Coloração e Descoloração,

Desejo de criança: Quero pintar o cabelo.

13:49:00 Lucy Viana 3 Comments


Desejo de criana: Quero pintar o cabelo.

Ola meninas, mulheres, mães…

Vamos falar sobre as vontades dos nossos pequenos pré-adolescentes?

Com certeza nada mexe mais com uma mulher que seus próprios filhos, e junto a esse amor enorme vem também as decisões que tomamos por eles, forçadas muitas vezes, em troca de um sorriso apenas…

Imagina a situação: Sem tempo, com seus afazeres, e o tempo curto para dar toda a atenção que eles merecem, depois só vem o sentimento de culpa “Poxa, eu poderia estar mais presente!”

Depois os limites quebrados:

- Posso fazer isso ?

(“ah coitada… nunca estou com ela!) – Pode!

Parece piada né? Mas é assim que convivem os pais, melhor… mães com seus filhos quando não tem tempo pra ficar com eles.

A criança cresce observando tudo, não é assim que sempre falam pra gente? Criança aprende vendo! Eles não observam nosso comportamento só quando tem 3 ou 4 anos, eles continuarão observando com 10 e 15 anos, com a diferença que agora podem debater, discutir e perguntar sobre um determinado assunto ou o que queira tirar duvidas.

Vê a mãe maquiar-se, de roupa nova e salto, de cabelo loiro e depois vermelho, de batom, assim ela também aprende a desejar o que não tem nela, ou até com quem ela quer ser, cabelo comprido, colorido, pintado…

E isso não é só com as meninas não, eu já vejo por aqui muito menino com menos de 10 anos com luzes, e o cabelo do jogador de futebol Neymar!

O mundo evoluiu, as transformações aconteceram, as tendências, tem mudado tanto a cada ano que hoje com certeza o mundo todo esta mais aberto para essas transformações em crianças.
Quero pintar o cabelo
E agora? Será que eles podem pintar o cabelo?

O Sim.

Sem ter “nossa” consciência pesada por ter deixado pintar, descobri que a partir dos 10 anos de idade a criança pode pintar o cabelo com profissional, e claro que o mais seguro é tintura sem amônia, tonalizantes simples e fáceis de tirar porque criança é muito flexível, e a mesma vontade de hoje pode não ser a mesma amanhã!

O Não.

Na Revista Crescer, tem um comentário muito de legal, Leila Bloch, médica dermatologista especializada em cabelo do Hospital Albert Einstein (SP) afimar “Os testes de cosméticos são feitos a partir dos 18 anos e não é recomendado usar tintura em crianças, porque elas têm o couro cabeludo mais fino e sensível”.

A criança tem seu cabelo totalmente diferente de um adulto, lembra que eu comentei aqui que o cabelo que tínhamos na infância nunca mais será o mesmo conforme crescemos? Esse cabelo é mais frágil, mais propenso a danos, sem contar que a alergia no couro cabeludo deles pode ser muito maior pela sensibilidade, os problemas podem ser desde queimaduras, a caspas, feridas e até crostas no couro cabeludo.

Esse tipo de desejo nem sempre é o mais influente numa idade de crescimento e identidade pessoal, fazendo as mudanças possíveis como num toque de mágico, fica sempre difícil aceitar-se da maneira que é.

E se algo der errado, a culpa é de quem? Do responsável pelo menor, uma vez que ele não pode responder pelos próprios atos.

Então… Cabe aqui o bom senso!

Quer fazer, seu filho quer muito e não há outra opção e nem possibilidade de tirar isso da cabeça dele, faça por meios seguros, com profissional qualificado, e com tonalizantes que não oferecem riscos pela sua substância mais amena que uma coloração permanente. Mesmo assim é preciso teste de mecha.

A adolescência é a melhor fase para eles escolherem características e cores que quiserem seguir sem riscos a saúde.

Se não quer realmente que ele pinte o cabelo, mostre a ele ( a ) as possibilidades de cortes, penteados e estilos que podem favorecer o rosto, perfil e atitude que ele possam ter no momento. Aqui é só uma questão de auto estima e auto imagem, identificar o estilo ao que ele deseja pode ser muito mais simples com acessórios e estilização do que descoloração e tinturas.

Beijos.

You Might Also Like

3 comentários:

  1. Me identifiquei muito com esse texto, apesar de só ter filhos homens. Meu filho de 7 anos tem o cabelo lindo, preto, super liso, volumoso e muito brilhante, e queria porque queria cortar moicano com luzes igual ao Neymar. Claro que não permiti, bati o pé, disse que não, que o cabelo dele era lindo e que não tinha necessidade de imitar ninguém para ficar bonito, que ele é lindo desse jeito e não precisa mudar. Ele ficou tristinho no início, mas pra criança tudo passa rápido, já esqueceu esse assunto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claudinha e eu adorei seu comentário!!

      Sei bem que é isso... Minha filha me vê pintar o cabelo o tempo todo, é mistura daqui e dali, até que ela não aguentou... "Mãe, quero fazer mechas", olha conversei bastante e disse "Não vou estragar seu cabelo de jeito nenhum!" e foi como você disse, um elogio todo dia, uns produtinhos, tiaras e tudo passa rápido com eles... ela também já desistiu! rs

      Beijos

      Eliminar
    2. Eu quero pintar.minha mae esta se enformando com profissionais.....

      Eliminar