demais, assim como seus profissionais, e em outra forma, o salão mais simples num bairro afastado possa passar a "falsa" imagem de que o profissional não tem mérito, diploma, ou não sabe fazer nada e que não tenha experiência pra estar ali.
Tanto do bairro nobre como um bairro afastado, os dois são pré-conceitos gerados por nós mesmos, sem antes perguntar, informar, ou mesmo conhecer quem trabalha em ambos os lugares...
O local de trabalho realmente mostra muito sobre o salão, o ambiente, a higiene e até o atendimento, mas o profissional não pode ser caracterizado pela sua imaginação!

Dê crédito ao profissional que age com a verdade, honestidade, sempre digo isso aqui e vale a pena ressaltar, pegue referência de pessoas próximas, conheça o trabalho dele em outras pessoas, marque um horário e tenha uma conversa com ele, vale a pena, porque por mais que saibamos fazer as coisas em casa, são eles que sempre tiram a gente do sufoco, quando alguma coisa da errada no cabelo.

A procura por informação mais consistente, não é só nossa, é indispensável para qualquer profissional, isso já é um diferencial nos salões.

E ainda tem os representantes dos produtos.

As empresas principalmente de químicas, são grandes parceiras dos profissionais, dão aula sobre seus produtos, capacitação de uso e entendimento sobre a química utilizada, tipos de cabelo e compatibilidade.

O profissional que tem um representante e uma empresa conceituada garante sempre as duvidas sobre a utilização de todos produtos, além disso ainda tem participações em workshops e palestras. Vê só, porque sempre falamos pra ver a marca do produto? Porque só pelo nome e a referência que tem dela, vai saber se dão suporte aos profissionais que utilizam seus produtos.

Vale a pena dar uma chance.

Depois vamos conversar mais sobre essa história de falar uma coisa e o profissional fazer outra.

Beijos

You Might Also Like

2 comentários:

  1. Boa noite Lucy tudo bem?
    concordo plenamente, e acho que em casa o máximo que devemos fazer nos cabelos é hidratação... rsrsrs... por que é tão fácil estra-galos, que só de, fico com dó até de fazer escova pelo calor excessivo que os fios recebem, af...
    amei a postagem e estou seguindo o blog, retribui?
    http://www.formaeconteudo.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Lilian!

      Obrigada pela visita!
      Pode deixar que estou indo ai!

      Beijos

      Eliminar